...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Educação / Conheça como são preparadas e distribuídas as provas do Enem

Conheça como são preparadas e distribuídas as provas do Enem

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Exames serão realizados nos dias 5 e 12 de novembro


Pub­li­ca­do em 01/11/2023 — 07:30 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Nos próx­i­mos dois sába­dos — 5 e 12 de novem­bro -, mais de 3,9 mil­hões de can­didatos vão faz­er as provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) em todo o país. A real­iza­ção do exame con­ta com a par­tic­i­pação de quase meio mil­hão de pes­soas, entre os proces­sos de elab­o­ração, impressão, armazena­men­to, dis­tribuição e apli­cação das provas.

As questões que com­põem a pro­va são definidas ain­da no final do primeiro semes­tre. Tudo começa com a pub­li­cação de um edi­tal para a seleção de colab­o­radores para a pro­dução dos itens da pro­va. Os itens, como são chamadas as questões, são elab­o­ra­dos con­forme os parâmet­ros do Enem e do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Após pas­sar por revi­sores e espe­cial­is­tas, cada questão é tes­ta­da ante­ci­pada­mente por um grupo de estu­dantes e clas­si­fi­ca­da de acor­do com a difi­cul­dade. Assim, é pos­sív­el com­por várias provas do Enem, com temas difer­entes, mas com o mes­mo nív­el de difi­cul­dade. O proces­so é sig­iloso e os estu­dantes não sabem que estão respon­den­do a pos­síveis questões do Enem.

Os itens aprova­dos pas­sam a inte­grar o Ban­co Nacional de Itens (BNI), que é um repositório de questões que fica à dis­posição do Inep para uso em futuras provas do Enem. Para ter aces­so ao BNI, é pre­ciso seguir um pro­to­co­lo de segu­rança. Todos os servi­dores e colab­o­radores com autor­iza­ção de aces­so aos itens assi­nam ter­mos de sig­i­lo e con­fi­den­cial­i­dade.

O Enem é com­pos­to por uma pro­va de redação e qua­tro provas com 45 questões obje­ti­vas cada: lin­gua­gens, matemáti­ca, ciên­cias humanas e ciên­cias da natureza.

Impressão e distribuição

Após con­cluí­da a escol­ha das questões, a pro­va é envi­a­da para a grá­fi­ca que tem um esque­ma de segu­rança máx­i­ma. A dia­gra­mação é fei­ta por colab­o­radores den­tro de uma sala segu­ra. A video­pro­va em libras é grava­da em um estú­dio mon­ta­do den­tro do ambi­ente Físi­co Inte­gra­do Seguro, situ­a­do no Inep.

A dis­tribuição das provas para todas as cap­i­tais começa no iní­cio do quar­to trimestre, com escol­ta da Polí­cia Fed­er­al ou da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al. As provas são encam­in­hadas para galpões logís­ti­cos de segu­rança máx­i­ma e ficam sob vig­ilân­cia até o dia da apli­cação.

Os mal­otes com as provas, já sep­a­ra­dos por sala e local de apli­cação, são lacra­dos ain­da na grá­fi­ca e só podem ser aber­tos após o fechamen­to dos portões.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades

Programa atende cerca de 3,9 milhões de estudantes de ensino médio Pedro Rafael Vilela — …