...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Eleições 2022 / Conheça os perfis dos candidatos à Presidência Bolsonaro e Lula

Conheça os perfis dos candidatos à Presidência Bolsonaro e Lula

Repro­du­ção: © REUTERS/Washington Alves/Diego Vara//Direitos reser­va­dos

Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste domingo


Publi­ca­do em 30/10/2022 — 06:13 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Ouça a maté­ria:

Mais de 156 milhões de bra­si­lei­ros estão aptos a votar nes­te domin­go (30), no segun­do tur­no das elei­ções, para esco­lher quem deve­rá ser o pre­si­den­te da Repú­bli­ca do país. Estão na dis­pu­ta o pre­si­den­te Jair Mes­si­as Bol­so­na­ro (PL), que ten­ta a ree­lei­ção, e o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT).

» Sai­ba quais são as atri­bui­ções do pre­si­den­te da Repú­bli­ca

No pri­mei­ro tur­no, rea­li­za­do no dia 2 de outu­bro, de acor­do com o resul­ta­do final da apu­ra­ção divul­ga­do pelo Tri­bu­nal Supe­ri­or Elei­to­ral (TSE), Lula obte­ve 48,43% dos votos, o equi­va­len­te a 57.259.504, enquan­to o pre­si­den­te Bol­so­na­ro ficou com 43,2%, o equi­va­len­te a 51.072.345 votos.

Jair Bolsonaro (PL)

Nas­ci­do em 1955 no muni­cí­pio de Gli­cé­rio (SP) e regis­tra­do na cida­de pau­lis­ta de Cam­pi­nas, Jair Mes­si­as Bol­so­na­ro for­mou-se em 1977 na Aca­de­mia Mili­tar das Agu­lhas Negras, em Resen­de (RJ). Pos­te­ri­or­men­te, ser­viu nos gru­pos de arti­lha­ria de cam­pa­nha e para­que­dis­mo do Exér­ci­to. Mili­tar refor­ma­do, ten­do che­ga­do a capi­tão do Exér­ci­to, ele é atu­al­men­te o 38º pre­si­den­te do Bra­sil, car­go que assu­miu em 1º de janei­ro de 2019.

Bol­so­na­ro exer­ceu sete man­da­tos de depu­ta­do fede­ral pelo Rio de Janei­ro entre 1991 e 2018. Antes foi tam­bém vere­a­dor na capi­tal cari­o­ca entre 1989 e 1991.

Três de seus cin­co filhos tam­bém se embre­nha­ram pela polí­ti­ca. Car­los Bol­so­na­ro é vere­a­dor na capi­tal cari­o­ca, Edu­ar­do Bol­so­na­ro é depu­ta­do fede­ral por São Pau­lo e Flá­vio Bol­so­na­ro sena­dor pelo Rio de Janei­ro.

Ao lon­go de sua tra­je­tó­ria polí­ti­ca, Bol­so­na­ro inte­grou os qua­dros de nove par­ti­dos. Pas­sou por PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC. Em 2018, foi elei­to pre­si­den­te da Repú­bli­ca pelo Par­ti­do Soci­al Libe­ral (PSL). Nes­te ano, can­di­da­tou-se à ree­lei­ção pelo PL.

O can­di­da­to a vice-pre­si­den­te na cha­pa é Wal­ter Bra­ga Net­to. Ten­do alcan­ça­do o pos­to de gene­ral do Exér­ci­to, ele atu­al­men­te é mili­tar da reser­va. Natu­ral de Belo Hori­zon­te em 1957, Bra­ga Net­to che­fi­ou entre feve­rei­ro de 2018 a janei­ro de 2019, a inter­ven­ção fede­ral na segu­ran­ça públi­ca do Rio de Janei­ro. Na épo­ca, ele era coman­dan­te Mili­tar do Les­te, pos­to que ocu­pou até feve­rei­ro de 2019, quan­do assu­miu a che­fia do Esta­do-Mai­or do Exér­ci­to. Como inte­gran­te do gover­no coman­da­do por Bol­so­na­ro, ele foi minis­tro-che­fe da Casa Civil e é atu­al­men­te minis­tro da Defe­sa.

» Conhe­ça o pro­gra­ma de gover­no do can­di­da­to à ree­lei­ção Jair Bol­so­na­ro

Lula (PT)

Nas­ci­do em Gara­nhuns (PE), Luiz Iná­cio Lula da Sil­va se mudou ain­da cri­an­ça para o esta­do de São Pau­lo. Duran­te a ado­les­cên­cia, com­ple­tou um cur­so de tor­nei­ro mecâ­ni­co em uma uni­da­de do Ser­vi­ço Naci­o­nal de Apren­di­za­gem Indus­tri­al (Senai) e, pos­te­ri­or­men­te, pas­sou a tra­ba­lhar como meta­lúr­gi­co na cida­de de São Ber­nar­do do Cam­po, quan­do tam­bém come­çou a se envol­ver com a ati­vi­da­de sin­di­cal.

No final dos anos 1970 e 1980, Lula lide­rou gran­des gre­ves de meta­lúr­gi­cos da região do ABC pau­lis­ta. Jun­to a outros sin­di­ca­lis­tas, inte­lec­tu­ais e mili­tan­tes de movi­men­tos soci­ais, fun­dou o Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res (PT).

Pela legen­da, se tor­nou depu­ta­do da Assem­bleia Cons­ti­tuin­te que apro­vou a Cons­ti­tui­ção de 1988 e foi der­ro­ta­do nas elei­ções pre­si­den­ci­ais de 1989, de 1994 e de 1998. Foi elei­to para o pos­to mais alto do país em 2002, ten­do sido ree­lei­to em 2006. Dei­xou a Pre­si­dên­cia em 2010, sen­do suce­di­do por sua então minis­tra da Casa Civil, Dil­ma Rous­seff, que ven­ceu as elei­ções com o seu apoio.

Em 2017, Lula foi con­de­na­do a nove anos e seis meses de pri­são por cor­rup­ção e lava­gem de dinhei­ro. Em 2018, teve a pri­são decre­ta­da pelo então juiz Ser­gio Moro. As con­de­na­ções foram anu­la­das em 2021 pelo Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF), que con­si­de­rou que a 13ª Vara Fede­ral em Curi­ti­ba não tinha com­pe­tên­cia legal para jul­gar as acu­sa­ções. O STF tam­bém con­si­de­rou pos­te­ri­or­men­te que Moro agiu sem a devi­da impar­ci­a­li­da­de no pro­ces­so.

Aos 77 anos, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va bus­ca seu ter­cei­ro man­da­to como pre­si­den­te. O can­di­da­to a vice em sua cha­pa é Geral­do Alck­min (PSB) que foi seu adver­sá­rio na dis­pu­ta de 2006. Nas­ci­do em Pin­da­mo­nhan­ga­ba (SP), ele tem 68 anos, é médi­co e pro­fes­sor. Alck­min foi um dos fun­da­do­res do Par­ti­do da Soci­al Demo­cra­cia Bra­si­lei­ra (PSDB) e ocu­pou os qua­dros do par­ti­do entre 1988 e 2021. Ele tam­bém foi cons­ti­tuin­te e gover­nou São Pau­lo em duas oca­siões: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.

» Veja o pro­gra­ma de gover­no do can­di­da­to à Pre­si­dên­cia Lula

Edi­ção: Juli­a­na Andra­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Escritor cearense Stênio Gardel é o convidado do Trilha de Letras

Repro­du­ção: © Fra­me EBC Autor é o primeiro brasileiro a vencer o National Book Award …