...
domingo ,21 julho 2024
Home / Noticias / Congresso retoma atividades nesta quarta-feira

Congresso retoma atividades nesta quarta-feira

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Presidentes Jair Bolsonaro e Luiz Fux, do STF, estarão presentes


Pub­li­ca­do em 02/02/2022 — 06:02 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Com a pre­sença dos pres­i­dentes Jair Bol­sonaro, Luiz Fux, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al, e do procu­rador-ger­al da Repúbli­ca, Augus­to Aras, uma sessão solene no plenário da Câmara dará iní­cio nes­ta quar­ta-feira (2), às 16h, ao ano leg­isla­ti­vo no Con­gres­so Nacional. A cer­imô­nia será semi­pres­en­cial, com a par­tic­i­pação de dep­uta­dos e senadores pres­en­cial­mente ou por video­con­fer­ên­cia. Segun­do a orga­ni­za­ção do even­to, o uso de más­caras nas dependên­cias do Con­gres­so é obri­gatório. Tam­bém serão obser­va­dos aspec­tos como a diminuição no quan­ti­ta­ti­vo da equipe de tra­bal­ho, dis­tan­ci­a­men­to social, disponi­bi­liza­ção de álcool em gel.

Rito

Como todos os anos, a sessão, coor­de­na­da pelo pres­i­dente do Con­gres­so, senador Rodri­go Pacheco (PSD-MG), começará com a leitu­ra da men­sagem pres­i­den­cial. Nela, Bol­sonaro deve faz­er um bal­anço de seu manda­to, das ações ado­tadas durante a pan­demia e indicar as pri­or­i­dades do gov­er­no fed­er­al para este ano. Em segui­da, dis­cur­sarão os pres­i­dentes do STF, da Câmara, Arthur Lira ( PP-AL) e, por últi­mo, do Sena­do, Rodri­go Pacheco.

Tradi­cional­mente, a cer­imô­nia de aber­tu­ra dos tra­bal­hos segue pro­to­co­lo que pre­vê, antes da sessão, a exe­cução do Hino Nacional pela ban­da do Batal­hão da Guar­da Pres­i­den­cial, ao mes­mo tem­po em que é hastea­da a Ban­deira do Brasil no Sena­do e na Câmara e real­iza­da sal­va de 21 tiros de can­hão pelo 32º Grupo de Artil­haria de Cam­pan­ha (Bate­ria Caiena), do Exérci­to. Em segui­da, o pres­i­dente do Sena­do e do Con­gres­so, Rodri­go Pacheco, faz a revista à tropa. Depois, Pacheco e o pres­i­dente da Câmara sobem a ram­pa do Con­gres­so para rece­ber o pres­i­dente da Repúbli­ca, acom­pan­hado pelo chefe do cer­i­mo­ni­al da Presidên­cia do Sena­do. Se estiv­er choven­do, essa parte exter­na da cer­imô­nia será can­ce­la­da.

Sessões

Na Câmara, por causa do avanço da vari­ante Ômi­cron do novo coro­n­avírus no país, os tra­bal­hos ocor­rerão de for­ma remo­ta pelo menos até o car­naval. No Sena­do, que tem número bem menor de par­la­mentares, o for­ma­to será semi­pres­en­cial e reavali­a­do pelo pres­i­dente da Casa quan­do necessário.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Jornalista da TV Brasil Luciana Barreto é finalista do Prêmio Jabuti

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Tema do livro é o ódio nas redes sociais Publicado …