...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Cultura / CineBH consolida olhar para a produção latino-americana

CineBH consolida olhar para a produção latino-americana

Repro­dução: © Pedro Pedreira/Divulgação

Em sua 17ª edição, mostra começa nesta terça-feira


Pub­li­ca­do em 26/09/2023 — 08:11 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Com o tema Ter­ritórios da Latinidade, a Mostra Inter­na­cional de Cin­e­ma de Belo Hor­i­zonte (CineBH) ini­cia sua 17ª edição na noite des­ta terça-feira (26). Às 20h, os pal­cos do Cine The­atro Brasil Val­lourec, no cen­tro da cap­i­tal mineira, rece­berão uma per­for­mance que bus­cará traduzir o con­ceito do even­to com arte, músi­ca, ima­gens e movi­men­to. Na sequên­cia, o filme Zé, de Rafael Conde, estreia nas telas, ofer­e­cen­do um olhar sobre a história de José Car­los Novaes da Mata Macha­do, mor­to pela ditadu­ra mil­i­tar em 1973 aos 27 anos.

A escol­ha do tema con­sol­i­da a decisão dos orga­ni­zadores de faz­er da CineBH um espaço para refle­tir sobre a pro­dução da Améri­ca Lati­na. Esse cam­in­ho vin­ha sendo desen­hado há alguns anos e gan­hou con­tornos mais claros no ano pas­sa­do. Na ocasião, foi pro­pos­to um ques­tion­a­men­to como temáti­ca: quais são as ima­gens da inter­na­cional­iza­ção do cin­e­ma lati­no-amer­i­cano?

A CineBH é orga­ni­za­da anual­mente des­de 2007 pela Uni­ver­so Pro­dução, tam­bém respon­sáv­el pelas tradi­cionais mostras de cin­e­ma de Tiradentes e de Ouro Pre­to. Nes­ta edição, 93 filmes nacionais e inter­na­cionais (39 lon­gas, 31 cur­tas e 3 médias-metra­gens) serão lev­a­dos para as telas. A pro­gra­mação, que se encer­ra no domin­go (1º), inclui filmes, mesas de debate e out­ras ativi­dades para diver­sas idades, todas gra­tu­itas.

“A pro­pos­ta é que a CineBH passe a ser o espaço do cin­e­ma lati­no-amer­i­cano den­tro do cir­cuito de fes­ti­val no Brasil. Quer­e­mos suprir essa lacu­na. O Fes­ti­val de Gra­ma­do já foi um espaço de destaque para o cin­e­ma lati­no-amer­i­cano, mas deixou de ser. Tin­ha um fes­ti­val em São Paulo que tam­bém desem­pen­ha­va esse papel, mas parou de ocor­rer. E nós achamos super impor­tante aprox­i­mar dos nos­sos país­es viz­in­hos e enten­der essa cin­e­matografia que tem pon­tos comuns, emb­o­ra seja tam­bém muito diver­sa. A ideia é apos­tar no recorte de uma fil­mo­grafia de dire­tores em iní­cio de car­reira”, diz Raquel Hal­lak, coor­de­nado­ra-ger­al da CineBH.

Foram pro­gra­ma­dos 24 filmes para as seções lati­no-amer­i­canas. Há rep­re­sen­tantes do Brasil, da Argenti­na, do Chile, da Colôm­bia, do Méx­i­co, Peru, Paraguai e de Cuba. São títu­los inédi­tos para o públi­co brasileiro e, emb­o­ra alguns deles já ten­ham cir­cu­la­do em out­ros fes­ti­vais, a maio­r­ia está fora do radar de even­tos europeus. Segun­do os curadores, eles rompem com a ideia de um tipo de cin­e­ma lati­no padrão e são filmes que car­regam relação dire­ta entre os ter­ritórios da ence­nação e os per­son­agens mostra­dos.

Uma novi­dade des­ta edição da CineBH é a intro­dução de uma cat­e­go­ria com­pet­i­ti­va, o que é inédi­to na história do even­to. Tra­ta-se da Mostra Ter­ritório, que bus­ca apre­sen­tar ao públi­co brasileiro uma nova ger­ação de dire­tores lati­nos, a maio­r­ia estre­an­do em lon­gas-metra­gens. São oito títu­los, alguns dos quais fru­to de copro­dução envol­ven­do não ape­nas país­es da Améri­ca Lati­na, mas tam­bém de out­ras partes do mun­do.

“São filmes aves­sos a estereóti­pos de latinidades genéri­c­as e expres­sivos das múlti­plas pos­si­bil­i­dades de se aten­tar a um ter­ritório con­cre­to, local antes de nacional. As autoral­i­dades pen­sadas no proces­so cura­to­r­i­al partem dos mun­dos que estim­u­lam a cri­ação, conectan­do os títu­los além de pro­postas temáti­cas”, reg­is­tra tex­to divul­ga­do pela curado­ria do even­to.

Parcerias

São Paulo (SP) - 26/09/2023- Utopia - Direção: Laura Gómez Hincapié Mostra Continente 17ª CineBH - International Film Festival | De 26 de setembro a 1º de outubro de 2023 | Programação gratuita Foto: Utopia/Divulgação
Repro­dução: São Paulo — Utopia — Mostra Con­ti­nente 17ª CineBH — Foto Utopia/Divulgação

Den­tro da pro­gra­mação da CineBH, a Uni­ver­so Pro­dução orga­ni­za tam­bém o Brasil Cin­e­Mu­n­di, que chega à sua 14ª edição. Tra­ta-se de um encon­tro inter­na­cional que reúne cineas­tas, pro­du­tores e rep­re­sen­tantes da indús­tria mundi­al com inter­esse em copro­duzir com o Brasil e con­hecer pes­soal­mente pro­je­tos que, muitas vezes, não chegam até eles. Em out­ras palavras, é uma platafor­ma de inter­câm­bio para poten­cializar conexões entre real­izadores brasileiros inde­pen­dentes e poten­ci­ais inter­es­sa­dos.

“Isso é impor­tante porque é na fase de desen­volvi­men­to que o pro­je­to tem muito mais chance de con­seguir par­ceiros inter­na­cionais. E por isso que a gente faz esse movi­men­to de traz­er profis­sion­ais da indús­tria audio­vi­su­al que querem copro­duzir com o Brasil, que querem con­hecer novos pro­je­tos”, diz Raquel Hal­lak.

Todos os anos, alguns pro­je­tos são escol­hi­dos para serem apre­sen­ta­dos em rodadas de negó­cio. Des­de a sua primeira edição, o Brasil Cin­e­Mu­n­di já con­tribuiu para tirar do papel mais de 30 filmes, incluin­do títu­los como Ben­z­in­ho (2018), Bacu­rau (2019), Ossos da Saudade (2021), Pater­no (2022) e Mato Seco em Chamas (2022).

A pro­gra­mação do encon­tro tam­bém inclui mas­ter­class­es, painéis de mer­ca­do e work­shops que abor­dam temas vari­a­dos como estraté­gias de lança­men­to, plane­ja­men­to de ven­das e exper­iên­cias de suces­so. “Muitas vezes há grande pre­ocu­pação dos cineas­tas em faz­er o filme, mas não é pen­sa­do que tipo de públi­co esse filme mobi­liza, aonde ele deve estrear, como pode cir­cu­lar. O Brasil Cin­e­Mu­n­di aju­da tam­bém a lidar com essas questões”, obser­va Raquel Hal­lak.

, títu­lo de aber­tu­ra des­ta edição da CineBH, é out­ro que se con­cretizou com o impul­so da platafor­ma. Segun­do o dire­tor Rafael Conde, emb­o­ra seja um pro­je­to que ele tra­bal­hou ao lon­go de mais de 20 anos, foi fun­da­men­tal sua seleção pelo Brasil Cin­e­Mu­n­di em 2015. “É um pro­gra­ma impor­tante que visa jus­ta­mente ala­van­car o filme. E foi jus­ta­mente a par­tir daí mes­mo para o pro­je­to que começou a erguer”, disse.

São Paulo (SP) - 26/09/2023- Direção: Julia Rezende Mostra Homenagem 17ª CineBH - International Film Festival | De 26 de setembro a 1º de outubro de 2023 | Programação gratuita Foto: Stella Carvalho/Divulgação
Repro­dução: São Paulo — Mostra 17ª CineBH — Foto — Stel­la Carvalho/Divulgação

Para a edição deste ano, foram sele­ciona­dos 50 pro­je­tos. Desse total, 40 estão em desen­volvi­men­to e dez já se encon­tram na fase de pós-pro­dução. São dis­tribuí­dos prêmios aos pro­je­tos mais bem cota­dos pelos júris de avali­ação.

Mais de 60 con­vi­da­dos de 18 país­es estarão rep­re­sen­tan­do a indús­tria mundi­al do audio­vi­su­al. São pro­du­tores, agentes de ven­das, dis­tribuidores, tutores, rep­re­sen­tantes de fun­dos de finan­cia­men­to, pro­gra­madores de fes­ti­vais inter­na­cionais e rep­re­sen­tantes de play­ers nacionais de cir­cu­lação mul­ti­mí­dia, como canais de stream­ing e tele­visão.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Repro­dução: © Tawatchai/Frepik Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio …