...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Educação / Confira temas de atualidades e reportagens que podem cair no Enem

Confira temas de atualidades e reportagens que podem cair no Enem

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Matérias da Agência Brasil podem ser úteis na preparação para a prova


Pub­li­ca­do em 25/10/2023 — 06:43 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Fór­mu­las, regras gra­mat­i­cais e datas históri­c­as são con­teú­dos impor­tantes para saber antes de faz­er o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem). Mas, além das matérias apren­di­das em sala de aula, as questões do Enem cos­tu­mam traz­er temas atu­ais, que muitas vezes são abor­da­dos de for­ma integra­da em mais de uma dis­ci­plina. 

Tan­to para a redação quan­to para as questões obje­ti­vas que envolvem temas da atu­al­i­dade, os alunos devem estar bem infor­ma­dos sobre os acon­tec­i­men­tos do Brasil e do mun­do.

As atu­al­i­dades no Enem são cobradas de for­ma inter­dis­ci­pli­nar e podem estar inseri­das em questões de lín­gua por­tugue­sa, matemáti­ca, biolo­gia, geografia e história, por exem­p­lo.

Um dos assun­tos que pode ser abor­da­do são os impactos ambi­en­tais e o aumen­to dos casos extremos rela­ciona­dos ao tem­po, na avali­ação do pro­fes­sor de geografia e atu­al­i­dades e ger­ente de mar­ket­ing de con­teú­do da platafor­ma Descom­pli­ca, Cláu­dio Hansen.

O espe­cial­ista cita a relação do des­mata­men­to da Amazô­nia e o aumen­to das emis­sões de gas­es do efeito est­u­fa com a inten­si­fi­cação do aque­c­i­men­to glob­al e o for­t­alec­i­men­to de even­tos extremos como as ondas de calor e os ciclones. Os casos de tragé­dias cau­sadas por chu­vas e desliza­men­tos, como os de Petrópo­lis (RJ) em 2022 e Bertio­ga (SP), em 2023, tam­bém gan­ham força na pro­va do Enem.

Out­ro tema que pode cair na pro­va é a questão dos povos orig­inários no Brasil, segun­do o pro­fes­sor. “As dis­putas pelas demar­cações de ter­ras para povos orig­inários gera grande debate e ao lon­go de 2023. Vimos a inten­si­fi­cação da luta dos povos yanoma­mi con­tra o avanço do garim­po ile­gal e da vio­lên­cia que esse proces­so imprim­iu”, expli­ca.

O con­hec­i­men­to do con­ceito de democ­ra­cia, bem como as recentes ameaças que Esta­dos estão com­bat­en­do, tam­bém podem ser tema de questões do Enem. O pro­fes­sor cita casos como as der­rubadas de gov­er­no na região africana do Sahel. que des­de 2021 vem acu­mu­lan­do crises pro­fun­das.

guer­ra da Ucrâ­nia e seus des­do­bra­men­tos, ape­sar de já ter apare­ci­do no Enem, ain­da pode ser abor­da­da. Out­ros temas cita­dos pelo pro­fes­sor Cláu­dio Hansen são o racis­mo e os casos de vio­lên­cia rela­ciona­dos a ele e o avanço tec­nológi­co e o redesen­ho do mun­do do tra­bal­ho com o avanço da inteligên­cia arti­fi­cial.

Nomes da arte

Grandes nomes da arte que mor­reram recen­te­mente tam­bém podem ser temas abor­da­dos nas provas, segun­do a pro­fes­so­ra Car­ol Men­donça, do canal Por­tuguês para Deses­per­a­dos. Ela cita como exem­p­lo as can­toras Rita Lee, que mor­reu em maio deste ano, e Gal Cos­ta, fale­ci­da em novem­bro do ano pas­sa­do.

“Rita Lee já caiu na parte de lin­gua­gens com relação aos Mutantes. Gal Cos­ta tam­bém tem muitas obras que podem ser tra­bal­hadas, porque o Enem gos­ta de tra­bal­har músi­cas. Até mes­mo a par­tic­i­pação históri­ca delas com relação ao papel da mul­her no cenário artís­ti­co brasileiro pode ser abor­da­da”, sug­ere.

Car­ol Men­donça sep­a­rou uma lista de 10 prin­ci­pais eixos temáti­cos que mere­cem atenção dos alunos: edu­cação, meio ambi­ente e sus­tentabil­i­dade, saúde, segu­rança, econo­mia e desen­volvi­men­to, cul­tura e com­por­ta­men­to, tec­nolo­gia e infor­mação, comu­ni­cação e lin­guagem, pre­con­ceito e aces­si­bil­i­dade.

Segun­do ela, ape­sar de as questões do Enem serem bem explica­ti­vas nos enun­ci­a­dos, a res­olução será mais fácil para os alunos que já têm con­hec­i­men­to sobre os temas de atu­al­i­dade que forem abor­da­dos. “Vale a pena dar uma olha­da ness­es temas, porque se cair na pro­va não vai ser um sus­to tão grande”.

Veículos de Comunicação

Temas como vaci­naçãomeio ambi­ente, saúde e edu­cação estão na lista de atenção do pro­fes­sor de Lín­gua Por­tugue­sa Noslen Borges, que tem seu próprio canal de con­teú­do no YouTube. Ele ori­en­ta os alunos a prestar atenção nos assun­tos que foram tema do noti­ciário nos últi­mos meses, com a leitu­ra de notí­cias de vários veícu­los difer­entes.

“É bom inve­stir na leitu­ra de notí­cias de vários veícu­los difer­entes, para ver como cada veícu­lo abor­da aque­le assun­to”, diz o pro­fes­sor Noslen, aler­tan­do que a fonte de infor­mação deve ser veícu­los que têm refer­ên­cia e val­i­dação.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

Descontos podem chegar a 99% do débito consolidado Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 07:30 Por Well­ton …