...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Noticias / Cidade do Rio tem recorde de calor nesta sexta-feira de carnaval

Cidade do Rio tem recorde de calor nesta sexta-feira de carnaval

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Chuva deve aparecer nos próximos dias do feriado


Pub­li­ca­do em 17/02/2023 — 20:00 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A mul­ti­dão de foliões que já toma con­ta das ruas do Rio de Janeiro nes­ta sex­ta-feira de car­naval exper­i­men­tou hoje (17) um calor recorde, segun­do o Sis­tema Aler­ta Rio, serviço mete­o­rológi­co da prefeitu­ra. Os ter­mômet­ros mar­caram a tem­per­atu­ra mais alta do verão, 41,8 graus Cel­sius (°C), e a maior sen­sação tér­mi­ca já reg­istra­da na série históri­ca do Aler­ta Rio, 58,3°C.

A sen­sação tér­mi­ca recorde foi reg­istra­da no bair­ro de San­ta Cruz, na zona oeste da cidade. O mes­mo bair­ro det­inha o recorde ante­ri­or, de 58°C, no dia 4 de fevereiro deste ano. Já a maior tem­per­atu­ra mar­ca­da nos ter­mômet­ros foi no bair­ro de Ira­já, na zona norte.

A prefeitu­ra do Rio de Janeiro divul­gou uma expli­cação da mete­o­rol­o­gista chefe do Aler­ta Rio, Raquel Fran­co, sobre o que tem provo­ca­do as altas tem­per­at­uras na cidade.

“Esta­mos na estação do verão, em que, em alguns dias, a tem­per­atu­ra pode pas­sar dos 40°C na cidade do Rio. Não há nada de inco­mum nis­so. O que acon­tece às vezes, além da enorme quan­ti­dade de radi­ação solar, que já é típi­ca des­ta época do ano, é o que chamamos de pré-frontal. Hoje, por exem­p­lo, foi o que acon­te­ceu. Antes da pas­sagem da frente, mes­mo que pelo oceano, os ven­tos mudam a direção e trans­portam ar de regiões mais quentes em direção ao Rio”.

O fim de sem­ana de car­naval deve ser mar­ca­do por chu­vas pos­sivel­mente inten­sas na cidade do Rio de Janeiro. A prefeitu­ra recomen­da que os foliões que irão assi­s­tir aos des­files das esco­las de sam­ba da Série Ouro na Sapu­caí, na noite de hoje, dev­erão se pro­te­ger e levar capa de chu­va.

“Até o final des­ta sex­ta-feira, a pre­visão é de pan­cadas de chu­va iso­ladas nos perío­dos da tarde e noite, dev­i­do à aprox­i­mação de uma frente fria em con­jun­to com o calor que man­terão o tem­po instáv­el na cidade”, diz a prefeitu­ra.

O Cen­tro de Oper­ações da Prefeitu­ra do Rio infor­mou que o municí­pio entrou em Está­gio de Mobi­liza­ção às 17h35 des­ta sex­ta-feira, dev­i­do à pre­visão de chu­va mod­er­a­da a forte nas próx­i­mas 3 horas.

Segun­do o Aler­ta Rio, núcleos de chu­va atu­am sobre Nova Iguaçu, com deslo­ca­men­to em direção ao Rio de Janeiro, poden­do atin­gir as Zonas Oeste e Norte nos lim­ites com a Baix­a­da Flu­mi­nense e a Ilha do Gov­er­nador. Out­ros núcleos de chu­va atu­am nas prox­im­i­dades de Cam­po Grande e Av. Brasil/Mendanha. Além dis­so, há condições para a for­mação de núcleos de chu­va dire­ta­mente sobre o municí­pio.

Fim de semana

O poten­cial para maior vol­ume de chu­va deve aumen­tar até domin­go, segun­do pre­visão divul­ga­da ontem. As pre­cip­i­tações poderão pas­sar de 40 milímet­ros por hora, chegan­do a 100 mm em 24 horas tan­to no sába­do quan­to no domin­go.

Em caso de chu­va forte, a recomen­dação é per­manecer em local seguro, evi­tar áreas ala­gadas e locais aber­tos. Em caso de rachaduras, trin­cas ou qual­quer aba­lo nas residên­cias é essen­cial acionar a Defe­sa Civ­il, no tele­fone 199. Em caso de aciona­men­to de sirenes, pro­cure um pon­to de apoio.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Orquestra Ouro Preto lança álbum e prepara ópera de Feliz Ano Velho

Grupo faz 25 anos com forte presença em plataformas digitais Cristi­na Índio do Brasil — …