...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Noticias / Concurso vai definir projeto de novo museu da Marinha no Rio

Concurso vai definir projeto de novo museu da Marinha no Rio

praca_maua

Repro­dução: © Ake­mi Nitahara/Agência Brasil

Instituição será na área central, próxima à Praça XV e à Praça Mauá


Pub­li­ca­do em 07/06/2021 — 05:57 Por Vladimir Platonow Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A cidade do Rio dev­erá gan­har um novo museu volta­do exclu­si­va­mente para sua relação com o mar. A insti­tu­ição será cri­a­da a par­tir de um pro­je­to, que será escol­hi­do pela Mar­in­ha e pelo Insti­tu­to de Arquite­tos do Brasil (IAB), a par­tir des­ta segun­da-feira (7), quan­do serão anun­ci­a­dos os detal­h­es do con­cur­so.

O museu será con­struí­do no Espaço Cul­tur­al da Mar­in­ha, local­iza­do na área cen­tral do Rio, à beira-mar, próx­i­mo à Praça XV. A cri­ação do Museu Marí­ti­mo do Brasil vai estim­u­lar o con­hec­i­men­to sobre a história marí­ti­ma que está intrin­se­ca­mente lig­a­da à for­mação do país, sendo este um dos seus con­ceitos definidores e ten­do a brasil­i­dade como obje­to fun­da­men­tal para difer­en­ciá-lo de out­ros museus marí­ti­mos ao redor do mun­do.

Out­ra final­i­dade con­ceitu­al diz respeito ao mar e aos rios como instân­cias cul­tur­ais, sim­bóli­cas e míti­cas, na con­vergên­cia de uma sociedade marí­ti­ma brasileira que car­rega diver­sas ori­gens. A local­iza­ção do museu, na orla do Rio, enfa­ti­za aspec­tos rel­e­vantes da for­mação da vocação marí­ti­ma nacional.

O espaço fará parte de um com­plexo de museus e cen­tros cul­tur­ais exis­tentes no Cen­tro do Rio, como o Museu Históri­co Nacional, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Aman­hã, o Cen­tro Cul­tur­al do Ban­co do Brasil e a Casa França-Brasil.

Por meio do Con­cur­so de Pro­je­to, pre­tende-se obter uma pro­pos­ta arquitetôni­ca ino­vado­ra, que afirme a excelên­cia da arquite­tu­ra con­tem­porânea brasileira e agregue val­or tan­to à insti­tu­ição quan­to ao entorno urbano onde ela estará inseri­da. Além do museu pro­pri­a­mente dito, haverá tam­bém um auditório, um restau­rante e uma cafe­te­ria, disponíveis para vis­i­tantes e para a pop­u­lação em ger­al.

O espaço está local­iza­do entre a Praça XV e a Praça Mauá, onde exis­tiu, no sécu­lo XIX, a Doca da Alfân­de­ga. O píer do Espaço Cul­tur­al da Mar­in­ha, sobre o qual o Museu Marí­ti­mo será ergui­do, pas­sou por restau­rações estru­tu­rais entre 2017 e 2020. A edi­fi­cação atu­al, inau­gu­ra­da em 1996, fun­cio­nou como museu por cer­ca de duas décadas, ten­do sido des­fig­u­ra­da inter­na­mente dev­i­do às obras de recu­per­ação do píer. O local está pron­to para rece­ber um novo pré­dio, que aten­da às exigên­cias de um museu no sécu­lo XXI.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …