...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Economia / Conta de luz seguirá na bandeira vermelha 2 em setembro

Conta de luz seguirá na bandeira vermelha 2 em setembro

Repro­dução:  © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Custo de 100 kilowatt-hora permanece em R$ 9,492


Pub­li­ca­do em 27/08/2021 — 21:54 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel) decid­iu, nes­ta sex­ta-feira (27), man­ter a ban­deira ver­mel­ha, pata­mar 2, para o mês de setem­bro. Com isso, o cus­to de cada 100 kilo­watt-hora (kWh) con­sum­i­do con­tin­ua sendo de R$9,492. Segun­do a agên­cia, o mês de agos­to, que está chegan­do ao fim, man­teve o esta­do críti­co dos reser­vatórios das usi­nas hidrelétri­c­as do país. 

“Agos­to foi mais um mês de sev­eri­dade para o regime hidrológi­co do Sis­tema Interli­ga­do Nacional (SIN). O reg­istro sobre as afluên­cias às prin­ci­pais bacias hidro­grá­fi­cas con­tin­u­ou entre os mais críti­cos do históri­co. A per­spec­ti­va para setem­bro não deve se alter­ar sig­ni­fica­ti­va­mente, com os prin­ci­pais reser­vatórios do SIN atingin­do níveis con­sid­er­av­el­mente baixos para essa época do ano”, infor­mou a Aneel.

Em perío­dos de seca, e con­se­quente baixa nos níveis dos reser­vatórios, é necessário cap­tar ener­gia de out­ros tipos de usi­na, como as ter­melétri­c­as. Esse tipo de usi­na gera ener­gia a par­tir de com­bustíveis fós­seis, como diesel e gás. Além de ser mais polu­ente, é mais cara. Por isso, quan­do as ter­melétri­c­as são acionadas, o cus­to da ger­ação de ener­gia aumen­ta e a ban­deira tar­ifária muda.

Den­tre as dicas trazi­das pela Aneel para reduzir o val­or da con­ta de luz, estão o uso racional do chu­veiro elétri­co (ban­hos de até 5 min­u­tos e em tem­per­atu­ra mor­na); do ar condi­ciona­do (man­ter os fil­tros limpos e reduzir ao máx­i­mo seu tem­po de uti­liza­ção); da geladeira (só deixar a por­ta da geladeira aber­ta o tem­po que for necessário, reg­u­lar a tem­per­atu­ra inter­na de acor­do com o man­u­al de instruções e nun­ca colo­car ali­men­tos quentes den­tro da geladeira); e do fer­ro de pas­sar (jun­tar roupas para pas­sar de uma só vez e começar por aque­las que exigem menor tem­per­atu­ra).

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cimi registra ataques a povos indígenas em três estados

Repro­dução: © Eloy Terena/Instagram Indigenistas dizem que são ações em contextos similares Publicado em 20/07/2024 …