...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Conselho da ONU analisa na quarta-feira resolução sobre conflito

Conselho da ONU analisa na quarta-feira resolução sobre conflito

Repro­du­ção: © REUTERS/David ‘Dee’ Del­ga­do

Texto pede pausas humanitárias nos ataques entre Israel e Hamas


Publi­ca­do em 17/10/2023 — 19:29 Por Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

ouvir:

O Con­se­lho de Segu­ran­ça da Orga­ni­za­ção das Nações Uni­das (ONU) vai ana­li­sar nes­ta quar­ta-fei­ra (18) o pro­je­to de reso­lu­ção ela­bo­ra­do pelo Bra­sil sobre o con­fli­to no Ori­en­te Médio. O tex­to pede pau­sas huma­ni­tá­ri­as na tro­ca de agres­sões entre Isra­el e o gru­po pales­ti­no do Hamas para per­mi­tir o aces­so de aju­da huma­ni­tá­ria à Fai­xa de Gaza. A reu­nião acon­te­ce às 10h, no horá­rio de Nova York.

A aná­li­se da pro­pos­ta da pre­si­dên­cia do Con­se­lho, que nes­te mês está sen­do exer­ci­da pelo Bra­sil, esta­va ini­ci­al­men­te pre­vis­ta para segun­da-fei­ra (16), mas foi adi­a­da para esta ter­ça-fei­ra (17). No entan­to, no fim da tar­de, o Ita­ma­raty con­fir­mou que a reu­nião será ama­nhã.

Ontem (16), os mem­bros do Con­se­lho rejei­ta­ram a pro­pos­ta de reso­lu­ção da Rús­sia sobre o con­fli­to, que apre­sen­ta­va a pro­pos­ta de um ces­sar-fogo ime­di­a­to, a aber­tu­ra de cor­re­do­res huma­ni­tá­ri­os e a libe­ra­ção de reféns com segu­ran­ça, mas não con­de­na­va dire­ta­men­te o Hamas pelos atos de vio­lên­cia come­ti­dos.

A pro­pos­ta da Rús­sia teve cin­co votos favo­rá­veis, qua­tro con­trá­ri­os e seis abs­ten­ções. Para apro­var uma reso­lu­ção na ONU, é pre­ci­so o apoio de 9 dos 15 mem­bros e nenhum dos mem­bros per­ma­nen­tes pode vetar o tex­to.

O Con­se­lho de Segu­ran­ça tem cin­co mem­bros per­ma­nen­tes: Chi­na, Fran­ça, Rús­sia, Rei­no Uni­do e Esta­dos Uni­dos. Outros 10 paí­ses fazem par­te do con­se­lho rota­ti­vo: Albâ­nia, Bra­sil, Equa­dor, Gabão, Gana, Japão, Mal­ta, Moçam­bi­que, Suí­ça e Emi­ra­dos Ára­bes.

*Com infor­ma­ções da Reu­ters

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Presos fazem motim em penitenciária no Paraguai

Repro­du­ção: © Minis­te­rio de Jus­ti­cia Para­guai Rebelião foi controlada após 3 horas Publi­ca­do em 16/02/2024 …