...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Com 32 mil afetados por chuvas, Acre entra em situação de emergência

Com 32 mil afetados por chuvas, Acre entra em situação de emergência

Repro­dução: © Pedro Devani/Secom

Cerca de duas mil pessoas estão desalojadas e 500 desabrigadas


Pub­li­ca­do em 25/03/2023 — 19:36 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

O gov­er­no do Acre a a prefeitu­ra de Rio Bran­co dec­re­taram situ­ação de emergên­cia em decor­rên­cia das chu­vas que atin­gi­ram a região. Só na cap­i­tal, 32 mil pes­soas foram afe­tadas, segun­do dados da prefeitu­ra. Pelo menos duas mil estão desa­lo­jadas e 500 em abri­gos munic­i­pais. 

Em pouco mais de 13 horas, choveu mais da metade da média esper­a­da para o mês de março inteiro. A tem­pes­tade começou na quin­ta-feira (23). A força das águas foi tan­ta que abriu uma crat­era na BR 364, inter­rompen­do o tráfego.

De acor­do com o últi­mo bole­tim da Defe­sa Civ­il do Esta­do, o Rio Acre chegou, nesse sába­do (25), a 16,23 met­ros, ultra­pas­san­do a cota de aler­ta, de 14 met­ros. Um plano de con­tingên­cia foi mon­ta­do e a cidade começa a rece­ber as primeiras doações para aju­dar os atingi­dos. São ces­tas bási­cas, roupas, colchões e out­ros insumos.

As aulas na rede estad­ual foram sus­pen­sas e as esco­las estão sendo usadas como abri­go para os atingi­dos. Ao todo, 24 abri­gos foram disponi­bi­liza­dos.

A pre­visão é que cho­va pelo menos mais 100 milímet­ros neste fim de sem­ana, com alta pos­si­bil­i­dade de inun­dações prin­ci­pal­mente na cap­i­tal. A região está em aler­ta laran­ja. De acor­do com o coor­de­nador da Defe­sa Civ­il Estad­ual, Car­los Batista, tam­bém há pre­ocu­pação com os municí­pios de Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epita­ci­olân­dia.

*Colaborou Dou­glas Cor­rêa.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

Empresa oferece criptomoeda a titulares de dados no Brasil Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 24/01/2025 — …