...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Noticias / Comitiva federal visita áreas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina

Comitiva federal visita áreas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina

Repro­dução: © Dênio Simões/MIDR

Grupo é coordenado pelo ministro da Integração, Waldez Góes


Pub­li­ca­do em 25/11/2023 — 17:12 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Rep­re­sen­tantes do primeiro escalão do gov­er­no fed­er­al retornaram neste sába­do (25) a San­ta Cata­ri­na, onde visi­tam local­i­dades afe­tadas pelas fortes chu­vas dos últi­mos dois meses. Segun­do o gov­er­no estad­ual, des­de o começo de out­ubro, 180 cidades catari­nens­es dec­re­taram situ­ação de emergên­cia ou de calami­dade públi­ca dev­i­do às con­se­quên­cias de fenô­menos climáti­cos.

Coor­de­na­da pelo min­istro da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al, Waldez Góes, a comi­ti­va fed­er­al tam­bém con­ta com a pre­sença do secretário Nacional de Pro­teção e Defe­sa Civ­il, Wol­nei Wolff.

Pouco antes de a comi­ti­va chegar a Nave­g­antes, no litoral norte catari­nense, o min­istro divul­gou um vídeo nas redes soci­ais em que afir­ma que a ida ao esta­do foi “recomen­da­da” pelo pres­i­dente da Repúbli­ca, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, e visa reforçar as ações de aju­da human­itária e recon­strução da infraestru­tu­ra que os gov­er­nos fed­er­al e estad­ual vêm imple­men­tan­do, con­jun­ta­mente.

Além de Nave­g­antes, a comi­ti­va fed­er­al tam­bém esteve em Trom­bu­do Cen­tral, no Alto Vale do Ita­jaí, uma das regiões mais cas­ti­gadas pelas con­se­quên­cias dos recentes fenô­menos climáti­cos. Na segun­da para­da, os rep­re­sen­tantes fed­erais se encon­traram com o gov­er­nador Jorgin­ho Mel­lo, que afir­mou que esta é uma “das piores cheias que San­ta Cata­ri­na já pas­sou”.

“Neste primeiro momen­to, nos­so foco é garan­tir o essen­cial: água, comi­da, colchões e mate­ri­ais de higiene e limpeza. Depois, vamos tratar da recon­strução”, escreveu Mel­lo em sua pági­na na rede social X (anti­go Twit­ter).

Esta é a segun­da vez des­de o iní­cio de out­ubro que Góes visi­ta San­ta Cata­ri­na na com­pan­hia de inte­grantes do gov­er­no fed­er­al. Em 11 de out­ubro, Góes e os mem­bros da força-tare­fa fed­er­al vis­i­taram algu­mas das cidades atingi­das pelas fortes chu­vas do começo do mês pas­sa­do. Na ocasião, Góes anun­ciou o repasse de mais de R$ 1,2 mil­hão ao gov­er­no catari­nense, entre out­ras medi­das.

Na últi­ma terça-feira (21), Góes se reuniu, em Brasília, com dep­uta­dos e senadores que inte­gram o Fórum Par­la­men­tar Catari­nense e que, além de ori­en­tações, pedi­ram pres­sa por parte do gov­er­no fed­er­al no recon­hec­i­men­to das situ­ações de emergên­cia e na lib­er­ação de recur­sos fed­erais para as ações de pre­venção e atendi­men­to à pop­u­lação afe­ta­da pelas con­se­quên­cias dos fenô­menos climáti­cos. No iní­cio des­ta sem­ana, o gov­er­no catari­nense chegou a con­tabi­lizar 5.858 pes­soas desabri­gadas, ou seja, que, sem ter mais para onde ir, tiver­am que bus­car um abri­go públi­co ou de algu­ma insti­tu­ição assis­ten­cial.

“É pre­ciso deixar claro que a veloci­dade depende muito tam­bém dos municí­pios [prefeituras], pois não tem como lib­er­ar­mos recur­so ou dec­re­tar­mos situ­ação de emergên­cia ou esta­do de calami­dade públi­ca sem que cada prefeitu­ra ou gov­er­no estad­ual siga todos os trâmites necessários”, com­ple­tou o min­istro.

Ele lem­brou que, no fim de out­ubro, o gov­er­no fed­er­al pub­li­cou a Medi­da Pro­visória (MP) 1.191/2023, abrindo crédi­to extra­ordinário de R$ 259 mil­hões para o min­istério trans­ferir a municí­pios de todo o país recur­sos para inve­stirem em pro­je­tos de pro­teção e defe­sa civ­il e despe­sas urgentes e impre­visíveis, como as decor­rentes de calami­dades públi­cas. Emb­o­ra já este­ja em vig­or, a medi­da pre­cisa ser anal­isa­da pelo Con­gres­so Nacional, que tem 60 dias para rejeitar ou aprovar a pro­pos­ta e a con­tinuidade dos gas­tos.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Falta de chuvas deixa em alerta cidades da região metropolitana do Rio

Repro­dução: © Jef­fer­son Rudy/Agência Sena­do Cedae pede aos consumidores que usem água de forma equilibrada …