...
sábado ,15 março 2025
Home / Noticias / Comporta é aberta para escoar água do centro de Porto Alegre

Comporta é aberta para escoar água do centro de Porto Alegre

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Medida facilita retorno de águas do Guaíba ao leito natural


Publicado em 17/05/2024 — 18:44 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

O Depar­ta­men­to Munic­i­pal de Água e Esgo­tos de Por­to Ale­gre (Demae) abriu na tarde des­ta sex­ta-feira (17) a com­por­ta número 3, da Aveni­da Mauá esquina com a rua Padre Tomé. A oper­ação durou cer­ca de 1 hora. O obje­ti­vo da ação é escoar água do cen­tro históri­co da cidade, local de con­cen­tração de comér­cio, ban­cos, museus e cen­tros cul­tur­ais, para que volte ao seu leito nat­ur­al do Guaí­ba.

A medi­da foi toma­da após análise téc­ni­ca que apon­ta redução de 40 cen­tímet­ros de vol­ume de água naque­le pon­to. Na man­hã des­ta sex­ta-feira, o Lago Guaí­ba esta­va no nív­el de 4,69 met­ros. A cota de inun­dação é de 3 met­ros. O nív­el recorde do lago foi reg­istra­do em 6 de maio, quan­do bateu a mar­ca históri­ca de 5,33 met­ros.

Em nota, o dire­tor-ger­al do Demae, Mau­rí­cio Loss, expli­cou que a aber­tu­ra da com­por­ta facil­i­tará o escoa­men­to da água e pos­si­bil­i­tará o aces­so às casas de bom­bas 17 e 18, no cen­tro da cidade, para retomar a oper­ação.

“Com a diminuição do nív­el do Guaí­ba, iden­ti­fi­camos uma difer­ença de 40 cm entre a água da Aveni­da Mauá em relação ao Cais, por isso con­seguimos abrir a com­por­ta e dar maior vazão ao fluxo”, expli­cou.

As com­por­tas foram fechadas em 2 de maio para con­ter o avanço das águas do Lago Guaí­ba que já inun­davam a cap­i­tal gaúcha. A medi­da foi toma­da dev­i­do a fal­has no sis­tema de con­tenção e de bombea­men­to plu­vial, des­de que as águas avançaram rumo ao cen­tro da cidade. Essa foi a maior enchente da história da cap­i­tal.

A oper­ação de aber­tu­ra do portão con­tou com um rebo­cador de navios, apoio da Guar­da Civ­il Met­ro­pol­i­tana de São Paulo e equipes do depar­ta­men­to munic­i­pal que admin­is­tra o trata­men­to de água e esgo­tos na cap­i­tal. O órgão infor­ma que segue mon­i­toran­do a aber­tu­ra de out­ras com­por­tas do Guaí­ba.

Limpeza

Nos pon­tos onde a água baixou e estão sec­os, a Prefeitu­ra de Por­to Ale­gre recol­heu 545 toneladas de resí­du­os diver­sos, entul­hos e lodo, de segun­da-feira (13) até esta sex­ta-feira. Soman­do-se às 365 toneladas da sem­ana ante­ri­or, são 910 toneladas cole­tadas. As oper­ações de limpeza seguirão com maior inten­si­dade após as águas do Guaí­ba baixarem no cen­tro da cidade, segun­do a prefeitu­ra.

Veja imagens do centro de Porto Alegre:

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …