...
terça-feira ,21 maio 2024
Home / Educação / Conheça como são preparadas e distribuídas as provas do Enem

Conheça como são preparadas e distribuídas as provas do Enem

Repro­du­ção: © Arte/Agência Bra­sil

Exames serão realizados nos dias 5 e 12 de novembro


Publi­ca­do em 01/11/2023 — 07:30 Por Sabri­na Crai­de — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Nos pró­xi­mos dois sába­dos — 5 e 12 de novem­bro -, mais de 3,9 milhões de can­di­da­tos vão fazer as pro­vas do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) em todo o país. A rea­li­za­ção do exa­me con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de qua­se meio milhão de pes­so­as, entre os pro­ces­sos de ela­bo­ra­ção, impres­são, arma­ze­na­men­to, dis­tri­bui­ção e apli­ca­ção das pro­vas.

As ques­tões que com­põem a pro­va são defi­ni­das ain­da no final do pri­mei­ro semes­tre. Tudo come­ça com a publi­ca­ção de um edi­tal para a sele­ção de cola­bo­ra­do­res para a pro­du­ção dos itens da pro­va. Os itens, como são cha­ma­das as ques­tões, são ela­bo­ra­dos con­for­me os parâ­me­tros do Enem e do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep).

Após pas­sar por revi­so­res e espe­ci­a­lis­tas, cada ques­tão é tes­ta­da ante­ci­pa­da­men­te por um gru­po de estu­dan­tes e clas­si­fi­ca­da de acor­do com a difi­cul­da­de. Assim, é pos­sí­vel com­por vári­as pro­vas do Enem, com temas dife­ren­tes, mas com o mes­mo nível de difi­cul­da­de. O pro­ces­so é sigi­lo­so e os estu­dan­tes não sabem que estão res­pon­den­do a pos­sí­veis ques­tões do Enem.

Os itens apro­va­dos pas­sam a inte­grar o Ban­co Naci­o­nal de Itens (BNI), que é um repo­si­tó­rio de ques­tões que fica à dis­po­si­ção do Inep para uso em futu­ras pro­vas do Enem. Para ter aces­so ao BNI, é pre­ci­so seguir um pro­to­co­lo de segu­ran­ça. Todos os ser­vi­do­res e cola­bo­ra­do­res com auto­ri­za­ção de aces­so aos itens assi­nam ter­mos de sigi­lo e con­fi­den­ci­a­li­da­de.

O Enem é com­pos­to por uma pro­va de reda­ção e qua­tro pro­vas com 45 ques­tões obje­ti­vas cada: lin­gua­gens, mate­má­ti­ca, ciên­ci­as huma­nas e ciên­ci­as da natu­re­za.

Impressão e distribuição

Após con­cluí­da a esco­lha das ques­tões, a pro­va é envi­a­da para a grá­fi­ca que tem um esque­ma de segu­ran­ça máxi­ma. A dia­gra­ma­ção é fei­ta por cola­bo­ra­do­res den­tro de uma sala segu­ra. A vide­o­pro­va em libras é gra­va­da em um estú­dio mon­ta­do den­tro do ambi­en­te Físi­co Inte­gra­do Segu­ro, situ­a­do no Inep.

A dis­tri­bui­ção das pro­vas para todas as capi­tais come­ça no iní­cio do quar­to tri­mes­tre, com escol­ta da Polí­cia Fede­ral ou da Polí­cia Rodo­viá­ria Fede­ral. As pro­vas são enca­mi­nha­das para gal­pões logís­ti­cos de segu­ran­ça máxi­ma e ficam sob vigi­lân­cia até o dia da apli­ca­ção.

Os malo­tes com as pro­vas, já sepa­ra­dos por sala e local de apli­ca­ção, são lacra­dos ain­da na grá­fi­ca e só podem ser aber­tos após o fecha­men­to dos por­tões.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Repro­du­ção: © Arquivo/Agência Bra­sil Primeira parcela do incentivo refere-se à matrícula no ensino médio Publicado …