...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Conselho da ONU analisa na quarta-feira resolução sobre conflito

Conselho da ONU analisa na quarta-feira resolução sobre conflito

Repro­dução: © REUTERS/David ‘Dee’ Del­ga­do

Texto pede pausas humanitárias nos ataques entre Israel e Hamas


Pub­li­ca­do em 17/10/2023 — 19:29 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

O Con­sel­ho de Segu­rança da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) vai anal­is­ar nes­ta quar­ta-feira (18) o pro­je­to de res­olução elab­o­ra­do pelo Brasil sobre o con­fli­to no Ori­ente Médio. O tex­to pede pausas human­itárias na tro­ca de agressões entre Israel e o grupo palesti­no do Hamas para per­mi­tir o aces­so de aju­da human­itária à Faixa de Gaza. A reunião acon­tece às 10h, no horário de Nova York.

A análise da pro­pos­ta da presidên­cia do Con­sel­ho, que neste mês está sendo exer­ci­da pelo Brasil, esta­va ini­cial­mente pre­vista para segun­da-feira (16), mas foi adi­a­da para esta terça-feira (17). No entan­to, no fim da tarde, o Ita­ma­raty con­fir­mou que a reunião será aman­hã.

Ontem (16), os mem­bros do Con­sel­ho rejeitaram a pro­pos­ta de res­olução da Rús­sia sobre o con­fli­to, que apre­sen­ta­va a pro­pos­ta de um ces­sar-fogo ime­di­a­to, a aber­tu­ra de corre­dores human­itários e a lib­er­ação de reféns com segu­rança, mas não con­de­na­va dire­ta­mente o Hamas pelos atos de vio­lên­cia cometi­dos.

A pro­pos­ta da Rús­sia teve cin­co votos favoráveis, qua­tro con­trários e seis abstenções. Para aprovar uma res­olução na ONU, é pre­ciso o apoio de 9 dos 15 mem­bros e nen­hum dos mem­bros per­ma­nentes pode vetar o tex­to.

O Con­sel­ho de Segu­rança tem cin­co mem­bros per­ma­nentes: Chi­na, França, Rús­sia, Reino Unido e Esta­dos Unidos. Out­ros 10 país­es fazem parte do con­sel­ho rota­ti­vo: Albâ­nia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Mal­ta, Moçam­bique, Suíça e Emi­ra­dos Árabes.

*Com infor­mações da Reuters

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …