...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Esportes / Com retorno de Luana, Pia convoca Brasil para Torneio da França

Com retorno de Luana, Pia convoca Brasil para Torneio da França

Repro­du­ção: © Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reser­va­dos

Após nove meses, capitã está recuperada de lesão no joelho


Publi­ca­do em 01/02/2022 — 13:41 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da EBC — São Pau­lo

A téc­ni­ca Pia Sundha­ge anun­ci­ou nes­ta ter­ça-fei­ra (1º) a rela­ção de 23 con­vo­ca­das para o Tor­neio Inter­na­ci­o­nal da Fran­ça, com­pe­ti­ção amis­to­sa que será dis­pu­ta­da entre os dias 16 e 22 de feve­rei­ro na cida­de de Caen, na Nor­man­dia. Des­ta­que ao retor­no da volan­te Lua­na, capi­tã da sele­ção femi­ni­na nas vezes em que foi cha­ma­da e que per­deu a Olim­pía­da de Tóquio (Japão) por cau­sa de uma lesão de liga­men­to cru­za­do no joe­lho esquer­do, em mar­ço do ano pas­sa­do.

Pia Sundhage - convocação em 01/02/2021
Repro­du­ção: “Tenho cer­te­za que o tor­neio nos aju­da­rá mui­to enquan­to sele­ção para ter­mos os pri­mei­ros parâ­me­tros em bus­ca do mai­or obje­ti­vo do ano, que é a Copa Amé­ri­ca”, dis­se Sundha­ge — Alex Ramos/CBF/Direitos Reser­va­dos

Recu­pe­ra­da da con­tu­são após nove meses de tra­ta­men­to, Lua­na fez somen­te uma par­ti­da ofi­ci­al pelo Paris Saint-Ger­main (Fran­ça) des­de então. A volan­te este­ve em cam­po por 23 minu­tos na vitó­ria por 6 a 0 sobre o Brei­da­blik (Islân­dia) pela fase de gru­pos da Liga dos Cam­peões Femi­ni­na, em dezem­bro. A bra­si­lei­ra subs­ti­tuiu a meia ale­mã Sara Däbritz e fez o quin­to gol do triun­fo pari­si­en­se, cobran­do pênal­ti.

“A Lua­na é uma folha em bran­co nes­te momen­to. Ela ain­da não tem joga­do mui­tos minu­tos no PSG. Mas lem­bro que há dois anos, tam­bém no Tor­neio da Fran­ça, ela atu­ou como late­ral e foi mui­to bem, mes­mo sen­do meio-cam­pis­ta. Espe­ro que ela jogue alguns minu­tos para ver­mos como está. É meio que uma apos­ta”, expli­cou Pia, em entre­vis­ta cole­ti­va.

Além dela, são mais cin­co novi­da­des em com­pa­ra­ção com a con­vo­ca­ção de novem­bro, para o Tor­neio Inter­na­ci­o­nal de Manaus: as late­rais Letí­cia San­tos e Fê Paler­mo, a ata­can­te Bia Zane­rat­to e as zaguei­ras Thaís Regi­na e Rafa­el­le. Qua­tro joga­do­ras, por­tan­to, para o sis­te­ma defen­si­vo, que a trei­na­do­ra enten­de que pre­ci­sa ser apri­mo­ra­do.

“[Em outu­bro] Fize­mos um bom jogo con­tra a Aus­trá­lia, [empa­ta­mos por] 2 a 2. A per­so­na­li­da­de no ata­que nos dei­xou satis­fei­tas, mas um pon­to fal­tou: ser­mos um pou­co mais duras. Não tem a ver com a orga­ni­za­ção, mas com reto­mar­mos a pos­se de bola. Eu ado­ra­ria ter umas jovens joga­do­ras entran­do para com­pe­tir no um con­tra um, no dois con­tra dois, no ar ou pelo chão, não impor­ta”, ana­li­sou a trei­na­do­ra, que cele­brou a ida de Rafa­el­le, uma das prin­ci­pais atle­tas da sele­ção bra­si­lei­ra, para o Arse­nal (Ingla­ter­ra).

“A Rafa­el­le tem pela fren­te um esti­lo de fute­bol dife­ren­te do que joga­va na Chi­na [quan­do defen­dia o Chang­chun Zhouye]. A manei­ra de defen­der, pres­si­o­nar, toda a orga­ni­za­ção do téc­ni­co sue­co [Jonas Eide­vall]. Isso me dei­xou feliz, pois vai aju­dá-la a melho­rar o jogo na sele­ção. Sig­ni­fi­ca mui­to para nós”, comen­tou.

A cami­nha­da bra­si­lei­ra no Tor­neio da Fran­ça come­ça no dia 16, às 14h (horá­rio de Bra­sí­lia), con­tra a Holan­da. Três dias depois, a sele­ção de Pia enca­ra as anfi­triãs, às 17h10. Por fim, no dia 22, a equi­pe cana­ri­nho terá pela fren­te a Fin­lân­dia. Todos os jogos serão dis­pu­ta­dos no está­dio Michel D’Or­da­no, em Caen.

“É uma com­pe­ti­ção de altís­si­mo nível. A Fran­ça é a ter­cei­ra colo­ca­da do ran­king da Fifa [Fede­ra­ção Inter­na­ci­o­nal de Fute­bol]. A Holan­da é a quin­ta e a Fin­lân­dia a 18ª. Tenho cer­te­za que o tor­neio nos aju­da­rá mui­to enquan­to sele­ção para ter­mos os pri­mei­ros parâ­me­tros em bus­ca do mai­or obje­ti­vo do ano, que é a Copa Amé­ri­ca [entre 8 e 30 de julho, na Colôm­bia, valen­do vaga para a Copa do Mun­do de 2023, na Aus­trá­lia e na Nova Zelân­dia]”, des­ta­cou Ali­ne Pel­le­gri­no, que recen­te­men­te assu­miu a coor­de­na­ção de sele­ções femi­ni­nas da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fute­bol (CBF).

Convocadas

Golei­ras: Letí­cia Izi­do­ro (Ben­fi­ca-POR), Lore­na (Grê­mio) e Jully (Pal­mei­ras).

Defen­so­ras: Rafa­el­le (Arse­nal-ING), Dai­a­ne (Madrid CFF-ESP), Tai­na­ra (Bor­de­aux-FRA), Tami­res (Corinthi­ans), Anto­nia (Madrid CFF-ESP), Thaís Regi­na (São Pau­lo), Letí­cia San­tos (Ein­tra­cht Frank­furt-ALE) e Fê Paler­mo (São Pau­lo).

Mei­as: Ary Bor­ges (Pal­mei­ras), Adri­a­na (Corinthi­ans), Kero­lin (North Caro­li­na Cou­ra­ge-EUA), Ange­li­na (OL Reign-EUA), Duda (Fla­men­go), Júlia Bian­chi (Pal­mei­ras) e Lua­na (Paris Saint-Ger­main-FRA).

Ata­can­tes: Debi­nha (North Caro­li­na Cou­ra­ge-EUA), Mar­ta (Orlan­do Pri­de-EUA), Gey­se (Madrid CFF-ESP), Bia Zane­rat­to (Pal­mei­ras) e Gio (Levan­te-ESP).

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

No Rio, Clube do CCBB debate literatura feminina negra

Repro­du­ção: © Clu­be de Lei­tu­ra CCBB/Divulgação Debate terá participação especial da poeta e filósofa Viviane …