...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Educação / Conferência no DF vai orientar plano de educação, diz ministro

Conferência no DF vai orientar plano de educação, diz ministro

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Sociedade civil discutirá o setor em evento até o dia 30 de janeiro


Pub­li­ca­do em 28/01/2024 — 22:01 Por Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, par­ticipou da aber­tu­ra da Con­fer­ên­cia Nacional de Edu­cação, em Brasília (DF), neste domin­go (28). Ele desta­cou que o doc­u­men­to a ser elab­o­ra­do até o dia 30 vai ori­en­tar o plano de edu­cação a ser entregue como pro­je­to de lei ao Con­gres­so Nacional.

O even­to con­ta, ao lon­go das dis­cussões, com cer­ca de 2,5 mil pes­soas, incluin­do rep­re­sen­tantes de vários seg­men­tos edu­ca­cionais e setores soci­ais, além de enti­dades que atu­am na edu­cação.

Con­fi­ra a pro­gra­mação do even­to no link.

Na aber­tu­ra do even­to, diante de estu­dantes, profis­sion­ais e rep­re­sen­tantes de enti­dades de todo o país, enu­mer­ou as difi­cul­dades que o gov­er­no encon­trou no iní­cio de 2023 no cam­po da edu­cação e quais foram as ações imple­men­tadas. “Para recon­stru­ir o MEC, foi necessário recom­por orça­men­to”, exem­pli­fi­cou. Ele acres­cen­tou a neces­si­dade de aper­feiçoar plane­ja­men­to (no qual está inseri­do o plano de edu­cação), esta­b­ele­cer parce­rias e mel­ho­rar os serviços presta­dos.

Ele defend­eu que as pro­postas a serem debati­das durante a Con­fer­ên­cia Nacional de Edu­cação são resul­ta­dos de dis­cussões real­izadas em mais de 1,3 reuniões em pelo menos 4,3 mil municí­pios em todas as unidades fed­er­a­ti­vas do Brasil. Ele lamen­tou a série de difi­cul­dades encon­tradas e garan­tiu que os pro­fes­sores brasileiros voltarão a ser val­oriza­dos. O min­istro con­tex­tu­al­i­zou que as desigual­dades soci­ais são prob­lemáti­cas.

“Ain­da é uma real­i­dade dura que muitas vezes a úni­ca boa ali­men­tação que uma cri­ança ou um jovem vai ter durante o dia é quan­do vai à esco­la (…) Tem Esta­do com menos de 30% de cri­anças alfa­bet­i­zadas ”. O min­istro ain­da desta­cou que a edu­cação foi con­tem­pla­do com os recur­sos do Pro­gra­ma de Acel­er­ação do Cresci­men­to (PAC) e que haverá condições de ingres­so no ensi­no supe­ri­or dos mais pobres. “Ter­e­mos o Fies Social e o Prouni”.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …