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Correios lançam campanha para atender vendas da Black Friday

Empresa amplia estruturas de apoio a pequenos clientes

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/11/2024 — 09:21
São Paulo
Cartões de loja são hoje a forma de financiamento que mais leva o consumidor para a inadimplência
Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Os Cor­reios anun­cia­ram, em São Paulo, a estraté­gia de uma cam­pan­ha para novem­bro, mês con­sid­er­a­do estratégi­co por con­ta da deman­da da Black Fri­day (dia 29 próx­i­mo). A empre­sa públi­ca espera aumen­to de 10% em relação ao vol­ume de 2023, com movi­men­tação em torno de R$ 8 bil­hões.

No lança­men­to da ini­cia­ti­va, nes­sa quin­ta-feira (31), com pre­sença de 200 par­ceiros, a maio­r­ia rep­re­sen­tan­do pequenos e médios empresários do comér­cio eletrôni­co, ficou claro que a cam­pan­ha mar­ca o perío­do de reforço para a maior movi­men­tação da com­pan­hia no ano, e con­tará com reforço nas políti­cas de relação com os clientes com­er­ci­ais, com estraté­gias voltadas para ade­quação a per­fis region­ais.

Hou­ve destaque tam­bém para as estraté­gias de três das grandes empre­sas par­ceiras da estatal: o grupo AliEx­press, chinês, e os nacionais Arezzo&Co e Mer­ca­do Livre. As empre­sas falaram com otimis­mo da data, com foco nas estraté­gias de mar­ket­ing e nas ven­das com par­ceiras.

A chi­ne­sa, por exem­p­lo, tem pre­visão de dobrar a movi­men­tação sem­anal média nas três sem­anas de maior deman­da em sua platafor­ma, com um pico esti­ma­do de 14 aviões car­gueiros, mod­e­lo 747, com capaci­dade de 100 toneladas de car­ga. Foi unân­ime a importân­cia dada às ven­das em aplica­tivos próprios, além da estraté­gia de dire­cionar as ofer­tas e cupons para ele­var o tem­po dos clientes nas platafor­mas e aplica­tivos.

Dinamismo

O seg­men­to empre­sar­i­al bus­ca soluções para voltar a crescer com dinamis­mo no país. Segun­do lev­an­ta­men­to da Fed­er­ação do Comér­cio de Bens, Serviços e Tur­is­mo do Esta­do de São Paulo, o setor de ven­das eletrôni­cas andou de lado em 2023, com alta de 0,2%, estando em um pata­mar de R$ 200 bilhões/ano des­de 2021, mas tem poten­cial de expan­são.

Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.
Repro­dução: Black Fri­day começa a movi­men­tar o comér­cio na maio­r­ia das cidades foto — Rove­na Rosa/Agência Brasil

O grande momen­to do setor foi durante a pan­demia, quan­do saiu de uma média de R$ 50 bil­hões em 2016 para o fat­u­ra­men­to atu­al qua­tro vezes maior. Esse mer­ca­do está con­cen­tra­do na região Sud­este, ten­do destaque em São Paulo, com metade das ven­das, e 32% das com­pras anu­ais no setor.

Paulo Pen­ha, dire­tor de oper­ações dos Cor­reios, tam­bém esti­mou aumen­to de efe­ti­vo da empre­sa para o perío­do em cer­ca de 10% dos fun­cionários ter­ce­i­riza­dos, tendên­cia que pode mudar nos próx­i­mos anos com o con­cur­so públi­co em anda­men­to na estatal, já com dois mil­hões de can­didatos inscritos. A empre­sa con­ta com 35% do seu efe­ti­vo de atendi­men­to ter­ce­i­riza­do em perío­dos nor­mais e tem ness­es dois últi­mos meses do ano os de maior deman­da.

“Da pop­u­lação que faz postagem conosco no bal­cão das nos­sas agên­cias — dis­tribuí­das nos 5.570 municí­pios brasileiros — até o grande cliente do vare­jo inter­na­cional, que está fazen­do ven­da no mar­ket­place, e do vare­jo domés­ti­co, que são os obje­tos que estão aqui nos sell­ers nacionais [lojas vir­tu­ais que ven­dem seus pro­du­tos em mar­ket­places ou shop­pings vir­tu­ais], [todos] são aten­di­dos por canais difer­entes, mas a logís­ti­ca de entre­ga, o pra­zo ofer­ta­do e o acom­pan­hamen­to dos obje­tos seguem o mes­mo padrão. Então, para a gente, cada pacote impor­ta e o pra­zo que é ofer­ta­do e o acom­pan­hamen­to dos obje­tos têm o mes­mo padrão”, expli­cou Pen­ha.

O poten­cial dos pequenos e médios empresários é con­sid­eráv­el para os Cor­reios. Segun­do Luiz Fer­nan­do Lavoy­er, da área de ven­das da empre­sa, essa função não é ape­nas estraté­gia com­er­cial, mas parte da própria mis­são, afi­nal aten­der aos pequenos vende­dores espal­ha­dos pelo país não é do inter­esse de out­ras empre­sas.

Segurança terá estratégias reforçadas

Prob­le­ma históri­co da logís­ti­ca do setor de comér­cio, a segu­rança segue reforça­da para esse perío­do de maior movi­men­tação.

Pen­ha desta­cou que a empre­sa tem diver­si­fi­ca­do as estraté­gias para garan­tir entre­ga, tan­to com o uso de escol­ta em áreas com históri­co de abor­da­gens hostis, quan­to pelo uso de tec­nolo­gias como geren­ci­adores de risco, acom­pan­hamen­to e mon­i­tora­men­to do final de per­cur­so dos entre­gadores, remo­ta­mente.

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