...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Concurso Unificado: saiba o que pode ou não levar para a prova

Concurso Unificado: saiba o que pode ou não levar para a prova

Repro­dução: © Joel Rodrigues/Agência Brasil

Documento com foto e caneta preta são itens obrigatórios


Publicado em 17/08/2024 — 11:31 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU) será real­iza­do neste domin­go (18), em dois turnos, em 228 municí­pios de todos os esta­dos brasileiros. Os mais de 2,1 mil­hões de inscritos dis­putam 6.640 vagas em 21 órgãos da admin­is­tração públi­ca fed­er­al, no maior con­cur­so públi­co já real­iza­do no país.

Para evi­tar transtornos para os can­didatos no momen­to das provas, con­fi­ra as ori­en­tações do Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) sobre o que pode levar e o que é proibido no dia da apli­cação das provas.

Cartão de Con­fir­mação: ape­sar de não ser obri­gatório, o Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) recomen­da levar o cartão de con­fir­mação de inscrição, porque é nele que con­s­ta o local de pro­va. O doc­u­men­to está disponív­el na área do can­dida­to, com  login com o CPF e sen­ha cadastra­dos na con­ta no por­tal Úni­co do gov­er­no fed­er­al, o Gov.br. O cartão traz, entre out­ras infor­mações, o número de inscrição, data, hora, número de sala  de pro­va, além de reg­is­trar se a pes­soa inscri­ta terá dire­ito a atendi­men­to espe­cial­iza­do, como para pes­soas com defi­ciên­cia, ges­tantes e lac­tantes ou trata­men­to pelo nome social, se for o caso. O can­dida­to não poderá faz­er ano­tações no cartão ou man­tê-lo sobre a mesa durante a pro­va.

Doc­u­men­tos: É obri­gatória a iden­ti­fi­cação com o doc­u­men­to de iden­ti­dade orig­i­nal com foto, sejam físi­cos ou dig­i­tais. Estes últi­mos (CNH dig­i­tal, RG Dig­i­tal e E‑Título) pre­cis­arão estar nos respec­tivos aplica­tivos de doc­u­men­tos dig­i­tais down­load dos aplica­tivos. Por isso, é impor­tante que já ten­ha o aplica­ti­vo baix­a­do e com o fun­ciona­men­to dev­i­da­mente tes­ta­do, para acessá-lo mes­mo sem inter­net no momen­to da iden­ti­fi­cação na entra­da da sala onde fará a pro­va do cer­tame.

Entre doc­u­men­tos físi­cos aceitos, estão carteiras de iden­ti­dade emi­tas pelas Sec­re­tarias de Segu­rança Públi­ca dos esta­dos, Carteira Nacional de Habil­i­tação (CNH) com foto, carteira de tra­bal­ho, pas­s­aporte brasileiro e out­ros pre­vis­tos nos edi­tais do cer­tame.

As cópias de doc­u­men­tos, mes­mo aut­en­ti­cadas por cartórios não serão per­mi­ti­das, nem fotos do doc­u­men­to, mes­mo que este­jam na gale­ria de fotos do celu­lar. Não serão aceitos tam­bém: reg­istro civ­il de nasci­men­to, títu­lo de eleitor (impres­so ou sem foto), Cadas­tro de Pes­soa Físi­ca (CPF), carteira de estu­dante, Reg­istro Admin­is­tra­ti­vo de Nasci­men­to Indí­ge­na (Rani), pro­to­co­lo do doc­u­men­to de iden­ti­dade, além de doc­u­men­tos ilegíveis, não iden­ti­ficáveis e/ou dan­i­fi­ca­dos.

Cane­ta pre­ta: O can­dida­to deve levar cane­ta pre­ta de mate­r­i­al trans­par­ente para usar no dia das provas. Não serão forneci­das cane­tas, e não será per­mi­ti­do se comu­nicar para pedir mate­r­i­al durante as provas. Por isso, é recomen­da­do levar mais de uma cane­ta reser­va. Cane­ta azul, lápis, bor­racha e out­ros mate­ri­ais não podem per­manecer na mesa do can­dida­to durante a pro­va.

Ali­men­tação: os inscritos podem levar  ali­men­tos e água no dia da pro­va. As comi­das devem estar em embal­a­gens intac­tas e lacradas e as gar­rafas de água pre­cisam ser trans­par­entes.

Eletrôni­cos: con­forme o edi­tal do cer­tame, o can­dida­to será elim­i­na­do se for con­stata­do, durante as provas, o porte e/ou o uso de apar­el­hos sonoros, fono­grá­fi­cos, de comu­ni­cação ou de reg­istro, eletrôni­cos ou não, como: agen­das eletrôni­cas e sim­i­lares, gravadores, pen­drive, MP3 play­er ou sim­i­lar, fones de ouvi­do, chaves com alarme ou com qual­quer out­ro com­po­nente eletrôni­co. E ain­da, reló­gios de qual­quer natureza, tele­fones celu­lares, micro­com­puta­dores portáteis e/ou sim­i­lares.

Comu­ni­cação: os can­didatos tam­bém serão elim­i­na­dos do con­cur­so se forem sur­preen­di­dos, durante as provas, em qual­quer tipo de comu­ni­cação com out­ro can­dida­to ou usan­do cal­cu­lado­ras ou sim­i­lares, livros, códi­gos, man­u­ais, apos­ti­las, impres­sos ou ano­tações.

Roupas e acessórios: A dica do Man­u­al do Can­dida­to é que o par­tic­i­pante use roupas e sap­atos con­fortáveis no dia da pro­va, pois serão dois turnos de apli­cação em que o can­dida­to ficará sen­ta­do por lon­go perío­do de tem­po e os can­didatos per­manecerão sen­ta­dos por um lon­go perío­do. Não será per­mi­ti­do o uso de reló­gio. É proibido tam­bém o uso de ócu­los escuros, chapéu, boné, gor­ro e pro­te­tores auric­u­lares.

Enve­lope para per­tences: depois de se iden­ti­ficar para o fis­cal de pro­va, na entra­da da sala, é obri­gatório desli­gar o celu­lar e out­ros  apar­el­hos eletrôni­cos e guardá-los no enve­lope que será entregue. A empre­sa apli­cado­ra do con­cur­so, Fun­dação Ces­granrio, fornecerá  envelopes, que devem ser iden­ti­fi­ca­dos e lacra­dos, antes de o can­dida­to se diri­gir à carteira onde fará a pro­va. O enve­lope  dev­erá ser guarda­dos embaixo da cadeira. Os can­didatos só poderão abrir os envelopes com seus per­tences e lig­ar o apar­el­ho celu­lar quan­do tiverem saí­do dos locais de pro­va.

Horários: Os portões dos 3.563 locais de pro­va irão abrir e fechar, respec­ti­va­mente, às 7h30 e 8h30, no horário de Brasília. O iní­cio da apli­cação está mar­ca­do para 9h. E a pro­va terá duração de duas horas e 30 min­u­tos.

No turno ves­per­ti­no, os can­didatos poderão entrar nos locais de pro­va entre 13h e 14h e dev­erão retomar o con­cur­so em 14h30. A pro­va terá duração de três horas e 30 min­u­tos.

Os par­tic­i­pantes que prestarão as provas em locais com fuso horário difer­ente do de Brasília, dev­erão seguir o horário ofi­cial.

Não será per­mi­ti­da a entra­da de can­didatos antes do horário de aber­tu­ra, nem após o horário de fechamen­to dos portões. O MGI recomen­da ao can­dida­to chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de ante­cedên­cia para o iní­cio de cada turno de provas.

Tem­po de per­manên­cia: O tem­po mín­i­mo de per­manên­cia nos locais de provas, em ambos os turnos, é de duas horas. Caso ter­mine antes do tem­po, aproveite para revis­ar as questões. Caso o can­dida­to saia antes, será elim­i­na­do do con­cur­so.

Provas: Os can­didatos prestarão as provas obje­ti­vas, a dis­ser­ta­ti­va e a redação, para can­didatos de nív­el médio, no mes­mo dia, 18 de agos­to.

Para car­gos de nív­el médio (blo­co 8) são 60 questões nas provas obje­ti­vas (múlti­pla escol­ha), cada uma com cin­co alter­na­ti­vas (A; B; C; D; E) e uma úni­ca respos­ta cor­re­ta. As questões estarão dis­tribuí­das assim: 15 questões de lín­gua por­tugue­sa; 15 de noções de dire­ito; 15 de matemáti­ca e out­ras 15 de real­i­dade brasileira. A pro­va dis­cur­si­va para nív­el médio será uma redação que vale 100 pon­tos. A redação é elim­i­natória e clas­si­fi­catória e valerá 100 pon­tos. Os can­didatos não podem tirar zero na redação.

Já os car­gos de nív­el supe­ri­or, dos blo­cos 1 a 7, as provas obje­ti­vas terão de 70 questões de múlti­pla escol­ha, divi­di­das entre 20 questões de con­hec­i­men­tos gerais, de caráter elim­i­natório e clas­si­fi­catório, e mais 50 questões de con­hec­i­men­tos especí­fi­cos. Já a pro­va dis­cur­si­va será especí­fi­ca por blo­co temáti­co e abor­dará o con­teú­do rela­ciona­do à área de con­cor­rên­cia. Esta pro­va dis­cur­si­va do con­cur­so unifi­ca­do tam­bém valerá 100 pon­tos.

Cader­no de provas: Para reforçar a segu­rança do chama­do Enem dos Con­cur­sos, os can­didatos não poderão levar o cader­no de provas em nen­hum dos turnos.  Quem aguardar até os últi­mos 30 min­u­tos de pro­va, na parte da man­hã e da tarde, rece­berá dos fis­cais de sala uma fol­ha para ano­tar suas respostas, em cada turno, e poderá levá-la con­si­go no fim da apli­cação da pro­va, no turno ves­per­ti­no.

Para mais infor­mações, acesse a pági­na ofi­cial do Con­cur­so Nacional.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …