...
domingo ,16 março 2025
Home / Meios de comunicação / Coração de Dom Pedro I é homenagem ao “Brasil que nos tornamos”

Coração de Dom Pedro I é homenagem ao “Brasil que nos tornamos”

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Itamaraty negociou vinda da relíquia no Bicentenário da Independência


Pub­li­ca­do em 26/08/2022 — 20:52 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Cri­a­do como Sec­re­taria de Negó­cios Estrangeiros, o Ita­ma­raty esteve pre­sente durante a con­sol­i­dação do Brasil como país inde­pen­dente, expli­cou hoje (26), em entre­vista ao pro­gra­ma A Voz do Brasil, o coor­de­nador do grupo de tra­bal­ho do Ita­ma­raty para o Bicen­tenário da Inde­pendên­cia, embaix­ador George Mon­teiro Pra­ta.

O Coordenador do Grupo de Trabalho do Bicentenário da Independência, Embaixador George Monteiro Prata, é o entrevistado no programa A Voz só Brasil.
Repro­dução: O Coor­de­nador do Grupo de Tra­bal­ho do Bicen­tenário da Inde­pendên­cia, Embaix­ador George Mon­teiro Pra­ta, é o entre­vis­ta­do no pro­gra­ma A Voz só Brasil. — Val­ter Campanato/Agência Brasil
“Quan­do con­quis­ta­mos nos­sa autono­mia, nos tor­namos um país com iden­ti­dade própria. Aci­ma de tudo, é um momen­to de cel­e­brar­mos a nos­sa brasil­i­dade. O 7 de Setem­bro é uma fes­ta de todos nós, brasileiros”, afir­mou o embaix­ador.

Pra­ta relem­brou que as primeiras mis­sões diplomáti­cas da recém cri­a­da sec­re­taria foram para esta­b­ele­cer o Brasil como Esta­do sober­a­no per­ante a comu­nidade inter­na­cional. Os Esta­dos Unidos foram o primeiro país a recon­hecer o Brasil como inde­pen­dente. O acor­do de recon­hec­i­men­to da inde­pendên­cia com Por­tu­gal, entre­tan­to, só viria alguns anos mais tarde, em 1825.

O coração de D.Pedro

De vol­ta a Por­tu­gal em 1832, D.Pedro esta­va em dis­pu­ta com D.Miguel, seu irmão, que havia usurpa­do o trono por­tuguês da fil­ha de D.Pedro, D.Maria. Na guer­ra que se seguiu, D.Pedro con­tou com o apoio deci­si­vo da Cidade do Por­to. Antes de mor­rer, o regente man­i­festou seu dese­jo de doar seu coração à cidade.

Preser­va­do em for­mal e con­ti­do em um elab­o­ra­do recip­i­ente, a relíquia está no Brasil em comem­o­ração ao Bicen­tenário da Inde­pendên­cia. Esta é a primeira vez que o coração de D.Pedro deixou Por­tu­gal. “Os por­tugue­ses têm muito ciúmes dessa relíquia. Sem­pre con­ta­mos com a boa von­tade das autori­dades por­tugue­sas. As nego­ci­ações foram com­plexas. Coube ao Ita­ma­raty encabeçar as nego­ci­ações”, expli­cou o embaix­ador.

“Eu vejo a vin­da do coração como uma opor­tu­nidade de hom­e­nagear­mos a figu­ra cen­tral do proces­so de inde­pendên­cia do Brasil. Foi Dom Pedro quem out­or­gou nos­sa primeira Con­sti­tu­ição. Com essa hom­e­nagem, cel­e­bramos tam­bém o país que nos tor­namos”, disse George Mon­teiro Pra­ta.

Assista à entrevista na íntegra:

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS

Agremiações se recuperam após enchentes devastadoras de 2024 Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …