...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

Presidente do TSE, Cármen Lúcia fez balanço das eleições

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 06/10/2024 — 21:57
Brasília
Valparaíso (GO), 06/10/2024 - Eleitores durante dia de votação nas eleições 2024. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil

A pres­i­dente do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), min­is­tra Cár­men Lúcia, fez um bal­anço do primeiro turno das eleições munic­i­pais deste domin­go (6).

De acor­do com dados do TSE, 15 cap­i­tais terão segun­do turno para a dis­pu­ta para prefeito. Em 11 cap­i­tais, a dis­pu­ta para o coman­do das prefeituras foi resolvi­do no primeiro turno.

O segun­do turno será real­iza­do em 50 municí­pios com mais de 200 mil eleitores. No total, a segun­da eta­pa da votação pode­ria ocor­rer em 103 municí­pios.

“O Brasil já vai dormir saben­do, em todos os esta­dos e municí­pios, os eleitos”, afir­mou a min­is­tra em cole­ti­va de impren­sa na noite de hoje (6).

Abstenção

Con­forme dos dados do tri­bunal, a abstenção dos eleitores foi de 21,71%. Para Cár­men Lúcia, o número mostra que medi­das devem ser tomadas para estim­u­lar o eleitor a votar.

Apuração

O TSE tam­bém infor­mou que o primeiro resul­ta­do da eleição ocor­reu às 17h, em São Cristóvão do Sul (SC). Às 19h10, a Paraí­ba foi o primeiro esta­do a con­cluir a apu­ração. Por vol­ta das 21h, 97% das urnas de todo o país estavam apu­radas.

Compra de votos

Sobre o vol­ume de apreen­sões de din­heiro vivo durante a cam­pan­ha eleitoral, a pres­i­dente do TSE disse que é necessário um apri­mora­men­to insti­tu­cional para não per­mi­tir que os ilíc­i­tos prevaleçam.

Segun­do a Polí­cia Fed­er­al, cer­ca de R$ 21 mil­hões em din­heiro foram apreen­di­dos durante a cam­pan­ha do primeiro turno. Há sus­pei­ta de com­pra de votos.

“É pre­ciso que ess­es inquéri­tos ter­minem, o Min­istério Púbi­co atue e nós ter­mos a judi­cial­iza­ção com o estu­do sobre ess­es para casos para que se ten­ha um trata­men­to ade­qua­do”, com­ple­tou.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …