...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Começa hoje Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Começa hoje Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Encontro que acontece em Brasília vai até o dia 10 deste mês

Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/11/2024 — 07:05
São Luis
Cavalcante (GO) 12/09/2023 - Vista do cerrado na Comunidade quilombola Kalunga do Engenho II. O cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

O debate sobre a bio­di­ver­si­dade do país ocu­pará o cen­tro das dis­cussões da 21ª Sem­ana Nacional de Ciên­cia e Tec­nolo­gia, que começa hoje (5) e vai até o dia 10 de novem­bro, no Museu Nacional, da Repúbli­ca, em Brasília (DF). Este ano, o even­to tem como tema “Bio­mas do Brasil: Diver­si­dade, Saberes e Tec­nolo­gia Soci­ais” e será um momen­to de reflexão sobre a bio­di­ver­si­dade dos bio­mas brasileiros, a riqueza dos con­hec­i­men­tos tradi­cionais das comu­nidades que neles habitam.

Tam­bém será foco das dis­cussões, o papel das tec­nolo­gias soci­ais na con­strução de pro­je­tos que pos­sam respon­der aos desafios enfrenta­dos nos bio­mas brasileiros — Amazô­nia, Caatin­ga, Cer­ra­do, Mata Atlân­ti­ca, Pam­pa e Pan­tanal, além do Sis­tema Costeiro-Mar­in­ho.

A entra­da é gra­tui­ta e não será necessário faz­er inscrição prévia. Orga­ni­za­da pelo Min­istério da Ciên­cia Tec­nolo­gia e Ino­vação (MCTI), a SNCT, ofer­e­cerá vis­i­tas guiadas gra­tu­itas, inte­gran­do suas ações à pro­gra­mação da SNCT, que tam­bém con­tará com ativi­dades nos auditórios e no anexo do Museu Nacional.

Entre os estandes que poderão ser vis­i­ta­dos estão os Insti­tu­tos Nacionais de Pesquisas da Amazô­nia (INPA), da Mata Atlân­ti­ca (INMA), de Pesquisas Espa­ci­ais (INPE), Nacional de Tec­nolo­gia (INT), Lab­o­ratório Nacional de Com­putação Cien­tí­fi­ca (LNCC), Cen­tros Brasileiro de Pesquisas Físi­cas (CBPF), Nacional de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais (CEMADEN), de Tec­nolo­gia Min­er­al (CETEM), de Tec­nolo­gias Estratég­i­cas do Nordeste-CETENE, entre out­ros.

O even­to é propí­cio para a par­tic­i­pação de esco­las públi­cas e pri­vadas; insti­tu­tos de ensi­no tec­nológi­co, entre out­ros, que poderão par­tic­i­par das ofic­i­nas, exposições, debates e demais ativi­dades, que são os bio­mas, con­sti­tuí­dos por uma com­bi­nação de fatores climáti­cos, geográ­fi­cos e hídri­cos.

Essa com­bi­nação influ­en­cia na sua for­mação pais­agís­ti­ca e tam­bém resul­ta em uma bio­di­ver­si­dade úni­ca de flo­ra e fau­na den­tro de cada bio­ma, for­ma­da por uma vas­ta gama de espé­cies, muitas delas endêmi­cas.

Os bio­mas tam­bém desem­pen­ham papéis cru­ci­ais na reg­u­lação do cli­ma, na con­ser­vação dos recur­sos hídri­cos e na sus­ten­tação da via­bil­i­dade de ativi­dades agrí­co­las e extra­ti­vas, com destaque para dis­cussão sobre como os con­hec­i­men­tos ances­trais das comu­nidades tradi­cionais con­tribuem para a con­ser­vação ambi­en­tal e o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e de como tec­nolo­gias soci­ais, surgi­das a par­tir dess­es saberes tradi­cionais con­tribuem para a solução de prob­le­mas soci­ais, ambi­en­tais e econômi­cos.

A sem­ana será um momen­to para enten­der mais sobre os efeitos das mudanças climáti­cas nos diver­sos bio­mas do Brasil e as ações necessárias para diminuir ess­es impactos. A pro­gra­mação das ativi­dades pode ser aces­sa­da aqui.

Em out­ubro, as ativi­dades da SNCT ocor­reram em todo o país, entre os dias 14 e 20, com a par­tic­i­pação ati­va de gov­er­nos estad­u­ais e munic­i­pais, de insti­tu­ições de ensi­no e pesquisa, bem como de enti­dades lig­adas à ciên­cia, tec­nolo­gia e ino­vação em todo o Brasil.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quase quatro em cada dez escolas de capitais não têm área verde

Estudo aponta vulnerabilidade climática de colégios das capitais Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …