...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Concurso unificado: Força Nacional vai reforçar segurança em 8 estados

Concurso unificado: Força Nacional vai reforçar segurança em 8 estados

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Provas serão aplicadas no próximo domingo (18)


Publicado em 14/08/2024 — 17:51 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Ricar­do Lewandows­ki, autor­i­zou, nes­ta quar­ta-feira (14), o uso da Força Nacional de Segu­rança Públi­ca (FNSP) em ação de apoio à apli­cação das provas do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU), no próx­i­mo domin­go (18). As por­tarias com as autor­iza­ções para emprego do efe­ti­vo em Roraima, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso foram pub­li­cadas no Diário Ofi­cial da União.

Com a decisão, até o momen­to, a Força Nacional de Segu­rança Públi­ca, coor­de­na­da pelo Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, atu­ará em oito esta­dos brasileiros. À Agên­cia Brasil, a pas­ta infor­mou que a Força Nacional já rece­beu a autor­iza­ção dos gov­er­nos estad­u­ais para apoiar o Min­istério da Gestão e Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) na segu­rança e logís­ti­ca do cer­tame no Ama­zonas, Mato Grosso do Sul, Maran­hão, Pará e Rio de Janeiro, além de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Roraima.

O esque­ma de segu­rança ness­es oito esta­dos con­tará com 135 agentes da Força Nacional, além de 450 servi­dores dos cen­tros coor­de­na­dos pela Sec­re­taria Nacional de Segu­rança Públi­ca (Senasp), 700 da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF), 500 da Polí­cia Fed­er­al (PF) e 100 da Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin), num total de 1.885 servi­dores.

Nos demais esta­dos, o Min­istério da Justiça expli­cou que as trata­ti­vas com os gov­er­nadores para rece­ber a Força Nacional estão em anda­men­to.

Atuação

O emprego da Força Nacional de Segu­rança Públi­ca em apoio à real­iza­ção do CPNU ocorre sob coor­de­nação da Polí­cia Fed­er­al, em artic­u­lação com os órgãos de segu­rança públi­ca estad­u­ais. As equipes da Força Nacional per­manecerão nos esta­dos de sex­ta (16), ou seja, antes da data de real­iza­ção das provas; e per­manecerão até segun­da-feira (19), após a real­iza­ção do cer­tame. O número de pes­soas des­ti­na­do a cada uma dessas local­i­dades obe­dece ao plane­ja­men­to definido pela Sec­re­taria Nacional de Segu­rança Públi­ca, do min­istério.

Localidades

No Rio de Janeiro, a FNSP já está em oper­ação e tem ofer­e­ci­do suporte nas ações de segu­rança de órgãos estad­u­ais e fed­erais, como a Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF), a Polí­cia Fed­er­al (PF) e a Polí­cia Mil­i­tar flu­mi­nense. No Ama­zonas, os municí­pios aten­di­dos são Tabatin­ga, Coari, Lábrea, Tefé e São Gabriel da Cachoeira. Em Mato Grosso do Sul, a ação ocor­rerá em Corum­bá.

No Pará, cin­co municí­pios con­tarão com a pre­sença de equipes da FNSP para for­t­ale­cer o ambi­ente de segu­rança para a apli­cação das provas do CPNU: São Félix do Xin­gu, Orix­im­iná, San­tana do Aragua­ia, Monte Ale­gre e Redenção. Nas demais unidades fed­er­a­ti­vas – Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Sul e Maran­hão – as tropas da Força Nacional reforçarão a segu­rança em todo o esta­do, no mes­mo perío­do.

Força Nacional

Cri­a­da há 20 anos, a Força Nacional de Segu­rança Públi­ca está pre­sente em várias regiões do Brasil. O efe­ti­vo é com­pos­to por bombeiros, poli­ci­ais civis, mil­itares e per­i­tos. O emprego plane­ja­do da Força Nacional nos esta­dos é autor­iza­do somente pelo min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca.

A Força Nacional atua no auxílio às ações de inteligên­cia rela­cionadas às ativi­dades para preser­var a ordem públi­ca e a segu­rança de pes­soas e do patrimônio e, tam­bém, no apoio à pro­teção de indi­ví­du­os, gru­pos e órgãos da sociedade que pro­movam e pro­te­jam os dire­itos humanos e as liber­dades fun­da­men­tais.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …