...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Esportes / Corinthians e Ferroviária avançam e decidirão Brasileirão Feminino

Corinthians e Ferroviária avançam e decidirão Brasileirão Feminino

Repro­dução: © Repro­dução Twitter/Corinthians Fute­bol Fem­i­ni­no

Timão derrotou o Santos, e Gueirras Grenás eliminaram o São Paulo


Pub­li­ca­do em 02/09/2023 — 20:16 Por Igor San­tos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

A con­fir­mação da vaga na final veio de for­mas dis­tin­tas, mas Corinthi­ans e Fer­roviária super­aram seus adver­sários e farão a grande decisão do Campe­ona­to Brasileiro Fem­i­ni­no A1 de 2023. Neste sába­do (2), as Brabas voltaram a der­ro­tar o San­tos, des­ta vez por 2 a 0 e se garan­ti­ram na decisão pela séti­ma tem­po­ra­da con­sec­u­ti­va. Já a Fer­roviária viu o São Paulo des­faz­er a van­tagem que as Guer­reiras Grenás havi­am con­struí­do no primeiro jogo e levar a definição da vaga para as penal­i­dades depois de um tri­un­fo por 2 a 0 nos 90 min­u­tos. Na dis­pu­ta por pênaltis, a estrela da goleira Luciana bril­hou, dan­do a vitória à Fer­roviária por 3 a 1. Corinthi­ans e Fer­roviária reed­i­tarão a decisão do Brasileiro de 2019, ven­ci­do pela equipe de Araraquara nos pênaltis.

Os dois jogos da final ocor­rerão ao lon­go dos próx­i­mos sete dias. Na quin­ta (7), a Fer­roviária recebe o Corinthi­ans na Are­na Fonte Lumi­nosa. Três dias depois, a equipe do Timão será a man­dante no der­radeiro due­lo.

No con­fron­to da primeira fase, as Brabas — como é con­heci­do o time fem­i­ni­no do Corinthi­ans — golear­am  a Fer­roviária, fora de casa, por 4 a 1, em jogo da quar­ta roda­da.

Brabas vencem Sereias da Vila por 2 a 0

No Par­que São Jorge, o Corinthi­ans, coman­da­do por Arthur Elias — recém-nomea­do téc­ni­co da seleção brasileira fem­i­ni­na -  tin­ha larga van­tagem para o jogo de vol­ta con­tra o San­tos. Afi­nal, na ida, as Brabas, gan­haram por 3 a 0 na Vila Belmiro. Com taman­ha frente no placar, a equipe pode faz­er um jogo mais seguro e ter­mi­nou por con­fir­mar a clas­si­fi­cação com dois gols no segun­do tem­po.

Aos 16 min­u­tos, após inter­venção do VAR, a arbi­tragem mar­cou pênalti em toque de mão de Bia Menezes den­tro da área. Duda Sam­paio cobrou com cat­e­go­ria, deslo­can­do a goleira Cami­la Rodrigues para mar­car.

No fim do jogo, aos 43 min­u­tos, o Corinthi­ans rodou a bola pelo cam­po de ataque, até que Fer­nand­in­ha rece­beu cruza­men­to rasteiro e final­i­zou de primeira para fechar o placar: 2 a 0.

A equipe cor­in­tiana, maior campeã brasileira com qua­tro títu­los, séti­ma dis­putará a séti­ma decisão con­sec­u­ti­va.

Ferroviária sofre, mas passa pelo Tricolor

Em Araraquara, o cenário antes de a bola rolar era semel­hante ao da out­ra semi­fi­nal. A Fer­roviária fez 3 a 1, fora de casa, no jogo de ida e pare­cia ter grande van­tagem diante do São Paulo. No entan­to, o Tri­col­or pre­cisou de ape­nas 45 min­u­tos para traz­er muitas incertezas para o due­lo.

Em duas jogadas aéreas pela esquer­da, na reta final da primeira eta­pa, o São Paulo recu­per­ou ter­reno na elim­i­natória e foi para o inter­va­lo com um placar que lev­a­va a decisão da vaga para os pênaltis. Aos 36, Micael­ly levan­tou na área e Ariel, com­ple­ta­mente livre, final­i­zou de cabeça para abrir o placar. Seis min­u­tos depois, Micael­ly cobrou fal­ta pela esquer­da, a bola atrav­es­sou toda a área sem que ninguém desvi­asse e mor­reu no fun­do das redes de Luciana.

O segun­do tem­po foi ten­so, divi­di­do entre duas equipes que que­ri­am evi­tar os pênaltis mas tam­bém temi­am um gol fatal que as elim­i­nasse. A vaga ficou mes­mo para a decisão por pênaltis.

Neste momen­to, a goleira Luciana cresceu, enquan­to as bate­do­ras do Tri­col­or fal­haram. As três primeiras cobranças do São Paulo foram des­perdiçadas. Cacau parou na trave dire­i­ta, enquan­to Pardal e Ariel tiver­am seus chutes defen­di­dos por Luciana. A dis­pu­ta só durou um pouco mais porque Lari, pela Fer­roviária, tam­bém não con­ver­teu sua cobrança. Myle­na Car­i­o­ca, na quar­ta cobrança da Fer­roviária, mar­cou e fechou a decisão em 3 a 1.

A Fer­roviária chega à sua ter­ceira decisão. Até ago­ra tem 100% de aproveita­men­to, com duas finais e dois títu­los (o primeiro veio em 2014, na dis­pu­ta com o Kin­der­mann).

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dois jogos do Campeonato Baiano serão transmitidos pela TV Brasil

Partidas de futebol serão realizadas neste domingo EBC Pub­li­ca­do em 17/01/2025 — 11:52 Brasília Ver­são …