...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Entretenimento / Companhia de dança Itália faz primeira turnê no Brasil

Companhia de dança Itália faz primeira turnê no Brasil

Repro­dução: © Gio­van­ni Daniotti/Companhia de Dança Virgílio Sieni

Primeira apresentação será nesta terça-feira (8), às 19h, na UFF


Pub­li­ca­do em 07/08/2023 — 08:07 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Em sua primeira turnê pelo Brasil, a Com­pan­hia de Dança Virgílio Sieni, da Itália, pro­move nes­ta segun­da-feira (7), a par­tir das 15h, uma série de work­shops que envolvem não só atores e dançari­nos profis­sion­ais, mas tam­bém jovens de comu­nidades car­entes. Esse é o caso da Rocin­ha, comu­nidade da zona sul do Rio de Janeiro, onde a orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal Il Sor­riso dei miei Bim­bi (o Sor­riso das min­has Cri­anças), da ital­iana Bar­bara Olivi, tra­bal­ha des­de 1998 com pro­gra­mas soci­ais de edu­cação para cri­anças e jovens. 

A ofic­i­na será dada pelos bailar­i­nos da com­pan­hia na Bib­liote­ca Par­que da Rocin­ha e é volta­da para ado­les­centes de 13 a 18 anos de idade. O encon­tro “é pen­sa­do para esse grupo de meni­nos e meni­nas que já estu­dam dança”, disse a dire­to­ra do Insti­tu­to Ital­iano de Cul­tura do Rio de Janeiro (IIC-Rio), Livia Raponi, que traz a com­pan­hia ao país.

Com o títu­lo Prat­i­can­do a Democ­ra­cia do Cor­po, a série de ofic­i­nas visa a con­duzir os par­tic­i­pantes à descober­ta do gesto e das pos­si­bil­i­dades cria­ti­vas do cor­po em movi­men­to. A segun­da ofic­i­na ocor­rerá nes­ta terça-feira (8), no teatro do próprio IIC-Rio, às 10h. Poderão par­tic­i­par atores, dançari­nos, “mas tam­bém pes­soas apaixon­adas por dança e teatro. É mais aber­to a uma plateia vari­a­da em ter­mos de idade, de profis­são”. Pelo que ela e sua equipe pesquis­aram, Livia Raponi afir­mou que se tra­ta de exper­iên­cias imperdíveis. “Não é sim­ples­mente um lab­o­ratório de dança, mas tem todo um pen­sa­men­to, uma filosofia, uma visão de mun­do”. Tem que ter inter­esse para tra­bal­har com o cor­po e com gestos, acres­cen­tou. Ain­da há vagas.

O ter­ceiro work­shop será na Bib­liote­ca Par­que Estad­ual, no cen­tro da cap­i­tal flu­mi­nense, no dia seguinte (9), às 10h. O públi­co inscrito é proce­dente de esco­las e dança de todo o esta­do do Rio. Haverá mais uma ativi­dade na Rocin­ha, no dia 11, às 16h, volta­da para cri­anças de 8 a 11 anos de idade. O últi­mo lab­o­ratório ofer­e­ci­do pela com­pan­hia de dança ital­iana ocor­rerá no dia 17, na Uni­ver­si­dade Fed­er­al da Bahia (UFBA), que tem uma Fac­ul­dade de Dança.

Turnê

Nes­ta sua primeira viagem ao Brasil, o coreó­grafo Virgílio Sieni traz o espetácu­lo Solo Gold­berg Vari­a­tions, cri­a­do por ele a par­tir da músi­ca homôn­i­ma The Gold­berg Vari­a­tions, de Johann Sebas­t­ian Bach. Para ele, o Solo Gold­berg Vari­a­tions con­sti­tui “um man­i­festo, uma rep­re­sen­tação das fraque­zas, das imper­feições, a ten­são, as dobras e a poeira, algo que cor­ta o cor­po para dar à figu­ra algo que mostre a real­i­dade por meio do cor­po trag­icômi­co de pal­haço”.

Rio de Janeiro (RJ) - Em sua primeira turnê pelo Brasil, a Companhia de Dança Virgílio Sieni, da Itália, promove nesta segunda-feira (7), a partir das 15h, uma série de ‘workshops’ que envolvem não só atores e dançarinos profissionais, mas também jovens de comunidades carentes Foto: Giovanni Daniotti/Companhia de Dança Virgílio Sieni
Repro­dução: Rio de Janeiro — Com­pan­hia de Dança Virgílio Sieni, da Itália, pro­move série de work­shops que envolvem atores, dançari­nos profis­sion­ais e jovens de comu­nidades car­entes — Foto Gio­van­ni Daniotti/Companhia de Dança Virgílio Sieni

A turnê será aber­ta nes­ta terça-feira (8), às 19h, no Teatro da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF), situ­a­do em Niterói, região met­ro­pol­i­tana do Rio. Os ingres­sos cus­tam R$ 5 e podem ser adquiri­dos na bil­hete­ria do teatro ou no site https://www.guicheweb.com.br/pesquisa/centrodeartesuff. A turnê é pro­movi­da pelo IIC-Rio, em parce­ria com o Fes­ti­val Dança em Trân­si­to.

No pal­co, a músi­ca será exe­cu­ta­da, ao vivo pelo pianista Andrea Rebau­den­go, enquan­to os bailar­i­nos de Vir­gilio Sieni traduzem a prin­ci­pal mar­ca de sua arte core­ográ­fi­ca, que englo­ba a exper­i­men­tação do cor­po e as múlti­plas lin­gua­gens da dança. A apre­sen­tação em Niterói con­ta com apoio da Scuo­la di Cul­tura de Niterói e do Cen­tro das Artes UFF de Niterói.

No dia 10, às 20h, o espetácu­lo ocu­pará o Teatro Sesc Ceilân­dia, em Brasília. No dia 14, às 19h, a com­pan­hia se apre­sen­tará no Teatro do Insti­tu­to Ital­iano de Cul­tura do Rio de Janeiro; no dia 16, às 20h, o públi­co poderá assi­s­tir ao espetácu­lo no Teatro Fiesp/Sesi, em São Paulo (SP), com apoio do IIC-SP; encer­ran­do a turnê, a com­pan­hia se apre­sen­tará no dia 18, às 20h, na Esco­la de Dança da Uni­ver­si­dade Fed­er­al da Bahia, em Sal­vador.

Das cin­co apre­sen­tações que Virgílio Sieni fará no Brasil, três ocor­rerão den­tro do Fes­ti­val Dança em Trân­si­to (Brasília, São Paulo e Sal­vador). A apre­sen­tação no Rio de Janeiro con­ta com parce­ria da Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va. O retorno da com­pan­hia para a Itália está pre­vis­to para o dia 20 deste mês.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Falta de chuvas deixa em alerta cidades da região metropolitana do Rio

Repro­dução: © Jef­fer­son Rudy/Agência Sena­do Cedae pede aos consumidores que usem água de forma equilibrada …