...
domingo ,21 julho 2024
Home / Noticias / Consumidor deve ter cautela para evitar problemas com compras de Natal

Consumidor deve ter cautela para evitar problemas com compras de Natal

2020-06-11t182609z_2141796665_rc267h93v0qs_rtrmadp_3_health-coronavirus-brazil

© Reuters/Ricardo Moraes/Direiots reser­va­dos (Repro­dução)

Dicas é não comprar por impulso e pesquisar preços dos produtos


Publicado em 22/12/2020 — 20:28 Por André Richter – Repórter da Agência Brasil — Brasília

Os con­sum­i­dores que deixaram para com­prar os pre­sentes de Natal na últi­ma hora devem ficar aten­tos para não terem prob­le­mas com a com­pra dos pro­du­tos. Além dos cuida­dos con­tra a pan­demia de covid-19, como evi­tar aglom­er­ações, o cidadão deve pesquis­ar os preços das mer­cado­rias, for­mas de paga­men­to e evi­tar com­pras por impul­so. 

Pelas recomen­dações do Pro­con-SP, o con­sum­i­dor deve ficar aten­to na apre­sen­tação dos preços dos pro­du­tos expos­tos nas vit­rines das lojas, que devem infor­mar o val­or à vista. Se forem ven­di­dos a pra­zo, devem infor­mar o número de parce­las e as taxas de juros.

Os esta­b­elec­i­men­tos não são obri­ga­dos a faz­er a tro­ca de mer­cado­rias que não apre­sen­taram defeitos. No entan­to, os lojis­tas acabam adotan­do esta práti­ca para não perder o cliente.

No caso de defeito, o Códi­go de Defe­sa do Con­sum­i­dor (CDC) definiu o pra­zo de 30 dias para recla­mações sobre pro­du­tos não duráveis e 90 dias para itens duráveis.

Em todas as com­pras, o Pro­con recomen­da que a nota fis­cal seja exigi­da. Tam­bém ressalta que o con­sum­i­dor deve evi­tar com­pras no comér­cio infor­mal.

Compras pela Internet

Quem optar em faz­er com­pras pela inter­net como for­ma de fugir das aglom­er­ações em shop­pings e feiras tam­bém deve ter alguns cuida­dos para evi­tar prob­le­mas com os pre­sentes. O pra­zo de entre­ga deve ser obser­va­do pelo cliente antes da com­pra. No caso de arrependi­men­to, inde­pen­dente do moti­vo, o pra­zo de tro­ca é de sete dias, con­ta­dos a par­tir da entre­ga do pro­du­to.

Edição: Nélio de Andrade

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …