...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Com novidades, Dorival convoca seleção brasileira para Eliminatórias

Com novidades, Dorival convoca seleção brasileira para Eliminatórias

Repro­dução: © Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reser­va­dos

Estevão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo, ganham 1ª chance


Publicado em 23/08/2024 — 13:42 Por Lincoln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

O téc­ni­co Dori­val Júnior con­vo­cou, nes­ta sex­ta-feira (23), os 23 jogadores que defend­erão o Brasil nas par­tidas con­tra Equador e Paraguai, pelas Elim­i­natórias da Copa do Mun­do de 2026, que será dis­puta­da nos Esta­dos Unidos, no Canadá e no Méx­i­co. O anún­cio foi real­iza­do na sede da Con­fed­er­ação Brasileira de Fute­bol (CBF), na Bar­ra da Tiju­ca, zona oeste do Rio de Janeiro.

A lista tem duas caras novas: os ata­cantes Estevão, do Palmeiras, e Luiz Hen­rique, do Botafo­go, chama­dos pela primeira vez à seleção prin­ci­pal. O jogador do Verdão, de somente 17 anos, está nego­ci­a­do com o Chelsea, da Inglater­ra, para onde vai em jul­ho de 2025, após com­ple­tar 18 anos. O do Glo­rioso pre­ocu­pa­va dev­i­do a dores na pan­tur­ril­ha dire­i­ta que sen­tiu durante o due­lo con­tra o Alviverde, na últi­ma quar­ta-feira (21), pela Lib­er­ta­dores. Porém, não foi con­stata­da lesão.

Out­ros qua­tro jogadores que não estiver­am na Copa Améri­ca foram chama­dos: o goleiro Eder­son, os volantes André e Ger­son e o ata­cante Pedro. Na com­para­ção com os 26 atle­tas que dis­putaram a nos Esta­dos Unidos, estão ausentes o goleiro Rafael, o zagueiro Bre­mer, os meio-camp­is­tas Andreas Pereira, Dou­glas Luís e Eder­son (da Ata­lan­ta, da Itália) e os ata­cantes Evanil­son, Gabriel Mar­tinel­li, Raphin­ha e Pepê.

“As alter­ações são basi­ca­mente pelo momen­to. Todos foram avali­a­dos e essas avali­ações con­tin­u­am sem­pre, a todo instante. Quer­e­mos que ess­es jogadores nos deem uma respos­ta. Ninguém está descar­ta­do ou com a posição asse­gu­ra­da. Pre­cisamos de rendi­men­to, estar­mos mel­hores nes­sas par­tidas seguintes. A manutenção está aqui, a estru­tu­ra da equipe está man­ti­da, mas é nat­ur­al que um ou out­ro ele­men­to ven­ha para que, naque­le momen­to, seja impor­tante ou fun­da­men­tal e pos­sa dar uma respos­ta”, expli­cou Dori­val, em entre­vista cole­ti­va.

Ao todo, seis jogadores da con­vo­cação que atu­am no Brasil. Além de Estevão, Luiz Hen­rique, André (Flu­mi­nense), Ger­son e Pedro (ambos do Fla­men­go), o lat­er­al Guil­herme Arana (Atléti­co-MG), que esteve na Copa Améri­ca, foi lem­bra­do nova­mente por Dori­val. O treinador lamen­tou, porém, ter ouvi­do de torce­dores — segun­do ele — para não chamar atle­tas de seus clubes do coração, com receio de perdê-los por lesão em jogos impor­tantes do cal­endário.

“A seleção brasileira é muito mais impor­tante que toda e qual­quer situ­ação. Não podemos con­tin­uar pisan­do no pro­du­to que nós vendemos. O tra­bal­ho é moroso, detal­hista e cabe a todos bus­car­mos essa recu­per­ação. Ten­ho certeza que esse espíri­to vai mudar. Daqui a pouco, ter­e­mos o torce­dor brasileiro do nos­so lado. Não é sim­ples, mas várias das ações são no sen­ti­do de estar­mos com o torce­dor do nos­so lado”, jus­ti­fi­cou o coman­dante da CBF.

O due­lo con­tra o Equador será no dia 6 de setem­bro, às 22h (horário de Brasília), no Está­dio Couto Pereira, em Curiti­ba. Qua­tro dias depois, a seleção brasileira via­ja para Assunção, no Paraguai, para encar­ar os donos da casa no Está­dio Defen­sores del Cha­co, às 21h30. Enquan­to estiv­er na cap­i­tal paranaense, o grupo uti­lizará o Cen­tro de Treina­men­to do Caju, do Ath­leti­co-PR. O chefe da del­e­gação será o pres­i­dente do Juven­tude, Fábio Piz­za­miglio.

Os con­fron­tos mar­cam a estreia de Dori­val nas Elim­i­natórias. O Brasil perdeu os últi­mos três jogos pelo torneio clas­si­fi­catório, con­tra Uruguai (0x2), Colôm­bia (1x2) e Argenti­na (0x1), todos sob coman­do de Fer­nan­do Diniz. A seleção canarin­ho ocu­pa a sex­ta posição, a últi­ma na zona de clas­si­fi­cação dire­ta à Copa, com sete pon­tos.

Dori­val tem oito jogos a frente do Brasil e está invic­to — a elim­i­nação nas quar­tas de final da Copa Améri­ca ocor­reu nos pênaltis, após empate sem gols no tem­po nor­mal con­tra o Uruguai. O ret­ro­spec­to é de três vitórias (duas delas em amis­tosos, con­tra Inglater­ra e Méx­i­co) e cin­co igual­dades.

Convocados:

GOLEIROS

Alis­son (Liv­er­pool-Inglater­ra), Ben­to (Al Nassr-Arábia Sau­di­ta) e Eder­son (Man­ches­ter City-Inglater­ra).

LATERAIS

Dani­lo (Juven­tus-Itália), Yan Couto (Borus­sia Dort­mund-Ale­man­ha), Guil­herme Arana (Atléti­co-MG) e Wen­del (Por­to-Por­tu­gal).

ZAGUEIRO

Beral­do, Mar­quin­hos (ambos Paris Saint-Ger­main-França), Eder Mil­itão (Real Madrid-Espan­ha) e Gabriel Mag­a­l­hães (Arse­nal-Inglater­ra).

MEIO-CAMPISTAS

André (Flu­mi­nense), Bruno Guimarães (New­cas­tle Unit­ed-Inglater­ra), Ger­son (Fla­men­go), João Gomes (Wolves-Inglater­ra), Lucas Paque­tá (West Ham-Inglater­ra) e Rodry­go (Real Madrid).

ATACANTES

Endrick, Viní­cius Júnior (ambos Real Madrid), Estevão (Palmeiras), Luiz Hen­rique (Botafo­go), Pedro (Fla­men­go) e Sav­in­ho (Man­ches­ter City).

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Alana Maldonado é ouro na categoria até 70 quilos do judô J2

Repro­dução: © Alexan­dre Schneider/CPB/Direitos Reser­va­dos Brenda Freitas conquista prata nos 70 quilos classe J1 Publicado …