...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / CNU: 65% ainda não conferiram local da prova de domingo

CNU: 65% ainda não conferiram local da prova de domingo

Repro­dução: © Joel Rodrigues/Agência Brasil

Informação está no cartão de inscrição, disponível na internet


Publicado em 15/08/2024 — 07:18 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) infor­mou que, até a tarde dessa quar­ta-feira (14), ape­nas 35% dos inscritos no Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do (CNU) aces­saram o cartão de con­fir­mação de inscrição.

Des­de 7 de agos­to, o doc­u­men­to está disponív­el na Área do Can­dida­to, mes­ma pági­na da inter­net em que a pes­soa fez a inscrição. Para aces­sar, é pre­ciso faz­er login com os dados da con­ta do por­tal úni­co de serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al, o Gov.br, incluin­do número do CPF e sen­ha cadastra­dos. Mais de 2,11 mil­hões de can­didatos estão inscritos no con­cur­so para faz­er as provas, em dois turnos, no próx­i­mo domin­go (18).

Em nota à Agên­cia Brasil, o Min­istério da Gestão recomen­dou aos can­didatos que acessem com ante­cedên­cia o cartão de con­fir­mação para con­ferir o local de pro­va. “Em razão do adi­a­men­to do con­cur­so, alguns locais podem ter muda­do. O cartão de con­fir­mação traz, entre out­ras infor­mações, número de inscrição, data, hora e local de pro­va, além de reg­is­trar que a pes­soa inscri­ta terá dire­ito a atendi­men­to espe­cial­iza­do ou trata­men­to pelo nome social, se for o caso”, diz a nota.

Às vésperas da real­iza­ção do cer­tame, o Man­u­al do Can­dida­to sug­ere que após con­fir­mar o local de apli­cação das provas, o can­dida­to ver­i­fique com ante­cedên­cia o endereço, tem­po de deslo­ca­men­to e os meios de trans­porte para chegar ao local. Lem­bra que aos domin­gos, em algu­mas cidades, o trans­porte públi­co pode ter horários difer­en­ci­a­dos. Em algu­mas cidades haverá esque­ma espe­cial de trans­porte públi­co, inclu­sive com trans­porte gra­tu­ito ou horário esten­di­do, como no caso do metrô do Dis­tri­to Fed­er­al que fun­cionará, excep­cional­mente, das 6h às 20h no domin­go.

Os portões dos locais de provas serão aber­tos às 7h30 e fecharão às 8h30, no perío­do matuti­no (horário de Brasília). No perío­do ves­per­ti­no, os portões abrirão às 13h e o horário de fechamen­to está mar­ca­do para as 14h (horário de Brasília).

Correções

O can­dida­to pode solic­i­tar a cor­reção de infor­mações do cartão de con­fir­mação, de acor­do com o que solic­i­tou no ato da inscrição, mas não é pos­sív­el pedir para mudar o municí­pio de real­iza­ção da pro­va.

Para solic­i­tar cor­reções no doc­u­men­to, os can­didatos devem entrar em con­ta­to com a empre­sa da ban­ca orga­ni­zado­ra do con­cur­so, a Fun­dação Ces­granrio, pelo tele­fone: 0800–701-2028, dig­i­tan­do 1 e, na sequên­cia, a opção 2. O horário de atendi­men­to é das 9h às 17h, de segun­da-feira a domin­go.

O que levar

Ape­sar de não ser obri­gatório, o Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) tam­bém ori­en­ta o can­dida­to a levar uma ver­são impres­sa do doc­u­men­to, no dia das provas, 18 de agos­to.

Obri­ga­to­ri­a­mente, para entrar na sala de apli­cação da pro­va, o par­tic­i­pante do con­cur­so dev­erá apre­sen­tar doc­u­men­to de iden­ti­dade orig­i­nal com foto, como carteira de iden­ti­dade expe­di­da pelas sec­re­tarias de Segu­rança Públi­ca ou por órgãos fis­cal­izadores de exer­cí­cio profis­sion­al (ordens, con­sel­hos); Carteira Nacional de Habil­i­tação (CNH), carteira de tra­bal­ho; pas­s­aporte brasileiro; cer­ti­fi­ca­do de reservista ou dis­pen­sa de incor­po­ração, entre out­ros pre­vis­tos no edi­tal do blo­co temáti­co em que o can­dida­to está inscrito.

