...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Noticias / Com onda de calor, temperaturas devem bater 40ºC no Rio de Janeiro

Com onda de calor, temperaturas devem bater 40ºC no Rio de Janeiro

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Recomendações são de uso de protetor solar e ingestão de líquidos


Pub­li­ca­do em 19/09/2023 — 06:32 Por Fran­cis­co Eduar­do Fer­reira — estag­iário da Agên­cia Brasil* — Rio de Janeiro

ouvir:

Os mete­o­rol­o­gis­tas estão aler­tan­do que esta sem­ana, a últi­ma do inver­no, será de muito calor na maior parte do país. Isso porque um blo­queio atmos­féri­co vai impedir a chega­da de frentes frias nos próx­i­mos dias, ele­van­do as tem­per­at­uras. No Rio de Janeiro, o Aler­ta Rio pre­vê tem­per­at­uras que podem chegar a 40°C na cap­i­tal flu­mi­nense. O calor inten­so vai até domin­go (24).

Para esta terça-feira (19), é esper­a­do que a tem­per­atu­ra varie entre 36°C e 18°C, com ven­tos fra­cos e sem neb­u­losi­dade. A quar­ta-feira (20) deve seguir o mes­mo padrão, atingin­do a máx­i­ma de 35°C e mín­i­ma de 17°C, com céu limpo e sem pre­visão de chu­va.

De acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), pode haver uma diminuição da tem­per­atu­ra na quar­ta-feira com a pos­si­bil­i­dade de chu­vas iso­ladas no dia seguinte. O calor deve voltar na sex­ta-feira (22), com tem­per­at­uras aci­ma dos 30°C.

Além do calor, podem ser reg­istradas que­da da umi­dade rel­a­ti­va do ar, entre 20% e 12%, em algu­mas local­i­dades. De acor­do com a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS), a umi­dade ide­al para a saúde deve estar entre 50% e 60%.

Perigos e sintomas

Para evi­tar casos de inso­lação e desidratação em razão das tem­per­at­uras ele­vadas e da baixa umi­dade do ar, os cuida­dos devem ser redo­bra­dos. Nos dois casos, os sin­tomas são pare­ci­dos: dores de cabeça, ton­tu­ra, náusea, pele quente e seca, câim­bras, pul­so rápi­do, tem­per­atu­ra ele­va­da, dis­túr­bios visuais e con­fusão men­tal. Ao apre­sen­tar ess­es sinais, a pes­soa deve solic­i­tar aju­da, ten­tar refres­car o cor­po em local pro­te­gi­do do sol e, se pos­sív­el, colo­car os pés para o alto.

Cuidados

Ness­es dias de calor extremo, o Aler­ta Rio recomen­da evi­tar ambi­entes fecha­dos, aglom­er­ações e exer­cí­cios ao ar livre entre 11h e 16h. O Cen­tro de Oper­ações Rio (COR) e a Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde do Rio de janeiro acon­sel­ham, em suas redes soci­ais, ingerir bas­tante líqui­do; com­er fru­tas, legumes e veg­e­tais; uso de soro para hidratar nar­iz e olhos; uti­lizar pro­te­tor solar e vestir roupas leves durante a sem­ana, além de man­ter os ambi­entes ven­ti­la­dos.

*Estag­iário sob super­visão de Ake­mi Nita­hara 

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Todos os candidatos a prefeito e vereador de Tocos do Moji/MG da Eleição 2024

Veja os números dos candidatos para o dia da votação em primeiro turno. 02/10/2024 às …