...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Economia / Conta de luz seguirá na bandeira vermelha 2 em setembro

Conta de luz seguirá na bandeira vermelha 2 em setembro

Repro­du­ção:  © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Bra­sil

Custo de 100 kilowatt-hora permanece em R$ 9,492


Publi­ca­do em 27/08/2021 — 21:54 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A Agên­cia Naci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el) deci­diu, nes­ta sex­ta-fei­ra (27), man­ter a ban­dei­ra ver­me­lha, pata­mar 2, para o mês de setem­bro. Com isso, o cus­to de cada 100 kilowatt-hora (kWh) con­su­mi­do con­ti­nua sen­do de R$9,492. Segun­do a agên­cia, o mês de agos­to, que está che­gan­do ao fim, man­te­ve o esta­do crí­ti­co dos reser­va­tó­ri­os das usi­nas hidre­lé­tri­cas do país. 

“Agos­to foi mais um mês de seve­ri­da­de para o regi­me hidro­ló­gi­co do Sis­te­ma Inter­li­ga­do Naci­o­nal (SIN). O regis­tro sobre as afluên­ci­as às prin­ci­pais baci­as hidro­grá­fi­cas con­ti­nu­ou entre os mais crí­ti­cos do his­tó­ri­co. A pers­pec­ti­va para setem­bro não deve se alte­rar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te, com os prin­ci­pais reser­va­tó­ri­os do SIN atin­gin­do níveis con­si­de­ra­vel­men­te bai­xos para essa épo­ca do ano”, infor­mou a Ane­el.

Em perío­dos de seca, e con­se­quen­te bai­xa nos níveis dos reser­va­tó­ri­os, é neces­sá­rio cap­tar ener­gia de outros tipos de usi­na, como as ter­me­lé­tri­cas. Esse tipo de usi­na gera ener­gia a par­tir de com­bus­tí­veis fós­seis, como die­sel e gás. Além de ser mais polu­en­te, é mais cara. Por isso, quan­do as ter­me­lé­tri­cas são aci­o­na­das, o cus­to da gera­ção de ener­gia aumen­ta e a ban­dei­ra tari­fá­ria muda.

Den­tre as dicas tra­zi­das pela Ane­el para redu­zir o valor da con­ta de luz, estão o uso raci­o­nal do chu­vei­ro elé­tri­co (banhos de até 5 minu­tos e em tem­pe­ra­tu­ra mor­na); do ar con­di­ci­o­na­do (man­ter os fil­tros lim­pos e redu­zir ao máxi­mo seu tem­po de uti­li­za­ção); da gela­dei­ra (só dei­xar a por­ta da gela­dei­ra aber­ta o tem­po que for neces­sá­rio, regu­lar a tem­pe­ra­tu­ra inter­na de acor­do com o manu­al de ins­tru­ções e nun­ca colo­car ali­men­tos quen­tes den­tro da gela­dei­ra); e do fer­ro de pas­sar (jun­tar rou­pas para pas­sar de uma só vez e come­çar por aque­las que exi­gem menor tem­pe­ra­tu­ra).

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

PF investiga supostas fraudes na área de saúde em Volta Redonda

Repro­du­ção: © Polí­cia Fede­ral Operação Vírus cumpre dez mandados em seis cidades do estado do …