A orga­ni­za­ção do con­cur­so avisa que não serão aceitas cópias de doc­u­men­tos, mes­mo que aut­en­ti­cadas, nem fotografias deles, mes­mo que este­jam no armazena­men­to inter­no do celu­lar.

Os edi­tais dos oito blo­cos do con­cur­so autor­izam o uso de doc­u­men­tos dig­i­tais para a iden­ti­fi­cação pes­soal, que incluem o e‑Título, a Carteira Nacional de Habil­i­tação (CNH) Dig­i­tal e o RG dig­i­tal. Ess­es devem ser apre­sen­ta­dos nos respec­tivos aplica­tivos ofi­ci­ais ou pela Carteira de Doc­u­men­tos Dig­i­tais do por­tal Gov.br ou aplica­ti­vo com o mes­mo nome. Caso o can­dida­to opte por apre­sen­tar um doc­u­men­to dig­i­tal, o MGI sug­ere que o aplica­ti­vo Gov.br já este­ja baix­a­do no celu­lar, com bate­ria dev­i­da­mente car­rega­da. Após o down­load, o aplica­ti­vo pode ser aces­sa­do mes­mo sem inter­net. Out­ra ori­en­tação é que o usuário se cer­ti­fique, ante­ci­pada­mente, de que o aplica­ti­vo este­ja fun­cio­nan­do cor­re­ta­mente.

Por causa do lon­go perío­do de duração das provas, nos turnos matuti­no e ves­per­ti­no, é per­mi­ti­do que os can­didatos lev­em ali­men­tos e água. As embal­a­gens dos ali­men­tos devem estar lacradas e as gar­rafas de água pre­cisam ser trans­par­entes.

Somente será per­mi­ti­do o uso de cane­ta pre­ta de mate­r­i­al trans­par­ente para mar­cação do cartão de respostas. Cane­ta azul, lápis, bor­racha e out­ros mate­ri­ais não podem per­manecer na mesa do can­dida­to durante a pro­va. Não serão forneci­das cane­tas e os can­didatos não podem se comu­nicar durante as provas.

A dica do Man­u­al do Can­dida­to é que o par­tic­i­pante use roupas e sap­atos con­fortáveis no dia da pro­va, pois serão dois turnos de apli­cação em que o can­dida­to ficará sen­ta­do por lon­go perío­do de tem­po. Porém, é proibido o uso de boné, chapéu, gor­ro, ócu­los escuro ou sim­i­lares durante as provas. Pro­te­tores auric­u­lares ou fones de ouvi­do tam­bém são proibidos. Celu­lares e reló­gios dev­erão ser guarda­dos nos envelopes por­ta-obje­tos (forneci­dos pelos fis­cais de sala).

Concurso

O con­cur­so unifi­ca­do ofer­ece 6.640 vagas para 21 órgãos da admin­is­tração públi­ca fed­er­al. O cer­tame terá, tam­bém, um ban­co de can­didatos, com mais de 13 mil clas­si­fi­ca­dos que ficarão na lista de espera, com a pos­si­bil­i­dade de novas con­vo­cações, inclu­sive para vagas tem­porárias que sur­girem.

Os salários bási­cos ini­ci­ais dos aprova­dos vari­am de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, con­forme o car­go.

De acor­do com o novo crono­gra­ma do proces­so sele­ti­vo, os cader­nos de pro­va estarão disponíveis a par­tir das 21h do mes­mo dia de apli­cação das provas (18 de agos­to). Em 20 de agos­to, será fei­ta a divul­gação pre­lim­i­nar dos gabar­i­tos das provas obje­ti­vas.

O resul­ta­do do cer­tame será divul­ga­do em 21 de novem­bro e, em janeiro de 2025, começarão as con­vo­cações para a posse dos aprova­dos, bem como para os cur­sos de for­mação em car­reiras especí­fi­cas.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …