...
quinta-feira ,20 junho 2024
Home / Noticias do Mundo / Coronavírus chega aos confins da Terra ao atingir a Antártica

Coronavírus chega aos confins da Terra ao atingir a Antártica

antartida_arquivo_agencia_brasil
© Arquivo/Ana Nascimento/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Militares relatam 36 casos de infecção em estação de pesquisa chilena


Publicado em 23/12/2020 — 12:18 Por Natalia A. Ramos Miranda — Repórter da Reuters* — Santiago

Reuters

O novo coro­na­ví­rus che­gou à Antár­ti­ca, úni­co con­ti­nen­te até recen­te­men­te livre da covid-19, dis­se­ram nes­ta sema­na mili­ta­res chi­le­nos. Auto­ri­da­des de saú­de e do Exér­ci­to cor­re­ram para reti­rar e colo­car em qua­ren­te­na a equi­pe de uma esta­ção de pes­qui­sa remo­ta cer­ca­da pelo oce­a­no e ice­bergs.

As For­ças Arma­das chi­le­nas dis­se­ram que ao menos 36 pes­so­as foram infec­ta­das na Base Ber­nar­do O’Hig­gins, sen­do 26 fun­ci­o­ná­ri­os e 10 pres­ta­do­res de ser­vi­ço civis que rea­li­za­vam manu­ten­ção no local.

A esta­ção de pes­qui­sa de ocu­pa­ção per­ma­nen­te, que é ope­ra­da pelo Exér­ci­to do Chi­le, fica per­to da pon­ta de uma penín­su­la do extre­mo nor­te da Antár­ti­ca com vis­ta para uma baía reple­ta de ice­bergs.

O pes­so­al da base “já está devi­da­men­te iso­la­do e moni­to­ra­do cons­tan­te­men­te” pelas auto­ri­da­des de saú­de de Maga­lhães, na Patagô­nia chi­le­na, infor­mou o Exér­ci­to, acres­cen­tan­do que até ago­ra não hou­ve com­pli­ca­ções.

Esta­ções mili­ta­res e de pes­qui­sa da Antár­ti­ca, que estão entre as mais remo­tas do mun­do, fize­ram gran­des esfor­ços nos últi­mos meses para man­ter o vírus a dis­tân­cia, can­ce­lan­do o turis­mo, redu­zin­do ati­vi­da­des e equi­pes, e inter­di­tan­do ins­ta­la­ções.

Pes­qui­sa­do­res da Agên­cia Antár­ti­ca Bri­tâ­ni­ca esti­mam que cer­ca de mil pes­so­as de 38 esta­ções espa­lha­das pelo con­ti­nen­te gela­do atra­ves­sa­ram o inver­no do Hemis­fé­rio Sul sem inci­den­tes – mas um aumen­to de via­gens de e para a região na pri­ma­ve­ra e no iní­cio do verão inten­si­fi­ca­ram o ris­co de infec­ções.

*Repor­ta­gem adi­ci­o­nal de Ais­linn Laing e Reu­ters TV

Agên­cia Bra­sil / EBC


 

Você pode Gostar de:

Brasil repudia massacre de palestinos famintos: “situação intolerável”

Repro­du­ção: © Fotos REUTERS/Shadi  Taba­ti­bi Em nota, Itamaraty diz que ação não tem qualquer limite …