...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Conheça professores que educam para diversidade e justiça social

Conheça professores que educam para diversidade e justiça social

Repro­dução: © Divulgação/Tv / Brasil

Histórias são mostradas no programa Caminhos da Reportagem


Pub­li­ca­do em 15/10/2023 — 14:27 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A pro­fes­so­ra brasileira Maria Jan­erran­dra, que fala espan­hol, ensi­na alunos venezue­lanos de 6 a 18 anos na Esco­la Classe Café Sem Tro­co, na área rur­al do Dis­tri­to Fed­er­al. A esco­la recebe cri­anças e ado­les­centes indí­ge­nas, da etnia Warao Coro­mo­to, que vier­am refu­gia­dos da Venezuela para o Brasil. Muitos deles, além de não falarem o por­tuguês, não estão alfa­bet­i­za­dos.

“Tudo é muito novo para eles. Acho que hoje em dia, eu não me imag­i­no numa sala nor­mal, fazen­do aque­la coisa tradi­cional”, afir­ma a pro­fes­so­ra.

Essa é uma das histórias con­tadas no pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, neste domin­go (15), às 22h.

Out­ra história é a da pro­fes­so­ra Gina Vieira Ponte, cri­ado­ra do pro­je­to “Mul­heres Inspi­rado­ras”, que através da leitu­ra de livros, lev­ou os alunos a con­hecer histórias de mul­heres que mudaram o mun­do. Ex-alu­na de Gina, Joyce Bar­bosa Pereira teve a opor­tu­nidade de ilus­trar a capa do livro que foi o resul­ta­do do pro­je­to. A par­tir dali, inspi­ra­da pela pro­fes­so­ra, surgiu a von­tade de dar aula. “Essa pro­fes­so­ra que ten­to ser hoje é muito des­ta pro­fes­so­ra que eu me inspiro na Gina, de chegar aos alunos, de inspi­rar e de ser um agente de trans­for­mação social”.

O pro­fes­sor de Soci­olo­gia Osval­do Lima de Oliveira divide o tem­po em sala de aula com reuniões de coor­de­nação, plane­ja­men­to de aulas e cor­reção de provas. “Você aca­ba extrap­olan­do lit­eral­mente o horário que é necessário porque você quer ver a coisa fun­cionar, você quer ofer­e­cer não só o fei­jão com arroz”.

A questão da saúde men­tal tam­bém é vista como sen­sív­el na profis­são. “Tem pro­fes­sores, espe­cial­mente dos anos finais do Ensi­no Fun­da­men­tal e do Ensi­no Médio, que são respon­sáveis por mais de 200, 300 alunos, que tra­bal­ham em mais de duas esco­las, com jor­nadas de tra­bal­ho exten­u­antes, às vezes aci­ma de 40 horas”, pon­dera a dire­to­ra de Políti­cas Edu­ca­cionais do Insti­tu­to Penín­su­la, Mar­i­ana Breim.

A pro­gra­mação da TV Brasil pode ser acom­pan­ha­da pelo canal aber­to, por TV por assi­natu­ra e por parabóli­ca.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru

Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos André Richter — Repórter …