...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta da Rússia sobre guerra

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta da Rússia sobre guerra

Repro­dução: © REUTERS/David ‘Dee’ Del­ga­do

País não condenava o Hamas pelos atos de violência cometidos


Pub­li­ca­do em 16/10/2023 — 21:44 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Con­sel­ho de Segu­rança da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) rejeitou, nes­ta segun­da-feira (16), a pro­pos­ta de res­olução da Rús­sia sobre a guer­ra entre Israel e o Hamas. A reunião foi con­vo­ca­da pelo Brasil, que pre­side atual­mente o Con­sel­ho.

A expec­ta­ti­va é que o Brasil apre­sente sua pro­pos­ta na terça-feira (17), em nova reunião do Con­sel­ho.

A res­olução da Rús­sia apre­sen­ta­va a pro­pos­ta de um ces­sar-fogo ime­di­a­to, a aber­tu­ra de corre­dores human­itários e a lib­er­ação de reféns com segu­rança, mas não con­de­na­va dire­ta­mente o Hamas pelos atos de vio­lên­cia cometi­dos.

A pro­pos­ta teve cin­co votos favoráveis, qua­tro con­trários e seis abstenções. Para aprovar uma res­olução na ONU, é pre­ciso o apoio de 9 dos 15 mem­bros e nen­hum dos mem­bros per­ma­nentes pode vetar o tex­to.

O Con­sel­ho de Segu­rança tem cin­co mem­bros per­ma­nentes: Chi­na, França, Rús­sia, Reino Unido e Esta­dos Unidos. Out­ros 10 país­es fazem parte do con­sel­ho rota­ti­vo: Albâ­nia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Mal­ta, Moçam­bique, Suíça e Emi­ra­dos Árabes.

A embaix­ado­ra dos Esta­dos Unidos na ONU, Lin­da Thomas-Green­field, expli­cou que a pro­pos­ta foi rejeita­da porque não con­de­nou o Hamas. “Esse Con­sel­ho e toda a comu­nidade inter­na­cional tem respon­s­abil­i­dade de aju­dar a lidar com essa crise human­itária, con­de­nan­do o Hamas de for­ma inequívo­ca e reafir­man­do o dire­ito de autode­fe­sa, de acor­do com a Car­ta Magna da ONU. Infe­liz­mente, a res­olução da Rús­sia não atende todas essas respon­s­abil­i­dades”, disse.

Segun­do ela, ao não men­cionar o Hamas em qual­quer momen­to, a Rús­sia dá cober­tu­ra ao grupo islâmi­co, “igno­ra o ter­ror­is­mo do Hamas e des­on­ra suas víti­mas”.

O rep­re­sen­tante da Rús­sia na ONU, Vasi­ly Neben­zya, lamen­tou a rejeição da pro­pos­ta. “É uma pena que o Con­sel­ho mais uma vez este­ja refém das intenções do blo­co Oci­den­tal. Esse é o úni­co moti­vo para não ter sido envi­a­do um reca­do cole­ti­vo com relação a redução de danos”, disse.

No iní­cio da noite, a reunião chegou a ser sus­pen­sa a pedi­do da rep­re­sen­tante dos Emi­ra­dos Árabes, que solic­i­tou a real­iza­ção de “con­sul­tas estre­itas sobre as votações”. Ao lon­go do dia, a rep­re­sen­tação brasileira no con­sel­ho ten­tou cos­tu­rar um tex­to que aten­desse os mem­bros per­ma­nentes. O diál­o­go deve con­tin­uar durante esta terça-feira, até a apre­sen­tação de sua pro­pos­ta.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …