...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Saúde / Começa hoje a campanha nacional de multivacinação

Começa hoje a campanha nacional de multivacinação

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde disponibiliza 18 tipos de vacinas à população


Pub­li­ca­do em 01/10/2021 — 07:00 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Começa nes­ta sex­ta-feira (1º) a Cam­pan­ha Nacional de Mul­ti­vaci­nação, que disponi­bi­lizará, em 45 mil pos­tos em todas as 27 unidades fed­er­a­ti­vas e seus respec­tivos municí­pios, 18 tipos de vaci­nas que pro­tegem cri­anças e ado­les­centes de doenças como poliomielite, saram­po, cat­a­po­ra e cax­um­ba.

A cam­pan­ha foi lança­da ofi­cial­mente ontem (30) pelo Min­istério da Saúde e vai durar até o dia 29 de out­ubro. O públi­co-alvo é for­ma­do de cri­anças e ado­les­centes até 15 anos.

Emb­o­ra o Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) oferte imu­nizantes con­tra todas essas enfer­mi­dades, o secretário de Vig­ilân­cia em Saúde, Arnal­do Medeiros, aler­tou para a que­da da cober­tu­ra vaci­nal nos últi­mos anos. “Percebe­mos que des­de 2015 a cober­tu­ra vaci­nal no Brasil vem dimin­uin­do — reflexo do próprio proces­so pandêmi­co nos últi­mos dois anos. Pre­cisamos mel­ho­rar esta cober­tu­ra. Ampli­ar a cober­tu­ra vaci­nal e pro­te­ger a pop­u­lação é uma pri­or­i­dade do gov­er­no fed­er­al. Man­ter a vaci­nação em dia é tam­bém um dev­er dos pais e respon­sáveis. Leve seu fil­ho, sua cri­ança e ado­les­cente”, pediu o secretário.

O Brasil, que reg­is­tra­va índices de vaci­nação aci­ma de 90% por décadas, viu esse pata­mar se reduzir nos últi­mos anos, baixan­do para cer­ca de 60% de cober­tu­ra vaci­nal, levan­do pre­ocu­pação às autori­dades san­itárias. Doenças que eram con­sid­er­adas errad­i­cadas no país, como saram­po, por exem­p­lo, voltaram a reg­is­trar casos, o que tirou do Brasil a condição de país livre do saram­po pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS).

Em parte, a baixa cober­tu­ra, segun­do autori­dades do Min­istério da Saúde, é expli­ca­do pela dis­sem­i­nação de notí­cias fal­sas (fake news) e pela atu­ação de gru­pos anti­vaci­nas.

Entre as vaci­nas que estarão disponíveis nos pos­tos durante cam­pan­ha estão: BCG, Hepatite A e B, Pen­ta (DTP/Hib/Hep B), Pneu­mocó­ci­ca 10 valente, VIP (Vaci­na Ina­ti­va­da Poliomielite), VRH (Vaci­na Rotavírus Humano), Meningocó­ci­ca C (con­ju­ga­da), VOP (Vaci­na Oral Poliomielite), Febre amarela, Trí­plice viral (Saram­po, rubéo­la, cax­um­ba), Tetravi­ral (Saram­po, rubéo­la, cax­um­ba, varicela), DTP (trí­plice bac­te­ri­ana), Varicela e HPV quadri­va­lente (Papi­lo­mavírus Humano).

Estarão disponíveis para atu­al­iza­ção da cader­ne­ta de ado­les­centes as vaci­nas HPV, dT (dupla adul­to), Febre amarela, Trí­plice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocó­ci­ca ACWY (con­ju­ga­da).

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana

Exame valida diplomas em medicina de instituições estrangeiras Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil …