...
domingo ,14 julho 2024
Home / Cultura / Conto de Machado de Assis vira ópera e faz estreia mundial no Rio

Conto de Machado de Assis vira ópera e faz estreia mundial no Rio

Repro­dução: © Nade­j­da Costa/ Divul­gação

A Cartomante poderá ser vista nesta quinta-feira


Pub­li­ca­do em 22/06/2023 — 08:00 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O con­to A Car­tomante, de Macha­do de Assis, virou ópera con­ce­bi­da pelo com­pos­i­tor brasileiro Eduar­do Frigat­ti, res­i­dente na Polô­nia, e fará sua estreia mundi­al nes­ta quin­ta-feira (22), às 19h, no Salão Leopol­do Miguez, da Esco­la de Músi­ca da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ) A entra­da é gra­tui­ta. Em segui­da, o públi­co assi­s­tirá O Ensaio de Ópera, do com­pos­i­tor alemão Albert Lortz­ing (1801–1851), tam­bém com entra­da fran­quea­da.

As réc­i­tas das duas óperas serão apre­sen­tadas, em sequên­cia, nos dias 23 (19h), 24 e 25 (às 17h), sendo que no sába­do e domin­go haverá trans­mis­são pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. As duas obras inte­gram a pro­gra­mação do Sis­tema Nacional de Orques­tras Soci­ais (Sinos), parce­ria da Fun­dação Nacional de Artes (Funarte) com a UFRJ. A ópera de Lortz­ing foi traduzi­da para o por­tuguês e pas­sará a inte­grar o Repertório Sinos, fican­do disponív­el para as orques­tras e com­pan­hias de ópera de todo o país.

Falan­do à Agên­cia Brasil, o mae­stro André Car­doso, pro­fes­sor de regên­cia e práti­ca de orques­tra da Esco­la de Músi­ca da UFRJ, infor­mou que Eduar­do Frigat­ti foi aluno da insti­tu­ição. A ópera que criou com base no con­to de Macha­do de Assis é resul­ta­do de con­cur­so real­iza­do em 2021 e 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera e Músi­ca de Con­cer­to.

“Eduar­do Frigat­ti foi um dos final­is­tas com A Car­tomante. Aí, nós decidi­mos estrear a ópera. Vai ser a primeira vez que ela será ouvi­da pelo públi­co”, ante­ci­pa.

Com coor­de­nação ger­al de Lenine San­tos, os espetácu­los apre­sen­tarão grande elen­co de can­tores da própria UFRJ e da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Esta­do do Rio de Janeiro (Unirio), além da Orques­tra Sin­fôni­ca da UFRJ, com regên­cia de Thi­a­go San­tos, Glau­co Fer­nan­des e André Car­doso.

A pro­dução é do pro­je­to de exten­são Ópera na UFRJ e do Sis­tema Sinos, que é parte do Pro­gra­ma Arte de Toda Gente, parce­ria tam­bém da Funarte com a UFRJ.

Outras praças

Além das réc­i­tas no Salão Leopol­do Miguez, na Esco­la de Músi­ca da UFRJ, os dois espetácu­los serão apre­sen­ta­dos no Auditório Hor­ta Bar­bosa, do Cen­tro de Tec­nolo­gia (CT) da UFRJ, na Ilha do Fundão, no dia 3 de jul­ho, às 13h, volta­dos para a comu­nidade uni­ver­sitária. As duas óperas serão mostradas tam­bém no Cine The­atro Cen­tral de Juiz de Fora (MG), no dia 26 de agos­to (19h), em parce­ria com a Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Juiz de Fora. Em todas as datas, a entra­da é fran­ca.

Extensão

Car­doso par­tic­i­pa tam­bém do pro­je­to de exten­são Ópera na UFRJ, que existe des­de 1994 e é uma espé­cie de con­sór­cio de várias unidades da uni­ver­si­dade. “Par­tic­i­pam alunos de belas artes, com cenografia e indu­men­tária; comu­ni­cação, com cur­so de direção teatral; e, even­tual­mente, o cur­so de dança, que fica na Esco­la de Edu­cação Físi­ca”, expli­cou o pro­fes­sor.

Acres­cen­tou que o pro­je­to tem caráter profis­sion­al­izante. “Os alunos par­tic­i­pam ati­va e efe­ti­va­mente da pro­dução da ópera, seja can­tan­do, tocan­do, regen­do”. A Car­tomante, por exem­p­lo, será regi­da por um ex-aluno de Car­doso, que é Thi­a­go San­tos, atu­al regente da Orques­tra Ale­gro, de Curiti­ba (PR).

“O pro­je­to envolve várias unidades e pro­fes­sores coor­de­nadores na pro­dução da nos­sa ópera anu­al”. A cada ano, pro­fes­sores e alunos se reúnem para escol­her a ópera que vai ser ence­na­da no ano seguinte. Faze­mos as audições com os alunos de can­to, damos iní­cio aos ensaios no começo do perío­do leti­vo e apre­sen­ta­mos sem­pre no fim do mês de jun­ho”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Polícia faz operação contra facções que atuam no RJ e AM

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil Agentes cumprem 26 mandados de prisão por venda ilícita de …