...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Saúde / Cinco estados podem zerar fila de cirurgias no SUS

Cinco estados podem zerar fila de cirurgias no SUS

Repro­dução: © Breno Esaki/Agência Saúde

Enfrentamento a essas filas é considerado maior desafio do sistema


Pub­li­ca­do em 02/01/2024 — 10:22 Por Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Tocan­tins, Sergipe, Piauí, Paraí­ba e Mato Grosso do Sul podem zer­ar suas filas de cirur­gias no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), con­forme pre­visão do próprio Min­istério da Saúde. Bal­anço divul­ga­do pela pas­ta mostra que, até out­ubro de 2023, 250 mil cirur­gias foram real­izadas no país – mais de 70% da meta do Pro­gra­ma Nacional de Redução de Filas. 

A expec­ta­ti­va do min­istério é que o novo pro­gra­ma reduza a espera de pacientes por pro­ced­i­men­tos que ficaram repre­sa­dos – prin­ci­pal­mente durante a pan­demia de covid-19. O inves­ti­men­to anun­ci­a­do pelo gov­er­no fed­er­al é de R$ 600 mil­hões. A pas­ta clas­si­fi­ca o enfrenta­men­to a filas de cirur­gias como um dos maiores desafios do SUS.

A meta é realizar mais de 500 mil cirur­gias da fila declar­a­da pelos esta­dos. Entre os pro­ced­i­men­tos mais lis­ta­dos estão cirur­gia de catara­ta, reti­ra­da da vesícu­la bil­iar, cirur­gia de hér­nia, remoção de hemor­roidas e reti­ra­da do útero. O pro­gra­ma tem vigên­cia de um ano, poden­do ser pror­ro­ga­do por igual perío­do.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

CFM: médicos terão que declarar vínculos com farmacêuticas e empresas

Repro­dução: © Con­sel­ho Fed­er­al de Med­i­c­i­na Novas regras entram em vigor em 180 dias Publicado …