...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Saúde / Com 20 mortes, Rio Grande do Sul decreta emergência por dengue

Com 20 mortes, Rio Grande do Sul decreta emergência por dengue

Repro­dução: © Paulo H. Carvalho/Agência Brasil

Doença atinge 94% das cidades gaúchas


Publicado em 13/03/2024 — 10:53 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Após con­fir­mar 20 mortes por dengue, o gov­er­nador do Rio Grande do Sul, Eduar­do Leite, declar­ou situ­ação de emergên­cia em saúde públi­ca no esta­do. Em nota, a Sec­re­taria de Saúde infor­mou que a medi­da visa o con­t­role, pre­venção e a atenção à saúde diante do risco epi­demi­ológi­co à pop­u­lação pela epi­demia de doença, atual­mente pre­sente em 94% dos municí­pios gaú­chos.

“Com a declar­ação de esta­do de emergên­cia, o gov­er­no estad­ual poderá des­ti­nar recur­sos para com­bat­er a dengue com mais agili­dade, sem os trâmites demor­a­dos e buro­cráti­cos de uma lic­i­tação, por exem­p­lo. O decre­to per­mite um proces­so ágil e célere na com­pra de insumos, como medica­men­tos e vaci­nas, entre out­ros, facil­i­tan­do o enfrenta­men­to da dengue”, desta­cou o comu­ni­ca­do do gov­er­no.

Na últi­ma segun­da-feira (11), a Sec­re­taria de Saúde lançou uma platafor­ma para mane­jo clíni­co de casos de dengue, per­mitin­do a iden­ti­fi­cação do esta­do de saúde e do trata­men­to dis­pen­sa­do a cada paciente por meio de car­ac­terís­ti­cas, sinais e sin­tomas. Tam­bém foi assi­na­da uma nota téc­ni­ca con­jun­ta com o Con­sel­ho Region­al de Enfer­magem que autor­iza profis­sion­ais da área a req­ui­sitarem exam­es, sobre­tu­do hemogra­mas, em casos sus­peitos de dengue.

Principais sintomas

“A Sec­re­taria da Saúde reforça a importân­cia de que a pop­u­lação pro­cure atendi­men­to médi­co nos serviços de saúde logo nos primeiros sin­tomas. Dessa for­ma, evi­ta-se o agrava­men­to da doença e a pos­sív­el evolução para óbito”, con­cluiu a nota. Os prin­ci­pais sin­tomas da doença, con­forme rela­ciona­do no comu­ni­ca­do, são:

- Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias

- Dor atrás dos olhos

- Dor de cabeça

- Dor no cor­po

- Dor nas artic­u­lações

- Mal-estar ger­al

- Náusea

- Vômi­to

- Diar­reia

- Man­chas ver­mel­has na pele, com ou sem coceira

Números

Dados do Painel de Mon­i­tora­men­to de Arbovi­ros­es do Min­istério da Saúde apon­tam que o Rio Grande do Sul  reg­istrou — des­de 1º de janeiro — 27.752 casos prováveis de dengue. Além dos 20 óbitos con­fir­ma­dos pela sec­re­taria, há sete em inves­ti­gação. O coe­fi­ciente de incidên­cia da doença no esta­do é de 255 casos para cada grupo de 100 mil habi­tantes.

Outros regiões

Além do Rio Grande do Sul, oito unidades da fed­er­ação já dec­re­taram emergên­cia em saúde públi­ca por con­ta da explosão de casos de dengue. São eles: Acre, Dis­tri­to Fed­er­al, Goiás, Rio de Janeiro, Espíri­to San­to, San­ta Cata­ri­na, São Paulo e Minas Gerais. De acor­do com lev­an­ta­men­to do Min­istério da Saúde, há ain­da 288 decre­tos munic­i­pais – a maio­r­ia em Minas Gerais.

arte dengue
Repro­dução: arte dengue, por Arte/Agência Brasil

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Dado é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) …