...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Saúde / Covid-19: 1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose atrasada

Covid-19: 1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose atrasada

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Queiroga orienta que não deixem de ir a um posto de vacinação


Pub­li­ca­do em 13/04/2021 — 11:59 Por Karine Melo — Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

Cer­ca de 1,5 mil­hão de brasileiros estão com a segun­da dose da vaci­na con­tra a covid-19 atrasa­da. O dado foi trazi­do nes­ta terça-feira (13) pelo min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, durante um café da man­hã com jor­nal­is­tas, em Brasília. Segun­do min­istro, a pas­ta vai divul­gar uma lista, por esta­do, de pes­soas que estão com a segun­da dose atrasa­da. 

A com­ple­men­tação do esque­ma vaci­nal, ressaltou, será feito com o apoio do Con­sel­ho Nacional de Secretários de Saúde. Aos que estão com a segun­da dose atrasa­da, o Min­istério da Saúde, ori­en­ta que não deix­em de ir a um pos­to de vaci­nação para com­ple­tar a imu­niza­ção.

Intervalos

Des­de que começou a vaci­nação da pop­u­lação con­tra a covid-19, duas vaci­nas são apli­cadas no Brasil: a da far­ma­cêu­ti­ca Coro­n­aVac, pro­duzi­da pelo Insti­tu­to Butan­tan, em São Paulo, e da far­ma­cêu­ti­ca AstraZeneca, em parce­ria com a Uni­ver­si­dade de Oxford, pro­duzi­da pela Fun­dação Oswal­do Cruz, Fiocruz. No caso da Coro­n­aVac, estu­dos apon­tam mel­hor efi­ciên­cia quan­do a segun­da dose é apli­ca­da num inter­va­lo de 21 a 28 dias. Já a vaci­na da AstraZeneca, deve ter a segun­da dose apli­ca­da em inter­va­lo maior, três meses.

Medida Provisória

Ain­da no café da man­hã com os jor­nal­is­tas, ao diz­er que o pro­gra­ma de vaci­nação é a pri­or­i­dade número um do min­istério, Queiroga adiantou que o gov­er­no deve pub­licar nos próx­i­mos dias uma medi­da pro­visória para cri­ar uma sec­re­taria especí­fi­ca para ações con­tra a covid-19. A atu­al coor­de­nado­ra do Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ção, da pas­ta, Fran­ciele Fran­ci­na­to dev­erá coman­dar a nova sec­re­taria.

Transporte

No encon­tro com os jor­nal­is­tas, o min­istro da Saúde cobrou dis­ci­plina e uso de más­caras pelos usuários de trans­porte públi­co como for­ma de evi­tar ain­da mais a dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus. Queiroga adiantou que haverá uma cam­pan­ha nacional para pre­venir a con­t­a­m­i­nação, em parce­ria com o Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al, mas lem­brou que cabe às prefeituras dis­ci­pli­nar regras para trens e ônibus. Segun­do o secretário-exec­u­ti­vo da pas­ta, Rodri­go Cruz, uma por­taria con­jun­ta com o Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al dev­erá ser apre­sen­ta­da na próx­i­ma quin­ta-feira (15).

Lockdown

Sobre um pos­sív­el lock­down nacional, o min­istro da Saúde descar­tou a hipótese e disse que “uma medi­da homogênea para o país inteiro não vai fun­cionar”. Ele acres­cen­tou que tomará medi­das “para evi­tar que o país chegue a cenários extremos”.

Vacinas

Sobre vaci­nas, Queiroga disse que falou ontem com o pres­i­dente do Insti­tu­to Butan­tan, Dimas Covas, e a pre­visão é man­ter o cal­endário de vaci­nação. “Quan­do a Fiocruz e o Insti­tu­to Butan­tan rece­berem mais matéria-pri­ma para fab­ri­carem vaci­nas, a situ­ação vai mel­ho­rar “, garan­tiu. O min­istro lem­brou que o gov­er­no brasileiro investiu R$ 150 mil­hões no con­sór­cio Cov­ax Facil­i­ty para rece­ber vaci­nas e admi­tiu que esper­a­va mais dos­es. “Temos bus­ca­do com o diál­o­go. Estou procu­ran­do diminuir a tem­per­atu­ra da fogueira para avançar”, disse.

Ao falar da aprovação de imu­nizantes e medica­men­tos que pos­sam aju­dar no trata­men­to do novo coro­n­avírus, Queiroga avaliou que a Anvisa tem feito o tra­bal­ho dela “de maneira apro­pri­a­da”. O min­istro garan­tiu que o min­istro da Econo­mia, Paulo Guedes, disse que não vai fal­tar din­heiro para a saúde.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Provas estão previstas para dia 25 de agosto Publicado em …