...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Cultura / Com mais dias e palcos, Feira do Livro começa sábado em São Paulo

Com mais dias e palcos, Feira do Livro começa sábado em São Paulo

Repro­dução: © Feira do Livro SP/Divulgação

Realizado desde 2022, festival irá até o dia 7 de julho


Publicado em 25/06/2024 — 08:16 Por Elaine Patrícia Cruz — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

Com novo for­ma­to e nova pro­gra­mação, a Feira do Livro vol­ta a ocu­par a Praça Charles Miller, em frente ao Mer­ca­do Livre Are­na Pacaem­bu (Está­dio do Pacaem­bu), a par­tir deste sába­do (29). Real­iza­do na cap­i­tal paulista des­de 2022, o fes­ti­val literário gra­tu­ito será ain­da maior na edição deste ano.

“Este ano, a Feira do Livro terá mais autores, mais dias e mais pal­cos. A feira está crescen­do em várias direções nesse sen­ti­do. Ter­e­mos mais de 150 autores, nove dias de duração e mais pal­cos”, disse Paulo Wer­neck, dire­tor do even­to.

Até o dia 7 de jul­ho, o fes­ti­val vai ocu­par uma área de 15 mil met­ros quadra­dos com livros, autores, leitores, expos­i­tores e uma exten­sa pro­gra­mação literária que vai des­de ofic­i­nas, bate-papos, doações de livros para bib­liote­cas esco­lares e comu­nitárias até ações com pro­fes­sores. A pro­gra­mação será trans­mi­ti­da simul­tane­a­mente no canal do fes­ti­val no YouTube.

Na edição deste ano, a Feira do Livro terá três novos pal­cos, onde vão fun­cionar os tabla­dos literários, espaços que serão uti­liza­dos para debates e sessões de autó­grafos. “Além dos dois pal­cos maiores, vamos ter três tabla­dos literários, que são pequenos pal­cos espal­ha­dos pela praça crian­do uma pro­gra­mação para­lela”, expli­cou Wer­neck.

Os autores da pro­gra­mação ofi­cial vão se apre­sen­tar nos pal­cos maiores: o Auditório Arman­do Nogueira, no Museu do Fute­bol, e o Pal­co da Praça, mon­ta­do no meio da rua. Ness­es pal­cos, 150 con­vi­da­dos vão par­tic­i­par de con­ver­sas sobre uma diver­si­dade de temas como lit­er­atu­ra, lín­gua por­tugue­sa, cul­tura afro-brasileira, músi­ca, história do Brasil, poe­sia, humor e cul­tura. Após as con­ver­sas, os autores assi­narão livros na Ten­da de Autó­grafos Dois Pon­tos, livraria ofi­cial do even­to.

Entre os dias 1º e 5 de jul­ho, a Feira do Livro traz ain­da a Praça de Aula, com debates sobre racis­mo e antir­racis­mo nas esco­las, crise climáti­ca e racis­mo ambi­en­tal, saberes indí­ge­nas e quilom­bo­las, a história do Brasil e da lín­gua por­tugue­sa.

Autores

A pro­gra­mação deste ano vai traz­er nomes como Ivan Ange­lo, Maria Ade­laide Ama­r­al, Marce­lo Rubens Pai­va, Natalia Timer­man, Tatiana Salem Levy, José Hen­rique Bor­tolu­ci, Ade­laide Iváno­va, Gre­go­rio Duvivi­er, Bruna Beber, Mar Beck­er, Julia de Souza, Eliana Alves Cruz, Nara Vidal, Odori­co Leal, Joca Rein­ers Ter­ron, Cae­tano W. Galin­do e Pablo L.C. Casel­la.

A con­tista Iara Bider­man, os poet­as Sér­gio Vaz e Mel Duarte, o pro­fes­sor de dire­ito Renan Quinal­ha, o ex-embaix­ador e ex-min­istro Rubens Ricu­pero, o ex-jogador de fute­bol e comen­tarista esporti­vo Wal­ter Casagrande, o sam­bista Mar­t­in­ho da Vila, o ativista Rodri­go Hüb­n­er Mendes, o can­tor e com­pos­i­tor Nan­do Reis, a chef de coz­in­ha e escrito­ra Rita Lobo, o lin­guista Mar­cos Bag­no, o matemáti­co Marce­lo Viana, o psi­canal­ista Chris­t­ian Dunker e a artista Leno­ra de Bar­ros tam­bém estarão pre­sentes no even­to.

Entre os autores inter­na­cionais, os destaques são Beti­na González, Clau­dia Piñeiro, Michel Nie­va, Cami­la Fab­bri, Rui Tavares, Hen­ry Louis Gates Jr., James Green, Jabari Asim e Jamaica Kin­caid.

“Neste ano temos ain­da o Stênio Gardel, um autor cearense que gan­hou o prin­ci­pal prêmio literário dos Esta­dos Unidos, o Nation­al Book Award. Ele é um dos grandes autores que estarão pre­sentes na feira. Tem tam­bém a Lil­ia Guer­ra, uma auto­ra aqui da per­ife­ria de São Paulo, que escreveu o livro no ônibus, com o cader­no no colo. Vamos ter tam­bém a Cami­la Sosa Vil­la­da, uma das maiores autoras da Améri­ca Lati­na, além de autores yanoma­mi”, desta­cou Wer­neck.

O fes­ti­val pro­move ain­da mesas para dis­cu­tir os 60 anos do golpe mil­i­tar no Brasil, a escravidão nas Améri­c­as e a vida do abo­l­i­cionista André Rebouças. Já as mesas de Nara Vidal e Cae­tano W. Galin­do serão veic­u­ladas no pro­gra­ma Tril­ha de Letras, que a escrito­ra Eliana Alves Cruz apre­sen­ta na TV Brasil.

Além dis­so, entre os dias 1º e 5 de jul­ho, o pro­gra­ma Tarde Nacional, da Rádio Nacional de São Paulo, fará uma pro­gra­mação ao vivo dire­to da Feira do Livro. O pro­gra­ma vai ao ar a par­tir das 15h e pro­moverá entre­vis­tas com autores e vis­i­tantes do even­to. Em São Paulo, o pro­gra­ma poderá ser aces­sa­do pelo canal 87,1 FM e tam­bém pela inter­net radios.ebc.com.br ou pelo aplica­ti­vo Rádios EBC.

Rio Grande do Sul

Na edição deste ano haverá uma pro­gra­mação espe­cial toda ded­i­ca­da ao Rio Grande do Sul, esta­do dev­as­ta­do por enchentes nos últi­mos meses. Uma mesa com autores gaú­chos, medi­a­da por Titi Müller, hom­e­nageará Por­to Ale­gre, cidade que sedia uma feira literária que foi inspi­ração para a feira paulis­tana.

“Vamos ter tam­bém mesas sobre essa tragé­dia climáti­ca. Uma mesa só com autores gaú­chos que vão faz­er uma hom­e­nagem a Por­to Ale­gre. Eles vão falar da cap­i­tal gaúcha, da vida literária de lá e dar um olhar literário sobre as enchentes. Vai ter tam­bém debate sobre o racis­mo ambi­en­tal e sobre como uma tragé­dia como essa afe­ta prin­ci­pal­mente deter­mi­nadas faixas da pop­u­lação”, disse o dire­tor do even­to.

A Feira do Livro tam­bém pro­move, em cor­re­al­iza­ção com a Redelê, que reúne pro­fes­sores de todo o país, uma ação de doação de livros para recom­por acer­vos de bib­liote­cas comu­nitárias e esco­lares do Rio Grande do Sul. O públi­co poderá doar exem­plares de lit­er­atu­ra, lit­er­atu­ra infan­til e juve­nil, quadrin­hos e gibis novos e usa­dos, des­de que este­jam em bom esta­do. “Esse é um pro­je­to cri­a­do por um grupo de profis­sion­ais do mer­ca­do edi­to­r­i­al que se jun­tou a Redelê. Vamos cole­tar livros lá na praça e tam­bém em vários pon­tos de cole­ta pela cidade. A gente espera cole­tar pelo menos 40 mil livros”, disse Wer­neck.

A real­iza­ção da Feira do Livro é da Asso­ci­ação Qua­tro Cin­co Um, da Maré Pro­duções e do Min­istério da Cul­tura, por meio da Lei de Incen­ti­vo à Cul­tura. O patrocínio é do Grupo CCR, do Itaú Uni­ban­co e Rede, tam­bém por meio da Lei de Incen­ti­vo à Cul­tura, da TV Brasil e da Rádio Nacional de São Paulo.

“A lit­er­atu­ra e a pro­dução edi­to­r­i­al brasileiras já ocu­pam espaço impor­tante na pro­gra­mação dos nos­sos veícu­los. Para a EBC, par­tic­i­par desse encon­tro entre leitores e autores é uma grande opor­tu­nidade, uma vez que enten­demos que o livro, a leitu­ra, a edu­cação e a cul­tura são instru­men­tos de trans­for­mação da sociedade”, disse Jean Lima, pres­i­dente da EBC.

Programação da Feira do Livro 2024

Sába­do, 29 de jun­ho

10h, no Pal­co da Praça: Aber­tu­ra

10h15, no Auditório Arman­do Nogueira: Han­nelore Cayre. Medi­ação: Eduar­do Muy­laert
Apoio: Embaix­a­da da França no Brasil

11h45, no Pal­co da Praça: Chris­t­ian Dunker e Natalia Timer­man. Medi­ação: Tati Bernar­di

12h, no Auditório Arman­do Nogueira: Rui Tavares e Ser­gio Faus­to. Medi­ação: Cami­la Rocha
Apoio: Insti­tu­to Camões

13h30, no Pal­co da Praça: Iara Bider­man e Odori­co Leal. Medi­ação: Maria Car­val­hosa

14h, no Auditório Arman­do Nogueira: Rubens Ricu­pero.

15h15, no Pal­co da Praça: Bernar­do Esteves e Adri­ana Abu­jam­ra. Medi­ação: Eduar­do Neves

15h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Neca Setubal, Inês Lafer e Car­ol Pires

17h, no Pal­co da Praça: Mar­t­in­ho da Vila. Medi­ação: Adri­ana Couto

17h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Beti­na González e Andrea del Fuego. Medi­ação: Beat­riz Muy­laert

19h, no Pal­co da Praça: Stênio Gardel. Medi­ação: Schnei­der Carpeg­giani

Domin­go, 30 de jun­ho

10h, no Pal­co da Praça: Marce­lo Viana Medi­ação: Bernar­do Esteves

10h15, no Auditório Arman­do Nogueira: Nara Vidal. Medi­ação: Eliana Alves Cruz
Patrocínio: TV Brasil

11h45, no Pal­co da Praça: Rui Tavares. Medi­ação: Sofia Nestro­vs­ki
Apoio: Insti­tu­to Camões

14h, no Auditório Arman­do Nogueira: Cae­tano W. Galin­do. Medi­ação: Eliana Alves Cruz
Patrocínio: TV Brasil

15h, no Pal­co da Praça: Rita Lobo. Medi­ação: Isabelle Mor­eira Lima

15h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Ade­laide Iváno­va e Mar Beck­er. Medi­ação: Irene de Hol­lan­da

17h, no Pal­co da Praça: Tatiana Salem Levy e Clau­dia Piñero. Medi­ação: Paula Sac­chet­ta

17h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Cae­tano W. Galin­do e Mar­cos Bag­no. Medi­ação: Lua­na Chnai­der­man

19h, no Pal­co da Praça: Cami­la Sosa Vil­la­da. Medi­ação: Adri­ana Fer­reira Sil­va

Segun­da, 1 de jul­ho

15h, no Pal­co da Praça: Edneia Gonçalves, Eugênio Lima. Medi­ação: Bian­ca San­tana

16h30, no Pal­co da Praça: Sem­i­nário Livro, leitu­ra e bib­liote­cas Ana Car­oli­na Car­val­ho, Mor­gana Kret­z­mann. Medi­ação: Dianne  Melo

19h, no Pal­co da Praça: Mar Beck­er, Jefer­son Tenório, Clara Aver­buck, Veron­i­ca Stig­ger, Mor­gana Kret­z­mann e Paulo Scott. Medi­ação: Titi Müller

Terça, 2 de jul­ho

16h30, no Pal­co da Praça: Sem­i­nário de livro, leitu­ra e bib­liote­ca Aline Fred­eri­co, Deb­o­ra Vaz. Medi­ação: Patri­cia Auer­bach

19h, no Pal­co da Praça: Luiz Anto­nio Simas, Sér­gio Rodrigues e Daniel Kon­do. Medi­ação: Ana Paula Cam­pos

Quar­ta, 3 de jul­ho

16h30, no Pal­co da Praça: Sem­i­nário de livro, leitu­ra e bib­liote­ca Rena­to Gama, Waldete Tristão. Medi­ação: Nei­de Almei­da

19h15, no Pal­co da Praça: Gregório Duvivi­er e Bruna Beber. Medi­ação: Fer­nan­do Luna

Quin­ta, 4 de jul­ho

16h30, no Pal­co da Praça: Sem­i­nário de livro, leitu­ra e bib­liote­ca Lara Rocha, Fer­nan­da Sousa. Medi­ação: Janine Durand

18h, no Pal­co da Praça: Nan­do Reis. Medi­ação: Rober­ta Mar­tinel­li

19h30, no Pal­co da Praça: Rodri­go Hüb­n­er Mendes e Wal­ter Casagrande.

Sex­ta, 5 de jul­ho

15h, no Pal­co da Praça: Lucas Rocha e Aline Zou­vi. Medi­ação: Clara Rell­stab

16h30, no Pal­co da Praça: Sem­i­nário de livro, leitu­ra e bib­liote­ca Diana Navas, Ana Bar­bara. Medi­ação: Marisa Lajo­lo

18h, no Pal­co da Praça: Juliana Borges

19h30, no Pal­co da Praça: Rashid, Mel Duarte. Medi­ação: Iza Moi

Sába­do, 6 de jul­ho

10h, no Pal­co da Praça: Lil­ia Guer­ra. Medi­ação: Rober­ta Mar­tinel­li

10h15, no Auditório Arman­do Nogueira: Hen­ry Louis Gates Jr., Jamaica Kin­caid. Medi­ação: Flavia Lima

11h45, no Pal­co da Praça: Juliana Borges, Clay­ton Nasci­men­to

12h, no Auditório Arman­do Nogueira: Dan, Bruno Paes Man­so. Medi­ação: Amau­ri Arrais

13h30, no Pal­co da Praça: Sér­gio Vaz. Medi­ação: Camil­la Dias

14h, no Auditório Arman­do Nogueira: Michel Nie­va e Joca Rein­ers Ter­ron. Medi­ação: Schnei­der Carpeg­giani

15h, no Pal­co da Praça: José Hen­rique Bor­tolu­ci e Julia de Souza. Medi­ação: Paulo Rober­to Pires

15h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Cami­la Fab­bri. Medi­ação: Luara Calvi Anic

17h, no Pal­co da Praça: James Green e Renan Quinal­ha. Medi­ação: Hele­na Vieira

17h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Jabari Asim.

19h, no Pal­co da Praça: Marce­lo Rubens Pai­va e Luiz Felipe de Alen­cas­tro. Medi­ação: Patri­cia Cam­pos Mel­lo

Domin­go, 7 de jul­ho

10h, no Pal­co da Praça: Geni Núñez e Vera Iaconel­li. Medi­ação: Martha Now­ill

11h45, no Pal­co da Praça: Maria Ade­laide Ama­r­al e Ivan Ange­lo. Medi­ação: Mar­ta Góes

12h, no Auditório Arman­do Nogueira: Rita Kohl e Luara França.

15h, no Pal­co da Praça: João Mor­eira Salles e Pablo L.C. Casel­la. Medi­ação: Maria Guimarães

15h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Pád­ua Fer­nan­des. Medi­ação: Luciana Reis

17h, no Pal­co da Praça: Rosa Freire d’Aguiar.

17h30, no Auditório Arman­do Nogueira: Sil­vana Tavano. Medi­ação: Iara Bider­man

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …