...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / CNU chama 42 candidatos para cursos de formação

CNU chama 42 candidatos para cursos de formação

Confirmação de participação deve ser feita até amanhã (19)

Daniela Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/02/2025 — 12:15
Brasília
Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC
Repro­dução: © Arte/EBC

O Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) con­vo­cou, nes­ta terça-feira (18), em Brasília, 42 can­didatos na ter­ceira e últi­ma chama­da para cur­sos de for­mação ini­cial dos car­gos dos blo­cos temáti­cos 1 a 7 do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU). Ao todo, são nove car­gos de nív­el supe­ri­or.

As novas vagas sur­gi­ram após os can­didatos da segun­da con­vo­cação — real­iza­da em 11 de fevereiro — não con­fir­marem a par­tic­i­pação nos cur­sos de for­mação ou recusarem a vaga.

Esta eta­pa do con­cur­so é elim­i­natória e vale para a clas­si­fi­cação do can­dida­to. Por isso, a par­tic­i­pação no cur­so de for­mação ini­cial de car­reiras do con­cur­so unifi­ca­do é deci­si­va para a con­tinuidade do can­dida­to no con­cur­so.

Os con­vo­ca­dos que não con­fir­marem par­tic­i­pação são elim­i­na­dos dos car­gos da con­vo­cação. No entan­to, essas pes­soas seguem con­cor­ren­do aos car­gos escol­hi­dos como os de maior prefer­ên­cia pelo can­dida­to no momen­to de inscrição do CPNU.

Con­fir­mação de par­tic­i­pação

Os can­didatos nes­ta ter­ceira chama­da devem con­fir­mar a par­tic­i­pação no cur­so de for­mação nes­ta terça-feira (18) e ou quar­ta-feira (19).

Para os novos con­vo­ca­dos, bas­ta respon­der sim à con­vo­cação para ter a vaga garan­ti­da dire­ta­mente na Área do Can­dida­to no site do CPNU.

Cursos de formação

Ao todo, nove car­gos do cer­tame pos­suem a ter­ceira eta­pa: espe­cial­ista em Políti­cas Públi­cas e Gestão Gov­er­na­men­tal (EPPGG)/ anal­ista de Comér­cio Exte­ri­or (ACE); anal­ista em Tec­nolo­gia da Infor­mação (ATI); anal­ista Téc­ni­co de Políti­cas Soci­ais (ATPS); anal­ista de Infraestru­tu­ra (AIE); Audi­tor Fis­cal do Tra­bal­ho (AFT); espe­cial­ista em Reg­u­lação de Serviços Públi­cos de Ener­gia (Aneel); espe­cial­ista em Reg­u­lação de Serviços de Trans­portes Aqua­viários (Antaq); e espe­cial­ista em Reg­u­lação de Saúde Suple­men­tar (ANS).

Os cur­sos de for­mação do CPNU visam preparar os can­didatos para aplicar con­hec­i­men­tos téc­ni­cos especí­fi­cos e desen­volver com­petên­cias trans­ver­sais para atu­ação em diver­sas áreas do setor públi­co. Durante os cur­sos, os par­tic­i­pantes serão ori­en­ta­dos sobre val­ores como éti­ca, equidade, sus­tentabil­i­dade e foco nos resul­ta­dos para o cidadão.

A car­ga horária dos cur­sos varia entre 140 e 580 horas, con­forme o car­go de nív­el supe­ri­or. Para aprovação no cur­so de for­mação, os can­didatos dev­erão fre­quen­tar o cur­so inte­gral­mente, sendo aprova­dos nas provas do cur­so de for­mação, com média final de pelo menos 70% dos pon­tos do cur­so e fre­quên­cia mín­i­ma de 75% das aulas.

As aulas serão real­izadas em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do cur­so para Audi­tor Fis­cal do Tra­bal­ho (AFT), que terá o for­ma­to híbri­do (pres­en­cial e vir­tu­al).

Matrículas

Após a con­vo­cação, ocor­rerá o perío­do de matrícu­las nos cur­sos de for­mação, que terá edi­tal próprio para cada car­go.

Para matrícu­la, dev­erão ser apre­sen­tadas cópia dig­i­tal de doc­u­men­to de iden­ti­dade com foto ou Carteira Nacional de Habil­i­tação (CNH); Cadas­tro de Pes­soas Físi­cas (CPF); com­pro­vante de pedi­do de licença para o cur­so (no caso de servi­dores públi­cos fed­erais); e con­ta cor­rente própria para rece­bi­men­to do auxílio finan­ceiro.

Os pro­ced­i­men­tos para matrícu­las e infor­mações gerais sobre cada cur­so de for­mação, como as car­gas horárias e perío­dos dos cur­sos, locais das aulas e out­ros, estão disponíveis neste link.

Custos

A logís­ti­ca e as despe­sas com trans­porte, ali­men­tação, saúde e esta­dia durante o cur­so de for­mação são de respon­s­abil­i­dade de cada can­dida­to con­vo­ca­do.

As aulas serão dadas pela Esco­la Nacional de Admin­is­tração Públi­ca (Enap), pelo Cen­tro Brasileiro de Pesquisa em Avali­ação e Seleção e Pro­moção de Even­tos (Cebraspe) e pelas agên­cias reg­u­lado­ras: Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel); Agên­cia Nacional de Trans­portes Aqua­viários (Antaq) e Agên­cia Nacional de Saúde Suple­men­tar (ANS).

Durante o perío­do de for­mação, os con­vo­ca­dos terão dire­ito a 50% da remu­ner­ação ini­cial pre­vista para o car­go, com os dev­i­dos descon­tos legais. Os can­didatos que são servi­dores públi­cos fed­erais poderão optar por man­ter os venci­men­tos atu­ais do respec­ti­vo car­go, no perío­do de for­mação, des­de que apre­sen­tem a doc­u­men­tação com­pro­batória necessária.

CNU

O Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU) é con­sid­er­a­do o maior proces­so sele­ti­vo real­iza­do no país, com apli­cação de provas em 218 cidades.

O cer­tame atraiu 2,1 mil­hões de inscritos con­cor­ren­do a 6.640 vagas em 21 órgãos públi­cos.

Con­forme o crono­gra­ma do chama­do Enem dos Con­cur­sos, em 28 de fevereiro o Min­istério da Gestão pub­li­cará a lista defin­i­ti­va dos con­vo­ca­dos para matrícu­la nos cur­sos de for­mação e a lista defin­i­ti­va de clas­si­fi­cação para todos os car­gos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …