...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Noticias / Com chuvas previstas para domingo, população de Canoas fica em alerta

Com chuvas previstas para domingo, população de Canoas fica em alerta

Repro­dução: © Gus­ta­vo Mansur/ Palá­cio Pira­ti­ni

Prefeitura vai reforçar a limpeza de ruas e bocas de lobo


Publicado em 13/06/2024 — 15:02 Por Gabriel Brum — Repórter da Rádio Nacional — Brasília

ouvir:

A Prefeitu­ra de Canoas, cidade da região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre, pediu cautela à pop­u­lação por causa das chu­vas inten­sas pre­vis­tas para o fim de sem­ana, espe­cial­mente no domin­go.

Em cole­ti­va na man­hã de hoje, o prefeito da cidade, Jairo Jorge, disse que a pre­visão é de chu­vas de 50 a 70 milímet­ros, vol­ume que pode causar alaga­men­tos.

O ape­lo é que a pop­u­lação evite áreas da cidade que cos­tu­mam ala­gar. “Não fiquem, e lev­an­tem seus móveis, retirem seus móveis, que o pior que nós temos hoje é as pes­soas perderem de novo o que elas com­praram. Às demais pes­soas que não estão em áreas [de alaga­men­to] nos­so pedi­do é que se pud­er evi­tar estar nes­sa área, é que evitem. Domin­go é um dia que pre­cisamos evi­tar ao máx­i­mo a cir­cu­lação”.

O prefeito afir­mou ain­da que nos próx­i­mos dias vai reforçar a limpeza de ruas e bocas de lobo para a água escoar sem obstácu­lo. Tam­bém serão insta­l­a­dos oito pon­tos de apoio para a pop­u­lação; e será disponi­bi­liza­do o número de What­sapp (51) 3236–2000, para pedi­dos de abri­go, res­gate e infor­mações.

Combate às enchentes

Jairo Jorge ain­da disse que o sis­tema de com­bate às enchentes será autom­a­ti­za­do, ou seja, os sen­sores agem auto­mati­ca­mente quan­do a água chega a um deter­mi­na­do pon­to.

O prefeito comen­tou sobre o plane­ja­men­to para as obras dos diques da cidade. “Ampli­ação do dique da Math­ias Vel­ho, cota de sete, e o mes­mo vai acon­te­cer Rio Bran­co e Fáti­ma, tam­bém cota sete. Nós vamos tam­bém ampli­ar o dique de Niterói, já con­ver­sei com o gov­er­nador Eduar­do Leite, e nós temos pron­to o pro­je­to de Mato Grande”.

O prefeito ain­da men­cio­nou a mod­ern­iza­ção dos motores das bom­bas, que tiram a água de den­tro da cidade; e a autom­a­ti­za­ção do sis­tema con­tra inun­dações.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …