...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Economia / Consumo mundial de café atinge volume de 167,58 milhões de sacas

Consumo mundial de café atinge volume de 167,58 milhões de sacas

Pequenas torrefações preparam grãos especiais de café
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

O aumento foi de 1,9% em relação ao ano anterior, diz Embrapa


Pub­li­ca­do em 10/06/2021 — 11:54 Por Antônio Claret Guer­ra — Repórter da Agên­cia Brasil — Belo Hor­i­zonte

O con­sumo mundi­al de café no ano-cafeeiro 2020–2021 dev­erá atin­gir o vol­ume físi­co equiv­a­lente a 167,58 mil­hões de sacas de 60kg, o que rep­re­sen­ta um acrésci­mo de 1,9%, em com­para­ção com o con­sumo reg­istra­do no ano-cafeeiro ante­ri­or, que foi de 164,43 mil­hões de sacas. A pre­visão é da Empre­sa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embra­pa).

Neste ano-cafeeiro em cur­so, a Europa será respon­sáv­el 32,5% do con­sumo mundi­al de café, Ásia & Ocea­nia 21,9%, Améri­ca do Norte 18,9%, Améri­ca do Sul 16,2%, África 7,3% e Méx­i­co & Améri­ca Cen­tral 3,2%.

Ranking de consumo

Neste con­tex­to glob­al do con­sumo de café, um rank­ing dos seis blo­cos econômi­cos, em ter­mos de vol­ume e respec­ti­vo cresci­men­to per­centu­al, em relação ao perío­do ante­ri­or, demon­stra a seguinte per­for­mance em ordem decres­cente de vol­ume: a Europa, em primeiro lugar, com 54,25 mil­hões de sacas a serem con­sum­i­das, apre­sen­tará um cresci­men­to de 1,8%; na segun­da posição, vem a Ásia e Ocea­nia, com 36,70 mil­hões de sacas (1,3% de cresci­men­to); e, na sequên­cia, desta­ca-se a Améri­ca do Norte, com 31,77 mil­hões de sacas (3,7%).

Em quar­to colo­ca­do nesse rank­ing, figu­ra a Améri­ca do Sul, com 27,23 mil­hões de sacas, vol­ume físi­co que rep­re­sen­ta um acrésci­mo de 1,2% em relação ao perío­do ante­ri­or; em quin­ta posição, o con­ti­nente Africano, com 12,27 mil­hões de sacas (2,1%); e, por fim, a região que con­tem­pla o Méx­i­co e a Améri­ca Cen­tral, o con­sumo atin­girá 5,36 mil­hões de sacas, o que rep­re­sen­tará aumen­to de 0,7%, tam­bém se com­para­do com o con­sumo do ano-cafeeiro ante­ri­or.

Os números e dados estatís­ti­cos da per­for­mance do con­sumo da cafe­i­cul­tura glob­al são do Relatório sobre o mer­ca­do de Café – maio 2021, da Orga­ni­za­ção Inter­na­cional do Café (OIC), insti­tu­ição rep­re­sen­ta­ti­va da cafe­i­cul­tura mundi­al, da qual o Brasil é país-mem­bro.

O relatório encon­tra-se disponív­el na ínte­gra no Obser­vatório do Café, do Con­sór­cio Pesquisa Café, rede integra­da de pesquisa coor­de­na­da pela Embra­pa Café. O ano-cafeeiro para a OIC com­preende o perío­do de out­ubro a setem­bro. O con­sumo e a pro­dução mundi­ais de café são agru­pa­dos pela Orga­ni­za­ção nos seis blo­cos econômi­cos cita­dos.

A OIC atribui o incre­men­to do con­sumo mundi­al de café ao abran­da­men­to das restrições lig­adas à pan­demia da covid-19 e as per­spec­ti­vas de uma recu­per­ação econômi­ca sub­se­quente, além da con­fi­ança dos con­sum­i­dores, fatores que têm sinal­iza­do uma tendên­cia pos­i­ti­va no con­sumo mundi­al de café. Assim, con­forme a orga­ni­za­ção, o con­sumo dev­erá crescer 2,3% nos país­es impor­ta­dores e 1% nos país­es expor­ta­dores.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa começa a pagar Bolsa Família de janeiro

No Rio Grande do Sul o pagamento será unificado Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia …