...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Concurso unificado: capitais montam esquema especial de trânsito

Concurso unificado: capitais montam esquema especial de trânsito

Repro­dução: © Arte/EBC

Provas serão aplicadas em 228 municípios de todos os estados


Publicado em 17/08/2024 — 18:22 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Diver­sas cidades que rece­berão o Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU), neste domin­go (18), mon­taram esque­ma espe­cial de trân­si­to e trans­porte públi­co para aten­der aos par­tic­i­pantes do cer­tame. As provas serão apli­cadas em dois turnos, em 228 municí­pios de todos os esta­dos brasileiros, para mais de 2,1 mil­hões de inscritos.

Os portões dos 3.563 locais de pro­va irão abrir e fechar, respec­ti­va­mente, às 7h30 e 8h30, no horário de Brasília. O iní­cio da apli­cação está mar­ca­do para 9h, com duração de duas horas e 30 min­u­tos. No turno ves­per­ti­no, os can­didatos poderão entrar nos locais entre 13h e 14h, com iní­cio das provas às 14h30. A pro­va terá duração de três horas e 30 min­u­tos.

Os par­tic­i­pantes que prestarão as provas em locais com fuso horário difer­ente do de Brasília, dev­erão seguir o horário ofi­cial.

Não será per­mi­ti­da a entra­da de can­didatos antes do horário de aber­tu­ra, nem após o horário de fechamen­to dos portões. O Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) recomen­da ao can­dida­to chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de ante­cedên­cia para o iní­cio de cada turno de provas.

Brasília

Por isso, a Sec­re­taria de Trans­porte e Mobil­i­dade (Semob) do gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al deter­mi­nou reforço no trans­porte públi­co cole­ti­vo. As empre­sas dev­erão oper­ar as lin­has com pro­gra­mação de via­gens de dias úteis, obser­van­do os horários das ativi­dades do con­cur­so, des­de a chega­da da equipe de coor­de­nação aos locais de real­iza­ção das provas até o tér­mi­no.

Ao todo, mais de 195,7 mil inscritos vão faz­er os exam­es do CPNU em várias regiões da cap­i­tal fed­er­al.

A Semob autor­i­zou, ain­da, o remane­ja­men­to de ônibus das lin­has menos uti­lizadas, para aten­der às deman­das pon­tu­ais dos serviços com maior procu­ra, de for­ma a ade­quar a ofer­ta de via­gens às neces­si­dades dos can­didatos que farão os exam­es.

Já as lin­has do trans­porte cole­ti­vo que aten­dem as regiões onde não há locais de provas – como a Esplana­da dos Min­istérios, os setores de Indús­tria e Abastec­i­men­to (SIA) e de Armazenagem e Abastec­i­men­to Norte (Saan) e o Lago Sul, via Aero­por­to – per­manecem com os horários usual­mente feitos aos domin­gos.

São Paulo

Na cap­i­tal paulista, a Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego (CET) sus­pendeu a Ciclo­faixa de Laz­er neste domin­go (18), que são as áreas exclu­si­vas para bici­cle­tas que fun­cionam aos domin­gos e feri­ados, das 7h às 16h, em avenidas especí­fi­cas da cidade. A medi­da visa facil­i­tar o deslo­ca­men­to dos can­didatos, deixan­do o tráfego livre para ônibus e veícu­los.

As equipes da CET irão mon­i­torar os prin­ci­pais corre­dores da cidade para garan­tir as condições de segu­rança aos pedestres e flu­idez no trân­si­to, além de agilizar a remoção de inter­fer­ên­cias, a fis­cal­iza­ção em áreas de embar­que e desem­bar­que, a ori­en­tação da trav­es­sia de pedestres e a oper­ação de semá­foros.

A cidade de São Paulo tem 86,9 mil inscritos no con­cur­so.

Obras de manutenção nos trens da CPTM vão impactar pon­tual­mente o serviço aman­hã em algu­mas lin­has e platafor­mas. As alter­ações estão disponíveis na pági­na da empre­sa, entre elas as lin­has 10-Turque­sa, 7‑Rubi e 11-Coral. A CPTM afir­ma que man­terá trens de pron­tidão para aten­der even­tu­al aumen­to de fluxo para aten­der aos can­didatos do CPNU.

Todas as lin­has oper­adas pelo Metrô (1‑Azul, 2‑Verde, 3‑Vermelha e 15-Pra­ta) terão um aumen­to na fro­ta em cir­cu­lação, com­para­do a um domin­go comum. Além dis­so, trens reser­vas estarão de pron­tidão para entrar em oper­ação ime­di­ata­mente, caso o Cen­tro de Con­t­role Opera­cional, que mon­i­to­ra as lin­has em tem­po real, iden­ti­fique qual­quer neces­si­dade opera­cional.

A Lin­ha 4‑Amarela, oper­a­da pela ViaQua­tro, fun­cionará nor­mal­mente. Uma inter­rupção no tra­je­to tin­ha sido anun­ci­a­da para este domin­go, para escav­ação da Lin­ha 6‑Laranja pela empre­sa Lin­haU­ni, mas foi adi­a­da.

De acor­do com a ViaMo­bil­i­dade, em razão de manutenções pro­gra­madas, a Lin­ha 9‑Esmeralda terá inter­va­lo de 20 min­u­tos entre as estações Juru­batu­ba e Mendes-Vila Natal, das 7h às 17h. Já entre as estações Osas­co e Juru­batu­ba o inter­va­lo será de 10 min­u­tos. As lin­has 8‑Diamante de trens e 5‑Lilás do metrô fun­cionarão nor­mal­mente.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, 125,5 mil pes­soas devem faz­er as provas. De acor­do com a Fun­dação Ces­granrio, insti­tu­ição respon­sáv­el pela orga­ni­za­ção do con­cur­so, os prin­ci­pais pon­tos de con­cen­tração de can­didatos no municí­pio serão os bair­ros de Bon­suces­so, do Mara­canã, da Tiju­ca, do cen­tro, de Botafo­go e da Gávea. Haverá oper­ação espe­cial de trân­si­to para essas regiões, orga­ni­za­da pela Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego (CET), com o apoio da Guar­da Munic­i­pal, para ori­en­tar o fluxo de veícu­los e pedestres, bem como reprim­ir o esta­ciona­men­to irreg­u­lar.

Serão feitas inter­dições em algu­mas vias da zona sul e do cen­tro para real­iza­ção da Meia Mara­tona Inter­na­cional do Rio, com larga­da a par­tir das 6h40. Os corre­dores vão per­cor­rer a Av. Vieira Souto, Rua Fran­cis­co Ota­viano, Av. Atlân­ti­ca, Av. Prince­sa Isabel, Ensea­da de Botafo­go (duas voltas), Ater­ro do Fla­men­go, Av. Gen­er­al Jus­to e Av. Alfred Agache, onde farão o retorno para o Ater­ro. O tér­mi­no da pro­va será no Ater­ro do Fla­men­go, na altura da Praça Cuauhte­moc.

Além das inter­dições, a CET aler­ta para a mudança da mão de direção da Av. Joaquim Nabu­co, em Copaca­bana.

Para facil­i­tar o deslo­ca­men­to de can­didatos, o trans­porte cole­ti­vo tam­bém terá reforço. Os ônibus munic­i­pais, BRTs e VLTs, assim como metrô, trens, bar­cas e ônibus inter­mu­nic­i­pais, vão fun­cionar em esque­ma difer­en­ci­a­do, com horários extras, inter­va­l­os menores e fro­ta ampli­a­da, segun­do as con­ces­sionárias respon­sáveis por ess­es serviços.

A con­ces­sionária MetrôRio infor­mou que o horário de aber­tu­ra de todas as estações será ante­ci­pa­do para as 6h30, meia hora antes do iní­cio das oper­ações aos domin­gos. O fechamen­to ocor­rerá às 23h, seguin­do o fun­ciona­men­to nor­mal do dia. A Lin­ha 2 vai oper­ar entre a Pavu­na e Botafo­go, e a trans­fer­ên­cia entre as lin­has 1 e 2 poderá ser fei­ta no tre­cho entre as estações Cen­tral do Brasil e Botafo­go.

Os trens da Super­Via seguirão a grade horária de sába­do, com mais via­gens e inter­va­l­os médios reduzi­dos. Já a con­ces­sionária de Veícu­los Leves sobre Tril­hos (VLT Car­i­o­ca) infor­ma que vai oper­ar das 5h às 14h, com inter­va­l­os espe­ci­ais de 12 min­u­tos na lin­ha 1 (Ter­mi­nal Gen­tileza-San­tos Dumont). Nas demais lin­has (2 – Pra­ia For­mosa-Praça XV; 3 – Cen­tral-San­tos Dumont; e 4 – Ter­mi­nal Gen­tileza-Praça XV), as via­gens ocor­rerão com os inter­va­l­os prat­i­ca­dos aos domin­gos: de 12 a 20 min­u­tos nas lin­has 3 e 4 e de até uma hora na lin­ha 2.

Porto Alegre

Na cap­i­tal gaúcha, a Empre­sa Públi­ca de Trans­porte e Cir­cu­lação (EPTC) recomen­da que os 37,5 mil can­didatos inscritos antecipem seus deslo­ca­men­tos. Agentes estarão mon­i­toran­do o trân­si­to nos prin­ci­pais pon­tos a par­tir das 6h.

Os locais com maior con­cen­tração de inscritos, como PUC-RS, Fapa e Unirit­ter, terão reforço nas seguintes lin­has de ônibus:

- Unirit­ter: 263.1 — Orfanotrófio/Jardim Medi­aneira e 263.2 — Orfanotrófio/Azenha terá reforço de seis via­gens (três por sen­ti­do) nos horários 6h55; 7h35; 12h45 (Bairro/Centro) e 11h40; 12h40; 18h (Centro/Bairro).

- Fapa: 656 — Pas­so das Pedras/Fapa, na Zona Norte, oper­ará nor­mal­mente aos domin­gos. Além dis­so, as lin­has 494.4 — Rubem Berta/Jardim Ypu e 495.1 — Manoel Elias/Morro San­tana con­tin­uarão com seus tra­je­tos habit­u­ais pela Pro­tá­sio Alves; e 491 — Pas­so Dornelles/Vila Safi­ra terá seu itin­erário desvi­a­do no sen­ti­do Centro/Bairro, seguin­do pela Pro­tá­sio Alves, Manoel Elias e 6 de Novem­bro.

- PUC-RS: 343 — Campus/Ipiranga, 353 — Ipiranga/Puc/Ufrgs; T1 — Trans­ver­sal 1; T4 — Trans­ver­sal 4; T9 – Puc e via Ben­to. Haverá reforço nas lin­has T12, T12A, T1, T4, 353 e 343 com via­gens extras; — 397 – Bon­suces­so; 398 – Pin­heiro; 398.4 — Pin­heiro via Viçosa; 394.6 — Q. do Portal/Mapa até Sal­ga­do Fil­ho; lin­has 344 – San­ta Maria; 361 — Cefer e 375 – Agrono­mia aces­sam o cam­pus da Puc pela aveni­da Ben­to Gonçalves.

Salvador

A Sec­re­taria de Mobil­i­dade Urbana (Semob) de Sal­vador infor­mou que serão disponi­bi­liza­dos 34 veícu­los de fro­ta reg­u­lado­ra, das 6h às 19h deste domin­go. Os ônibus estarão dis­tribuí­dos entre as estações da Lapa, Mus­su­run­ga, Pira­já, Águas Claras e Ter­mi­nal Aces­so Norte, à dis­posição da equipe de fis­cal­iza­ção, e poderão ser uti­liza­dos caso seja iden­ti­fi­ca­da uma maior deman­da.

Equipes da sec­re­taria tam­bém estarão em locais estratégi­cos para ori­en­tar os usuários. São 67,1 mil inscritos para faz­er a pro­va na cap­i­tal baiana.

Para quem vai dirigin­do, a Super­in­tendên­cia de Trân­si­to de Sal­vador (Transal­vador) tem um painel com a situ­ação das prin­ci­pais vias.

Natal

Na cap­i­tal potiguar, 27,6 mil pes­soas dev­erão par­tic­i­par do con­cur­so. Para aten­der à deman­da, 34 lin­has de ônibus terão reforço e realizarão 604 via­gens ao lon­go do dia. A Sec­re­taria Munic­i­pal de Mobil­i­dade Urbana mon­tou um quadro com os horários espe­ci­ais e itin­erários.

A fis­cal­iza­ção de trân­si­to terá o reforço de 30 agentes em todos os turnos, posi­ciona­dos em pon­tos estratégi­cos da cidade para ori­en­tar motoris­tas e facil­i­tar o aces­so dos can­didatos aos locais de pro­va.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …