...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias / Começam nesta sexta-feira inscrições para o concurso unificado

Começam nesta sexta-feira inscrições para o concurso unificado

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Prazo segue até 9 de fevereiro


Publi­ca­do em 18/01/2024 — 07:00 Por Pau­la Labois­siè­re – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Banner Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC

Come­çam nes­ta sex­ta-fei­ra (19) as ins­cri­ções para o Con­cur­so Públi­co Naci­o­nal Uni­fi­ca­do. O cer­ta­me vai sele­ci­o­nar, de uma só vez, 6.640 ser­vi­do­res para 21 órgãos públi­cos fede­rais. 

No ato  da ins­cri­ção, fei­ta exclu­si­va­men­te pelo apli­ca­ti­vo Gov.br, será gera­da uma Guia de Reco­lhi­men­to da União (GRU), úni­co meca­nis­mo de paga­men­to que vale­rá para o con­cur­so. O pra­zo segue até 9 de feve­rei­ro.

As pro­vas serão apli­ca­das no dia 5 de maio em 220 cida­des, dis­tri­buí­das em todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fede­ral. A taxa de ins­cri­ção será R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível supe­ri­or.

Estão isen­tos can­di­da­tos que inte­gram o Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais (CadÚ­ni­co) e que cur­sam ou cur­sa­ram facul­da­de com apoio do Fun­do de Finan­ci­a­men­to ao Estu­dan­te do Ensi­no Supe­ri­or (Fies) ou do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (ProU­ni), assim como doa­do­res de medu­la óssea.

Arte Enem dos concursos isenção de taxa. Arte: Agência Brasil
Repro­du­ção

O Minis­té­rio da Ges­tão e da Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos, res­pon­sá­vel pela con­du­ção do con­cur­so, reco­men­da lei­tu­ra cui­da­do­sa dos edi­tais, “poten­ci­a­li­zan­do as tra­je­tó­ri­as pro­fis­si­o­nais e aca­dê­mi­cas dos can­di­da­tos“.

Em nota, a pas­ta des­ta­cou que a pro­pos­ta é demo­cra­ti­zar o aces­so aos qua­dros fede­rais e per­mi­tir que can­di­da­tos ali­nhem suas voca­ções às opor­tu­ni­da­des ofe­re­ci­das.

Um dos des­ta­ques do cer­ta­me é a pos­si­bi­li­da­de de uti­li­zar as lis­tas de clas­si­fi­ca­ção tam­bém para a ocu­pa­ção de vagas em car­gos tem­po­rá­ri­os, sen­do que, se o can­di­da­to acei­tar um car­go tem­po­rá­rio, con­ti­nu­a­rá na lis­ta de espe­ra dos outros car­gos. O con­cur­so terá vali­da­de de 12 meses, poden­do ser pror­ro­ga­do por mais 12 meses.

“Pes­so­as apro­va­das para car­gos que, por­ven­tu­ra, não sejam o da pri­mei­ra opção sele­ci­o­na­da no momen­to da ins­cri­ção, con­ti­nu­a­rão em lis­ta de espe­ra para o prin­ci­pal pos­to dese­ja­do”, refor­çou o minis­té­rio.

Arte Enem dos Concursos. Reserva de Vagas e Cronograma. Foto: Arte/EBC
Repro­du­ção

 

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …