...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias / Consultora brasileira da ONU morre em acidente na BR-174 em Roraima

Consultora brasileira da ONU morre em acidente na BR-174 em Roraima

Repro­dução: © Reprodução/Linkedin

Itamaraty e entidades se manifestam e homenageiam servidora


Pub­li­ca­do em 14/09/2023 — 12:16 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE) divul­gou nota à impren­sa em que lamen­ta o falec­i­men­to da con­sul­to­ra da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), a brasileira Daniele Nogueira Milani, de 39 anos, em um aci­dente auto­mo­bilís­ti­co ocor­ri­do na terça-feira (12), na BR-174, rodovia fed­er­al que liga os municí­pios de Boa Vista e Pacaraima, na fron­teira do Brasil com a Venezuela, em Roraima.

A brasileira tra­bal­ha­va na Orga­ni­za­ção Inter­na­cional para as Migrações (OIM) — Brasil, vin­cu­la­da à ONU. O capota­men­to envolveu out­ros qua­tro colab­o­radores do órgão, que estavam no mes­mo veícu­lo. Estes foram res­gata­dos, lev­a­dos ao Hos­pi­tal Ger­al de Roraima e, de acor­do com a orga­ni­za­ção, estão receben­do o apoio necessário.

Os fun­cionários da OMI estavam em mis­são de coop­er­ação à Oper­ação Acol­hi­da, do gov­er­no do Brasil, para prestar assistên­cia a cidadãos venezue­lanos migrantes, recém-chega­dos a Roraima.

“Neste momen­to de extremo pesar, o Ita­ma­raty trans­mite aos famil­iares e ami­gos da víti­ma, assim como à Orga­ni­za­ção, sin­ceras con­dolên­cias e dese­ja ple­na recu­per­ação aos colab­o­radores feri­dos”, diz a nota do Ita­ma­raty.

Outras manifestações

A Orga­ni­za­ção Inter­na­cional para as Migrações (PMI-Brasil) pub­li­cou em sua rede social a nota de pesar sobre morte da paulista Daniele Milani  e ressaltou os serviços human­itários presta­dos por ela. “Daniele se jun­tou recen­te­mente à equipe de Gestão da Infor­mação da OIM em Roraima, abraçan­do o serviço human­itário e atuan­do em cam­po no apoio aos mais vul­neráveis. A ded­i­cação e com­pro­mis­so de Daniele serão sem­pre lem­bra­dos por seus cole­gas. Sua con­tribuição e impacto na orga­ni­za­ção foram evi­dentes.”

Out­ras enti­dades envolvi­das dire­ta­mente ou não com a temáti­ca migratória hom­e­nagear­am, nas respec­ti­vas redes soci­ais a con­sul­to­ra da OIM Brasil, que mor­reu em aci­dente na BR-174.

O escritório da ONU Mul­heres Brasil lamen­tou a per­da pre­coce da cole­ga. “Neste momen­to de dor, nos uni­mos na cor­rente de sol­i­dariedade e apoio”.

Assim como a orga­ni­za­ção Médi­cos Sem Fron­teiras, do Brasil, que além de man­i­fes­tar pesar pelo falec­i­men­to da brasileira Daniele Milani, disse esper­ar “que as pes­soas que ficaram feri­das no aci­dente ocor­ri­do em Roraima recu­perem-se pronta­mente”.

O Unaids (Pro­gra­ma Con­jun­to das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), o Serviço Jesuí­ta Migrantes e Refu­gia­dos, a Cári­tas Brasileira, o blog Migra Mun­do, entre out­ros, igual­mente, lamen­taram as con­se­quên­cias do desas­tre.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em 5 anos, homicídios caem mais de 30% em seis estados e no DF

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Em 2018 e 2019, houve queda mesmo com 45,5 mil registros …