...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Economia / Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje

Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019
© Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia Bra­sil (Repro­du­ção)

Prazo de entrega começa em 1º de março e vai até 30 de abril


Publi­ca­do em 25/02/2021 — 06:00 Por Well­ton Máxi­mo — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A par­tir das 8h des­ta quin­ta-fei­ra (25), os con­tri­buin­tes podem bai­xar o pro­gra­ma de pre­en­chi­men­to e de entre­ga da decla­ra­ção do Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca 2021 (ano-base 2020). O pro­gra­ma para com­pu­ta­dor esta­rá dis­po­ní­vel na pági­na da Recei­ta Fede­ral na inter­net.

O pra­zo de entre­ga come­ça­rá na pró­xi­ma segun­da-fei­ra (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Nes­te ano, o Fis­co espe­ra rece­ber até 32.619.749 decla­ra­ções. No ano pas­sa­do, foram envi­a­das 31.980.146 decla­ra­ções.

Pelas esti­ma­ti­vas da Recei­ta Fede­ral, 60% das decla­ra­ções terão res­ti­tui­ção de impos­to, 21% não terão impos­to a pagar nem a res­ti­tuir e 19% terão impos­to a pagar.

Assim como no ano pas­sa­do, serão pagos cin­co lotes de res­ti­tui­ção. Os reem­bol­sos serão dis­tri­buí­dos nas seguin­tes datas: 31 de maio (pri­mei­ro lote), 30 de junho (segun­do lote), 30 de julho (ter­cei­ro lote), 31 de agos­to (quar­to lote) e 30 de setem­bro (quin­to lote).

Novidades

As regras para a entre­ga da decla­ra­ção do Impos­to de Ren­da foram divul­ga­das ontem (24) pela Recei­ta. Entre as prin­ci­pais novi­da­des, está a obri­ga­to­ri­e­da­de de decla­rar o auxí­lio emer­gen­ci­al para quem rece­beu mais de R$ 22.847,76 em outros ren­di­men­tos tri­bu­tá­veis e a cri­a­ção de três cam­pos na ficha “Bens e direi­tos”, para o con­tri­buin­te infor­mar crip­to­mo­e­das e outros ati­vos ele­trô­ni­cos.

Até esta sex­ta-fei­ra (26), as empre­sas, os ban­cos, as demais ins­ti­tui­ções finan­cei­ras e os pla­nos de saú­de estão obri­ga­dos a for­ne­cer os com­pro­van­tes de ren­di­men­tos. O con­tri­buin­te, no entan­to, pode adi­an­tar o tra­ba­lho e jun­tar docu­men­tos como con­tra­che­ques e reci­bos, no caso de ren­di­men­tos, e notas fis­cais, usa­das para com­pro­var dedu­ções.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio de Janeiro (RJ), 14/03/2024 – A mãe de Marielle Franco, Marinete Silva durante Ato por Justiça, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ato por Marielle vira marcha pelas vítimas da violência do Estado

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil “Quantos casos vão ficar invisíveis”, pergunta viúva de motorista Publicado …