...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Noticias / Concurso Unificado: candidatos saberão local de provas em 25 de abril

Concurso Unificado: candidatos saberão local de provas em 25 de abril

Repro­dução: © Arte/EBC

Cartão de confirmação será disponibilizado pela internet


Publicado em 11/04/2024 — 17:23 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Banner Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC

A min­is­tra da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI), Esther Dweck, disse, nes­ta quin­ta-feira (11), que a par­tir de 25 de abril, os 2,144 mil­hões de inscritos no Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CNPU) poderão ver no Cartão de Con­fir­mação de Inscrição o local onde farão as provas nos perío­dos da man­hã e tarde. A pro­va está mar­ca­da para o dia 5 de maio.

O Cartão de Con­fir­mação de Inscrição será disponi­bi­liza­do online, pela plataformGov.br., na pági­na do can­dida­to, pela Fun­dação Ces­granrio, a ban­ca orga­ni­zado­ra. O doc­u­men­to indi­vid­ual, com número de Inscrição, com­pro­va a reg­u­lar­i­dade da inscrição do can­dida­to que pagou a taxa de inscrição.  Ao acessá-lo, o can­dida­to poderá ter infor­mações como endereço do local e número da sala onde serão apli­cadas as provas, horário de aber­tu­ra e fechamen­to dos portões; ori­en­tações gerais para a real­iza­ção das avali­ações; e dados sobre trata­men­to difer­en­ci­a­do para real­iza­ção das provas, como questão de aces­si­bil­i­dade, para pes­soas com defi­ciên­cia (PcD). O cartão de inscrição não será envi­a­do para a casa dos can­didatos.

As declar­ações da min­is­tra foram dadas em entre­vista ao pro­gra­ma Bom Dia, Min­is­tra, pro­duzi­do pelo Canal Gov, da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), nes­ta quin­ta-feira (11). “É super­im­por­tante que as pes­soas não deix­em para a últi­ma hora para ver isso, para que elas pos­sam saber onde vão faz­er a pro­va. Se elas ain­da não con­hecem o local, a gente recomen­da que vá antes para con­hecer, ver como é que chega, quan­to tem­po demo­ra de casa.” ressalta a min­is­tra.

“O mais impor­tante é chegar cedo para não ter aque­la cena de Indi­ana Jones e ter que se jog­ar embaixo do portão”, recomen­da aos can­didatos a min­is­tra do MGI, Esther Dweck.

Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, véspera do con­cur­so, a Ces­granrio prestará atendi­men­to aos can­didatos com dúvi­das sobre os locais de provas, vagas reser­vadas ou trata­men­to difer­en­ci­a­do durante a apli­cação das avali­ações, entre out­ras situ­ações.

Localidades

Ao todo, 228 municí­pios espal­ha­dos em todos os esta­dos, mais o Dis­tri­to Fed­er­al, vão sedi­ar as provas do cer­tame. Foram sele­cionadas cidades com mais de 100 mil habi­tantes. O local escrito no cartão do can­dida­to deve ser o mes­mo escol­hi­do a no ato de inscrição. Em caso de erro na iden­ti­fi­cação da cidade, a min­is­tra ori­en­ta a comu­ni­cação ime­di­a­ta do prob­le­ma à empre­sa con­trata­da para orga­ni­zar o con­cur­so para que a local­i­dade seja cor­rigi­da.

A min­is­tra aler­ta, no entan­to, que a cidade escol­hi­da não poderá ser alter­a­da e brin­cou. “Por con­ta do show da Madon­na, tem gente queren­do faz­er a pro­va no Rio. Quem não escol­heu o Rio, não vai poder tro­car para faz­er a pro­va lá, no domin­go. Então, tem que faz­er no local onde escol­heu. Só pode cor­ri­gir, caso o local que ela escol­heu não seja o que este­ja lá. Mas, isso não tende a acon­te­cer”.

Se, em 25 de abril, por­tan­to, dez dias antes da real­iza­ção das provas do CNPU, algum can­dida­to não con­seguir aces­sar o Cartão de Con­fir­mação de Inscrição, a ori­en­tação do min­istério é que entre em con­ta­to, com bre­v­i­dade, dire­ta­mente com a Fun­dação Ces­granrio por e‑mail ([email protected] ) ou pelo tele­fone de suporte das 9h às 17h: 0800 701 2028.

Logística a segurança

Durante a entre­vista, a min­is­tra ain­da desta­cou o apoio de inteligên­cia, logís­ti­co e de segu­rança para a efe­ti­va real­iza­ção das provas do chama­do Enem dos Con­cur­sos.

Os pro­ced­i­men­tos de orga­ni­za­ção e segu­rança do con­cur­so unifi­ca­do serão pare­ci­dos com os ado­ta­dos durante a apli­cação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem).

O esque­ma de segu­rança foi elab­o­ra­do pela Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin) e con­tará com o acom­pan­hamen­to opera­cional do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, por meio da das Polí­cias Fed­er­al (PF) e Rodoviária Fed­er­al (PRF), Força Nacional, da Casa Civ­il da Presidên­cia da Repúbli­ca, além dos órgãos locais das sec­re­tarias estad­u­ais de segu­rança públi­ca, como as polí­cias mil­i­tar, civ­il e do cor­po de bombeiros.

Em alguns locais, haverá detec­tores de met­al e de pon­tos eletrôni­cos, que têm uso proibido durante as provas, sob pena de prisão do can­dida­to que come­ter a irreg­u­lar­i­dade. Durante a real­iza­ção do con­cur­so, a orga­ni­za­ção recol­herá, em sala, a bio­me­tria de todos os can­didatos para garan­tir evi­tar fraudes.

A pre­visão da orga­ni­za­ção do con­cur­so é de que a dis­tribuição dos cader­nos de provas obje­ti­vas,  dis­cur­si­va e de redação seja ini­ci­a­da com 48 horas de ante­cedên­cia às provas.

O proces­so de dis­tribuição das provas do cer­tame con­tará com o apoio dos Cor­reios.  A vig­ilân­cia dos cader­nos de provas ocor­rerá durante a guar­da do mate­r­i­al, entre­ga nas salas de provas, até a devolução à Ces­granrio para a cor­reção.

Concurso unificado

O Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do tem 2,144 mil­hões de inscritos con­fir­ma­dos (pagantes e isen­tos). As mul­heres são maio­r­ia dos can­didatos, 56%.

Jun­tos, todos os can­didatos dis­putarão 6.640 vagas em 21 órgãos fed­erais. A remu­ner­ação ini­cial é de até R$ 22,9 mil.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …