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Com fundo da Ancine, EBC lança edital para produção de conteúdo

Investimento de R$ 110 milhões produzirá programas na TV Brasil

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 24/10/2024 — 08:10
Brasília
Brasília (DF), 24/10/2023, Totem na fachada da EBC, com a nova logo marca, que fica na entrada da Empresa Brasil de Comunicação, localizado no Venâncio Shopping em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) anun­cia nes­ta quin­ta-feira (24) a nova lin­ha de finan­cia­men­to volta­da à TV públi­ca, com inves­ti­men­to de R$ 110 mil­hões, por meio do edi­tal Seleção TV Brasil. A nova estraté­gia, que faz parte do Pro­gra­ma de Apoio ao Desen­volvi­men­to do Audio­vi­su­al Brasileiro (Pro­dav), tem como foco a pro­dução inde­pen­dente de con­teú­do audio­vi­su­al brasileiro para o cam­po públi­co. 

O anún­cio será feito durante o IV Encon­tro de Ideias Audio­vi­suais, da 48ª Mostra Inter­na­cional de Cin­e­ma de São Paulo, pelo dire­tor-pres­i­dente da EBC, Jean Lima; pela dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Anto­nia Pel­le­gri­no; e pelo pres­i­dente da Agên­cia Nacional do Cin­e­ma (Ancine), Alex Bra­ga.

A mesa “TV Brasil: Reposi­ciona­men­to e Lança­men­to de Chama­da Públi­ca” ocor­rerá na sala Grande Ote­lo da Cin­e­mate­ca Brasileira, entre 12h45 e 13h15. A entra­da nas mesas de debates é gra­tui­ta, mas a sen­ha deve ser reti­ra­da uma hora antes do iní­cio do even­to.

De acor­do com a dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Anto­nia Pel­le­gri­no, esse inves­ti­men­to é fru­to de um tra­bal­ho desen­volvi­do em parce­ria com a Ancine nos últi­mos dois anos. “Esse val­or recorde que esta­mos lançan­do é resul­ta­do do cresci­men­to da parce­ria insti­tu­cional entre a Ancine e a EBC, que já pas­sou por diver­sas fas­es. São quase dois anos tra­bal­han­do jun­tos, estre­i­tan­do laços, e nes­sa parce­ria con­seguimos ofer­e­cer R$ 110 mil­hões para o cam­po públi­co”, disse.

Anto­nia ressalta tam­bém que essa nova estraté­gia visa for­t­ale­cer a Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP) e a TV Brasil. “Faz sen­ti­do uma nova chama­da públi­ca que for­t­aleça a TV Brasil e a RNCP. A rede hoje con­ta com 126 emis­so­ras de TV afil­i­adas, e a TV Brasil, que ocu­pa o 5º lugar em audiên­cia na TV aber­ta”.

Para o dire­tor-pres­i­dente da EBC, Jean Lima, esse é mais um mar­co da empre­sa que con­verge com as dire­trizes do gov­er­no fed­er­al. “Esta­mos muito felizes em fir­mar essa parce­ria com a Ancine e por lançar essa lin­ha inédi­ta. É mais um mar­co da EBC que demon­stra o inves­ti­men­to na comu­ni­cação públi­ca e no reposi­ciona­men­to estratégi­co da empre­sa, com o obje­ti­vo de for­t­ale­cer a mar­ca, ampli­ar a audiên­cia da TV Brasil, da RNCP e con­sol­i­dar ain­da mais nos­so papel”, declar­ou.

A apre­sen­tação durante a Mostra tam­bém destacará as estraté­gias uti­lizadas pela nova gestão da EBC no proces­so de reposi­ciona­men­to da TV Brasil, que, ao final de dois anos de tra­bal­ho, vol­ta a gan­har vis­i­bil­i­dade e relevân­cia no mer­ca­do audio­vi­su­al.

Edital

O edi­tal Seleção TV Brasil é divi­di­do em sete lin­has temáti­cas: infan­til, infan­to-juve­nil, natureza e meio ambi­ente, fute­bol fem­i­ni­no, sociedade e cul­tura, pro­dução e final­iza­ção de lon­gas-metra­gens e copro­dução de nov­ela.  O edi­tal tam­bém será o primeiro a ter um recorte de gênero e raça.

O obje­ti­vo é inve­stir em pro­je­tos de obras audio­vi­suais des­ti­nadas à exibição nos seg­men­tos de TV aber­ta, TV por assi­natu­ra e Vídeo por Deman­da lig­adas ao cam­po da comu­ni­cação públi­ca, educa­ti­va, comu­nitária e cul­tur­al, con­tribuin­do para expan­são da par­tic­i­pação do con­teú­do brasileiro inde­pen­dente ness­es seg­men­tos. Além dis­so, o edi­tal pre­tende for­t­ale­cer as empre­sas do setor audio­vi­su­al, pro­mover a region­al­iza­ção do fomen­to ao setor audio­vi­su­al e for­t­ale­cer a RNCP.

O proces­so sele­ti­vo será com­pos­to pelas eta­pas de habil­i­tação, avali­ação pre­lim­i­nar e avali­ação final de inves­ti­men­to. As infor­mações com­ple­tas estão disponíveis no site selecao.tvbrasil.ebc.com.br

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