...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias / Cláudio Castro afirma que suspeitos foram presos por ações terroristas

Cláudio Castro afirma que suspeitos foram presos por ações terroristas

Repro­dução: © Rafael Wallace/ Gov.Br

Governador do Rio admite que polícia não conseguiu evitar incêndios


Pub­li­ca­do em 23/10/2023 — 21:17 Por Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Uma oper­ação da Polí­cia Civ­il do Rio de Janeiro ter­mi­nou, nes­ta segun­da-feira (23), com a morte de Matheus da Sil­va Rezende, o Faustão, acu­sa­do de ser um dos líderes da milí­cia na Zona Oeste da cap­i­tal. Mas o fato acabou fican­do em segun­do plano depois que crim­i­nosos atear­am fogo em 35 ônibus e um trem na região.

O gov­er­nador do esta­do, Cláu­dio Cas­tro, disse que há um plano de con­tingên­cia em anda­men­to e que a polí­cia vai garan­tir que não ocor­ram mais ataques ao trans­porte públi­co da cidade. Até ago­ra, foram con­fir­madas 12 prisões de sus­peitos de envolvi­men­to nos incên­dios. Ess­es sus­peitos, segun­do o gov­er­nador, foram pre­sos por práti­ca de ter­ror­is­mo.

“Estes crim­i­nosos estão pre­sos por ações ter­ror­is­tas. E por isso estão sendo encam­in­hados ime­di­ata­mente para presí­dios fed­erais. Porque são locais de ter­ror­is­tas. Nos­sas forças de segu­rança estão unidas e ati­vas. A pop­u­lação pode dar um voto de con­fi­ança. Porque essa luta é para lib­er­tar a pop­u­lação das facções que ten­tam tomar o poder do Rio de Janeiro”, afir­mou.

Em cole­ti­va de impren­sa, na noite des­ta segun­da-feira, Cas­tro admi­tiu que as forças de segu­rança foram pegas de sur­pre­sa. “Essa ação [dos crim­i­nosos] não teve nen­hu­ma coor­de­nação. E quan­do não há coor­de­nação, não tem inteligên­cia que con­si­ga pegar. A par­tir do momen­to que nós soube­mos, a polí­cia foi toda para as ruas, tan­to que fez as prisões”, afir­mou.

“A inteligên­cia vem tra­bal­han­do e esta­mos agin­do para pren­der o mili­ciano Zin­ho [líder da orga­ni­za­ção e irmão de Faustão]. Esper­amos que con­sig­amos ter suces­so nas próx­i­mas horas. Esta­mos todos de pron­tidão para garan­tir que a vida volte ao nor­mal o mais rápi­do pos­sív­el”, acres­cen­tou Cas­tro.

Operações contra milícias

Segun­do a polí­cia, o homem mor­to hoje, con­heci­do como Faustão, era o número dois na hier­ar­quia da milí­cia em San­ta Cruz e Cam­po Grande, na Zona Oeste do Rio. O líder Zin­ho (Luis Antônio da Sil­va Bra­ga), líder da mes­ma orga­ni­za­ção, Tandera (chefe de out­ra milí­cia) e Abel­ha (líder do Coman­do Ver­mel­ho) tam­bém são procu­ra­dos, segun­do Cláu­dio Cas­tro.

O gov­er­nador disse que o maior desafio que o país enfrenta hoje é a segu­rança públi­ca. E que, por isso, é necessário que haja uma mobi­liza­ção de todos os esta­dos para enfrentar os crim­i­nosos.

“O prob­le­ma da segu­rança públi­ca é muito maior do que o Rio de Janeiro. Quan­do as inves­ti­gações mostram que crim­i­nosos de out­ros esta­dos estão aqui, quan­do armas e dro­gas que são roubadas em São Paulo apare­cem no Rio, tudo isso pro­va que é um prob­le­ma do Brasil inteiro. Essas orga­ni­za­ções não são pon­tu­ais, são máfias nacionais”.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo (SP), 02/12/2023 - A professora e empreendedora Perla Santos, da papelaria Pérolas da Perla, participa da feira nacional de negócios Expo Favela Innovation, no Expo Center Norte. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Edição nacional da Expo Favela Innovation é aberta em São Paulo

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil Feira prossegue até domingo no Expo Center Norte Pub­li­ca­do em …