...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / Confronto entre garimpeiros e Polícia Federal termina com cinco mortos

Confronto entre garimpeiros e Polícia Federal termina com cinco mortos

Vítimas ligadas aos garimpeiros estavam na Terra Indígena Sararé

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 28/09/2024 — 18:44
São Paulo
Sararé (MT), 28/09/2024 - Armas apreendidas com garimpeiros que atacaram equipes do Ibama e da PRF na Terra Indígena Sararé. Foto: PRF/Divulgação
Repro­dução: © PRF/Divulgação

Um con­fron­to na Ter­ra Indí­ge­na Sararé, em Pontes e Lac­er­da, no Mato Grosso, que começou na madru­ga­da deste sába­do (28), ter­mi­nou com cin­co mor­tos.

Durante uma fis­cal­iza­ção na área toma­da pelo garim­po ile­gal, segu­ranças dos garimpeiros tro­caram tiros com poli­ci­ais da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF) que acom­pan­havam os agentes do Iba­ma. No local foram apreen­di­dos um fuzil, uma sub­me­tral­hado­ra, duas pis­to­las, uma esp­in­gar­da cal­i­bre 12, mais car­regadores e munição.

As cin­co víti­mas eram lig­adas aos garimpeiros. Nen­hum poli­cial ou fis­cal ficou feri­do. Além dos arma­men­tos apreen­di­dos pela PRF, o Iba­ma destru­iu 30 escav­adeiras, 22 cam­in­honetes, dois cam­in­hões, uma pá-car­regadeira, seis moto­ci­cle­tas, cer­ca de cin­co mil litros de com­bustíveis, motores e equipa­men­tos para 25 acam­pa­men­tos.

Há cin­co dias, uma chaci­na resul­tou na morte de qua­tro pes­soas na mes­ma Ter­ra Indí­ge­na de Sararé, tam­bém em área ocu­pa­da pelo garim­po clan­des­ti­no. Entre as víti­mas, um homem de 33 anos e a esposa, de 20.

Uma das regiões mais atingi­das pelo garim­po ile­gal, a TI Sararé tem 67 mil hectares, habita­da por vários gru­pos Nam­bi­quaras.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …