...
domingo ,14 abril 2024
Home / Esportes / Clubes brasileiros prestam solidariedade ao Fortaleza após ataque

Clubes brasileiros prestam solidariedade ao Fortaleza após ataque

Repro­du­ção: © Mateus Lotif/FEC/Direitos Reser­va­dos

Ônibus com delegação do Leão do Pici foi atingido por bombas e pedras


Publi­ca­do em 22/02/2024 — 17:14 Por Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Um dia após o ata­que de tor­ce­do­res do Sport à dele­ga­ção do For­ta­le­za na saí­da da Are­na Per­nam­bu­co, após jogo váli­do pela Copa do Nor­des­te que ter­mi­nou em empa­te de 1 a 1 na noi­te da últi­ma quar­ta-fei­ra (21), clu­bes de todo o Bra­sil expres­sa­ram soli­da­ri­e­da­de ao Leão do Pici.

“O ôni­bus da dele­ga­ção do For­ta­le­za, que embar­ca­va atle­tas, comis­são téc­ni­ca, staff e dire­to­ria, foi ata­ca­do por bom­bas e pedras por tor­ce­do­res do Sport na saí­da da Are­na de Per­nam­bu­co após o jogo pela Copa do Nor­des­te. Após o ocor­ri­do, a dele­ga­ção foi leva­da rapi­da­men­te e dire­ta­men­te ao hos­pi­tal mais pró­xi­mo de Reci­fe. Seis joga­do­res foram atin­gi­dos”, infor­mou o For­ta­le­za em nota.

No decor­rer des­ta quin­ta-fei­ra (22) clu­bes como o atu­al cam­peão bra­si­lei­ro Pal­mei­ras, o ven­ce­dor da Liber­ta­do­res Flu­mi­nen­se e até mes­mo o Cea­rá, mai­or rival do Leão do Pici, expres­sa­ram apoio ao For­ta­le­za. “É inad­mis­sí­vel o epi­só­dio de vio­lên­cia em Reci­fe, pro­ta­go­ni­za­do por cri­mi­no­sos que se dizem tor­ce­do­res. O Cea­rá Spor­ting Club se soli­da­ri­za com os atle­tas do For­ta­le­za, esti­ma melho­ras e espe­ra que essa man­cha no nos­so fute­bol seja ate­nu­a­da com puni­ção exem­plar dos envol­vi­dos”, publi­cou o Vozão em nota.

O Sport tam­bém se pro­nun­ci­ou após os atos lamen­tá­veis: “O Sport Club do Reci­fe repu­dia vee­men­te­men­te os atos de vio­lên­cia pra­ti­ca­dos con­tra o ôni­bus da dele­ga­ção do For­ta­le­za Espor­te Clu­be na saí­da da Are­na de Per­nam­bu­co após a par­ti­da des­ta quar­ta-fei­ra. Os absur­dos atos de vio­lên­cia não con­di­zem com a real con­du­ta e com­por­ta­men­to da tor­ci­da rubro-negra, tam­pou­co com os valo­res do Clu­be — que sem­pre irá abo­mi­nar esse tipo de pos­tu­ra […]. O Sport tam­bém já se colo­cou à dis­po­si­ção para aju­dar na apu­ra­ção dos fatos e nas inves­ti­ga­ções, bus­can­do iden­ti­fi­car os envol­vi­dos nes­se ato cri­mi­no­so”.

Quem tam­bém emi­tiu nota sobre o assun­to foi a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fute­bol (CBF): “É lamen­tá­vel e inad­mis­sí­vel ini­ci­ar mais um ano cha­man­do a aten­ção para este tema gra­vís­si­mo que é o da vio­lên­cia fora dos está­di­os. A CBF con­fia no tra­ba­lho da Polí­cia e das auto­ri­da­des com­pe­ten­tes, para que os res­pon­sá­veis por estes atos sejam puni­dos exem­plar­men­te e, para tan­to, está enca­mi­nhan­do para o Supe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça Des­por­ti­va [STJD] a notí­cia do fato para que aque­le órgão ado­te todas as medi­das per­ti­nen­tes à apu­ra­ção e puni­ção dos res­pon­sá­veis”.

Já o Minis­té­rio Públi­co do Esta­do do Cea­rá afir­mou que “ado­ta­rá as pro­vi­dên­ci­as cabí­veis a fim de que os envol­vi­dos no aten­ta­do sejam devi­da­men­te puni­dos. Ao lado do Minis­té­rio Públi­co do Esta­do de Per­nam­bu­co (MPPE), o órgão acom­pa­nha­rá as inves­ti­ga­ções para iden­ti­fi­ca­ção e pos­te­ri­or puni­ção dos res­pon­sá­veis pelo ato cri­mi­no­so”.

Além dis­so, a enti­da­de dis­se que aci­o­na­rá a CBF “para que, no âmbi­to da Jus­ti­ça Des­por­ti­va, sejam apli­ca­das puni­ções ao Sport Club do Reci­fe e às tor­ci­das orga­ni­za­das pos­si­vel­men­te envol­vi­das no ato de vio­lên­cia”.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil fica perto de vaga paralímpica no rúgbi em cadeira de rodas

Repro­du­ção: © Che­rie Harris/WWR/Direitos Reser­va­dos Vitória sobre Holanda leva seleção à semifinal de Qualificatório Publicado …