...
quinta-feira ,18 abril 2024
Home / Esportes / Copa do Brasil: Palmeiras e Grêmio decidem último campeão de 2020

Copa do Brasil: Palmeiras e Grêmio decidem último campeão de 2020

50990514198_2f5dfeb32e_k

© Lucas Figueiredo/CBF (Repro­du­ção)

Verdão tem a vantagem do empate. Tricolor tem de ganhar por dois gols


Publi­ca­do em 07/03/2021 — 07:00 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da Tv Bra­sil e da Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

O últi­mo cam­peão da tem­po­ra­da 2020 será conhe­ci­do nes­te domin­go (7). A par­tir das 18h (horá­rio de Bra­sí­lia), Pal­mei­ras e Grê­mio fazem o segun­do jogo do con­fron­to deci­si­vo da Copa do Bra­sil no Alli­anz Par­que, em São Pau­lo. O due­lo será trans­mi­ti­do pela Rádio Naci­o­nal, com nar­ra­ção de André Mar­ques, comen­tá­ri­os de Wal­dir Luiz, repor­ta­gens de Mau­rí­cio Cos­ta e plan­tão espor­ti­vo de Luiz Fer­rei­ra.

Dono de três títu­los da Copa do Bra­sil, o Ver­dão tem a van­ta­gem do empa­te por ter ven­ci­do o jogo de ida, há uma sema­na, na Are­na gre­mis­ta, por 1 a 0, com gol do zaguei­ro Gus­ta­vo Gómez. O Tri­co­lor tem de ven­cer por dois ou mais gols de dife­ren­ça para che­gar, no tem­po nor­mal, à sex­ta taça da com­pe­ti­ção. Em caso de vitó­ria gaú­cha por um gol de sal­do, igua­lan­do o pla­car agre­ga­do, a deci­são será nos pênal­tis.

No Pal­mei­ras, o zaguei­ro Luan, expul­so na par­ti­da de ida por fal­ta dura come­ti­da no ata­can­te Die­go Sou­za, é o úni­co des­fal­que. O téc­ni­co Abel Fer­rei­ra, por sua vez, tem as vol­tas do volan­te Patrick de Pau­la, que se recu­pe­rou do novo coro­na­ví­rus (covid-19), e do zaguei­ro Ben­ja­min Kus­ce­vic, que tra­tou uma lesão no qua­dril. O chi­le­no dis­pu­ta o lugar dei­xa­do por Luan com Alan Empe­reur.

O pro­vá­vel Ver­dão nes­te domin­go terá: Wever­ton, Mar­cos Rocha, Gus­ta­vo Gómez, Alan Empe­reur (Ben­ja­min Kus­ce­vic) e Matías Viña; Feli­pe Melo, Zé Rafa­el e Rapha­el Vei­ga; Wes­ley, Rony e Luiz Adri­a­no.

Do lado gre­mis­ta, o téc­ni­co Rena­to Por­ta­lup­pi, que reno­vou con­tra­to na últi­ma sex­ta-fei­ra (5), não tem o zaguei­ro Pedro Gero­mel, con­tun­di­do. Na par­ti­da de ida, Pau­lo Miran­da foi o esco­lhi­do para jogar ao lado de Wal­ter Kan­ne­mann. Outras dúvi­das estão no gol (Pau­lo Vic­tor ou Van­der­lei), na late­ral direi­ta (Vic­tor Fer­raz ou Van­der­son), no meio-cam­po (Jean Pyer­re ou Lucas Sil­va) e no ata­que (Alis­son ou Fer­rei­ri­nha).

O Tri­co­lor deve atu­ar com: Pau­lo Vic­tor (Van­der­lei); Vic­tor Fer­raz (Van­der­son), Pau­lo Miran­da, Wal­ter Kan­ne­mann e Dio­go Bar­bo­sa; Mai­con, Matheus Hen­ri­que e Jean Pyer­re (Lucas Sil­va); Alis­son (Fer­rei­ri­nha), Pepê e Die­go Sou­za.

Campanhas

Tan­to Pal­mei­ras quan­to Grê­mio ini­ci­a­ram a Copa do Bra­sil dire­to nas oita­vas de final, por tam­bém esta­rem envol­vi­dos com a Liber­ta­do­res na tem­po­ra­da 2020. O Ver­dão pas­sou por Red Bull Bra­gan­ti­no (3 a 1 e 1 a 0), Cea­rá (3 a 0 e 2 a 2) e Amé­ri­ca-MG (1 a 1 e 2 a 0). Os gaú­chos dei­xa­ram para trás Juven­tu­de (1 a 0 e 1 a 0), Cui­a­bá (2 a 1 e 2 a 0) e São Pau­lo (1 a 0 e 0 a 0). Os prin­ci­pais arti­lhei­ros de ambos os times con­ta­bi­li­zam qua­tro gols até o momen­to: o meia Rapha­el Vei­ga, do lado alvi­ver­de, e Die­go Sou­za, do lado tri­co­lor.

Fluminense de olho

A final des­te domin­go inte­res­sa dire­ta­men­te ao Flu­mi­nen­se, que ter­mi­nou a edi­ção 2020 do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro em quin­to. O Tri­co­lor cari­o­ca tor­ce pelo títu­lo alvi­ver­de, que abre uma quin­ta vaga dire­ta, via Bra­si­lei­rão, à fase de gru­pos da pró­xi­ma Liber­ta­do­res, já que o Ver­dão é o atu­al cam­peão do tor­neio sul-ame­ri­ca­no. Caso dê Grê­mio, o clu­be das Laran­jei­ras terá que dis­pu­tar a fase pre­li­mi­nar da com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal.

Os gaú­chos, por sua vez, só se garan­tem na fase de gru­pos da Liber­ta­do­res em caso de títu­lo da Copa do Bra­sil. Como ter­mi­na­ram o Bra­si­lei­ro em sex­to, os gre­mis­tas dis­pu­ta­rão a fase pre­li­mi­nar se não levan­ta­rem a taça no Alli­anz Par­que.

Década de mata-matas

É a quar­ta vez na déca­da que Pal­mei­ras e Grê­mio se enfren­tam em con­fron­tos de mata-mata. Em 2012, na cam­pa­nha do segun­do títu­lo da Copa do Bra­sil, o Ver­dão eli­mi­nou o Tri­co­lor nas semi­fi­nais ao ven­cer por 2 a 0 em Por­to Ale­gre (no Olím­pi­co, anti­ga casa do time gaú­cho) e segu­rar o empa­te por 1 a 1, na Are­na Baru­e­ri. Os gre­mis­tas deram o tro­co em 2016, quan­do foram cam­peões pela últi­ma vez. Nas quar­tas de final, ganha­ram por 2 a 1 em casa e empa­ta­ram por 1 a 1 em São Pau­lo.

O emba­te mais recen­te foi pelas quar­tas de final da Liber­ta­do­res de 2019. O Pal­mei­ras ven­ceu na Are­na do Grê­mio por 1 a 0. No Paca­em­bu, na capi­tal pau­lis­ta, o Tri­co­lor ganhou por 2 a 1 e levou a vaga pelo cri­té­rio dos gols mar­ca­dos fora de casa.

Ape­sar do his­tó­ri­co recen­te em due­los eli­mi­na­tó­ri­os ser posi­ti­vo aos gaú­chos, o retros­pec­to do con­fron­to é favo­rá­vel aos pau­lis­tas. Em 100 par­ti­das, são 42 vitó­ri­as do Ver­dão con­tra 21 do Tri­co­lor e 37 empa­tes, com 142 gols alvi­ver­des e 104 gre­mis­tas.

Edi­ção: Mar­cio Paren­te

Você pode Gostar de:

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

Repro­du­ção: © Divulgação/Paris 2024/Direitos Reser­va­dos Atletas de ouro em provas individuais receberão R$ 250 mil …