...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Economia / Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 01/10/2024 — 08:44
Brasília
Conta de energia elétrica
© Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil

A con­ta de ener­gia elétri­ca fica mais cara a par­tir des­ta terça-feira (1º), com o aciona­men­to da ban­deira ver­mel­ha pata­mar 2, o está­gio tar­ifário mais alto do sis­tema da Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel). Com a medi­da, o preço para cada 100 quilowatts-hora con­sum­i­dos pas­sa de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão foi anun­ci­a­da na últi­ma sex­ta-feira (27) em nota da Aneel, em con­se­quên­cia do risco hidrológi­co, com reser­vatórios baixos, e a ele­vação do preço da ener­gia no mer­ca­do, impacta­da pelo cus­to do que foi pro­duzi­do e não con­trata­do.

O sis­tema de ban­deiras tar­ifárias é com­pos­to pelas cores verde, amare­lo e ver­mel­ho, em pata­mares 1 e 2. A cor verde pata­mar 1 sig­nifi­ca tar­i­fa sem cus­to extra.

A ban­deira ver­mel­ha pata­mar 1 esta­va em vig­or des­de setem­bro, após um perío­do em que a ban­deira verde pata­mar 1, a mais bara­ta do sis­tema, prevale­ceu por vários meses do ano.

De acor­do com a agên­cia, o sis­tema de ban­deiras tar­ifárias é uma for­ma de tornar a cobrança com­ple­men­tar mais trans­par­ente aos con­sum­i­dores de ener­gia elétri­ca conec­ta­dos ao Sis­tema Interli­ga­do Nacional (SIN). Cri­a­do em 2015, ele indi­ca os cus­tos da ger­ação de ener­gia no Brasil e pos­si­bili­ta adap­tações no con­sumo para redução no val­or da con­ta de luz.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …