...
segunda-feira ,4 novembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Com mortos e feridos, aumentam os prejuízos da invasão da Ucrânia

Com mortos e feridos, aumentam os prejuízos da invasão da Ucrânia

Repro­dução: © REUTERS/Alexander Ermochenko/Direitos reser­va­dos

Guerra por ter matado 100 soldados ucranianos por dia


Pub­li­ca­do em 24/06/2022 — 07:18 Por NHK (emis­so­ra públi­ca de tele­visão do Japão) — Tóquio

Audiode­scrição:

NHK

Em qua­tro meses des­de a invasão da Ucrâ­nia pela Rús­sia, os dois lados perder­am um grande número de sol­da­dos.

No dia 11 de jun­ho, o con­sel­heiro pres­i­den­cial da Ucrâ­nia, Olek­siy Arestovych, sug­eriu que seu país estivesse per­den­do cer­ca de 100 sol­da­dos por dia. Ele obser­vou tam­bém que o total ger­al de mortes de sol­da­dos ucra­ni­anos poderá chegar a 10 mil.

O Min­istério da Defe­sa da Rús­sia anun­ciou, em fins de março, que 1.351 sol­da­dos do país havi­am mor­ri­do em batal­has na Ucrâ­nia. Depois dis­so, a Rús­sia não voltou a divul­gar números.

Con­tu­do, no dia 23 de maio, o Min­istério da Defe­sa do Reino Unido sug­eriu que cer­ca de 15 mil mil­itares rus­sos podem ter mor­ri­do na Ucrâ­nia.

Durante uma entre­vista con­ce­di­da à revista norte-amer­i­cana Nation­al Defense, no dia 15 de jun­ho, um coman­dante de logís­ti­ca do coman­do de forças ter­restres da Ucrâ­nia disse que seu país perdeu cer­ca de 400 tan­ques de guer­ra, 1.300 veícu­los de com­bate de infan­taria e 700 sis­temas de artil­haria, poden­do chegar a 50% dos respec­tivos totais.

Poder de fogo

No dia 12 de jun­ho, o min­istro da Defe­sa da Ucrâ­nia, Olek­sii Reznikov, disse à revista The Econ­o­mist, que em algu­mas regiões as forças rus­sas têm dez vezes mais poder de fogo que a Ucrâ­nia. O min­istro exor­tou país­es do Oci­dente a apres­sar o supri­men­to de armas para a Ucrâ­nia.

O pre­juí­zo econômi­co dos bom­bardeios ter­restres e aére­os da Rús­sia tam­bém está aumen­tan­do.

Segun­do um rela­to da Esco­la de Econo­mia de Kiev, o pre­juí­zo dire­to à infraestru­tu­ra da Ucrâ­nia até o dia 8 de jun­ho havia atingi­do 103,9 bil­hões de dólares. O rela­to acres­cen­tou que estradas, aero­por­tos, insti­tu­ições de saúde e esco­las foram dan­i­fi­ca­dos.

Segun­do uma esti­ma­ti­va, até o fim de maio o pre­juí­zo econômi­co da Ucrâ­nia teria atingi­do o equiv­a­lente a cin­co vezes o Pro­du­to Inter­no Bru­to (PIB) do país.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Representantes de favelas indicam desafios para o G20

No Dia Nacional da Favela, fórum divulga documento Comuniquê Cristi­na Índio do Brasil — Repórter …